Jimmy e a Lotus 33 Conventry Climax 1.500cc-1965.
O Campeonato Mundial de Formula Um de 1965 havia terminado com o domínio absoluto do Escocês Voador e sua Lotus 33 Climax. Terminava era em que a F.Um usava motores de 1.500cc.
A Lotus 33, que pesava 460 kg, correu grande parte do campeonato com o motor Climax V8 de quatro válvulas por cilindro e que desenvolvia cerca de 212 hps à 9,700 rpm, com ele Clark venceu seis corridas das dez do campeonato. Após Monza, quando o motor foi modificado e teve sua potencia aumentada, Clark apesar das poles em Monza e México, não venceu mais.
México 1965, última corrida do campeonato e a vitória do incrível Richie Guinther e o Honda RA272.
Chega 1966 e a nova formula de três litros, e o já lendário Jack Brabham vem com o pulo do gato! Enquanto as equipes se debatiam por um motor, Black Jack aparece com seu novo Brabham BT19 com o motor Repco/Brabham, desenvolvido por ele e a Repco na Nova Zelandia.
Black Jack e a BT33 Repco, soberbo! Zandvoort - Black Jack crava a pole um segundo e seiscentos milésimos à frente de Hil com a BRM P261, mas quem o aperta na largada eée Claark com a 33 com o motor Climax de dois litros. #16 Jack Brabham, #9 Jim Cllark, #18 Denny Hulme Brabham BT20, #4 Mike Parkes, depois Hil e Gurney.
Opa! Isto é briga de "cachorro muito grande" prefiro nem comentar!
Nas duas primeiras corridas do ano, o novo BT19 sofre com a modernidade. Em Monte Carlo vence Stewart com a BRM P261 e Spa com a vitória de Jonh Surtees e a Ferrari 312/66, tendo Brabham chegado em quarto. A partir daí vence quatro seguidas, Reims, Brands Hacth, Zandvoort e Nurburgring. Ludovico Scarfiotti vence em Monza com a Ferrari, Clark em Warkins Glem com a Lotus 33 equipada com o pesadíssimo motor BRM H16, depois de correr quase o campeonato inteiro com o motor Climax de 2.000cc . E Big Jonh Surtees em Mexico City agora com Cooper, depois de sair da Ferrari, brigado com o Comendador...espera! Isto é história para o Caranguejo, eu apenas me atenho aos fatos!
Jack Brabham é tri Campeão do Mundo, com seu carro e o motor que desenvolveu ao lado da Repco.
A Jack. Jim, Richie, Graham, Jonh, Dan. Hulme...obrigado!
Rui Amaral Jr
Para mim, Jack Brabham era apenas um velhão.
ResponderExcluirRecentemente, vi a batida que ele deu na última volta em Mônaco / 1970, e a falta de gasolina na última volta em Brands Hatch / 1970, para concluir que ele merecia se aposentar com um tetra campeonato.
Grandes Histórias, Rui, obrigado.
Era um tremendo bota! Abração Walter.
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