Phil...
... os motores da
F.Um mudariam novamente, dos 2.500cc passariam à 1.500cc. A pequena Cooper com
seu motor Climax V8, traseiro entre eixos, havia dominado amplamente a
categoria nos anos 59 e 60, vencendo com Jack Brabham, Bruce McLaren, Stirling
Moss. Das dezessete corridas dessas duas temporadas não venceu em apenas três,
sendo que em 1960 apenas não venceu em Monza. Neste ano os três primeiros
lugares no Mundial de F.Um foram da Cooper,
quando o grande Black Jack Brabham arrasou, tendo como vice seu jovem
companheiro Bruce McLarem e em terceiro Moss.
Para este ano Il Drake
tinha uma carta na manga! A fabulosa 156 Shark Nose, uma jóia que seria tocada
por uma grande equipe com quatro carros, sendo que em Monza foram cinco.
Wolfgang Von Trips,
Phil Hill e Richie Ginther o trio principal, e se juntavam a eles em algumas
corridas Giancarlo Baghetti, Willy Maresse, Ricardo Rodriguez e Olivier
Gendebien, este último com a 156 amarela inscrita pela Equipe Nationale Belge.
A concorrência também
vinha forte, e ao contrário da Ferrari que apostava num chassi tubular, já
vinha com a tendência que perduraria por décadas, chassis em folhas de alumínio
duplas recheadas com anteparos – honey comb -, principalmente os ingleses com o
avanço que sua aviação de guerra havia conquistado nos anos anteriores. Principalmente
a Lotus, do mago Colin Chapman, no começo com a Lotus 18, depois 21, motor
Climax V8.
Monaco
Moss vence.
Ginther deu trabalho, largou ao lado de Moss, foi a melhor Ferrari da equipe.Quebrado na Gare, Big Jonh desce de seu carro.
Willy Mairesse, foto de outra corrida, no novo padrão de postagem não consegui retirar . Phil Hill freia no limite com Bruce embutido, mais atrás outro Hill, aquele que tempos depois seria Mister Mônaco!Von Trips e TriintignantClassificação final.
#20 Stirling Moss Lotus 18
#36 Richie Ginther Ferrari 156
#38 Phil Hill Ferrari 156
#40 Wolfgang von Trips Ferrari 156
#4 Dan Gurney Porsche 718
#26 Bruce McLaren Cooper Car Co T55
#42 Maurice Trintignant Scuderia Serenissima T51
Pole Moss 1`39"100/1000 volta mais rápida Moss e Ginther 1`36"300/1000
Zandvoort
Wolfgang von Trips
Classificação final.
#3 Wolfgang von Trips Ferrari 156
#1 Phil Hill Ferrari 156
#15 Jim Clark Lotus 21
#14 Stirling Moss Walker T53
#2 Richie Ginther Ferrari 156
#10 Jack Brabham Cooper Car Co T55
Pole Phil Hill 1`35"700/1000, von Trips com o mesmo tempo, volta mais rápida 1`35" 500/1000 Jim Clark, Lotus 21.
Spa Francorchamps
Gendebiem lidera as Rossas...
...com sua Rossa amarela.Classificação final.
#4 Phil Hill Ferrari 156
$2 Wolfgang von Trips Ferrari 156
#6 Richie Ginther Ferrari 156
#8 Olivier Gendebien Ferrari 156
#24 John Surtees Yeoman T53
#20 Dan Gurney Porsche 718
Pole Phil Hill 3`59"300/1000, volta mais rápida Ginther 3`59"800/1000
https://ruiamaraljr.blogspot.com/2012/03/spa-1961-ferrari-faz-barba-cabelo.html
Reims
Gurney chega colado em Baghetti.Baghetti perseguido por Bonnier e Gurney, ambos de Porrsche 718.Clark, Baghetti e Ines Ireland.
Classificação final.
#50 Giancarlo Baghetti Ferrari 156 - 2:14'17.500
#12 Dan Gurney Porsche 718 - 2:14'17.600
#8 Jim Clark Lotus 21
#6 Innes Ireland Lotus 21
#4 Bruce McLaren Cooper Car Co T55
#22 Graham Hill Arthur Owen P48/57
Pole Phil Hill 2´27"100/1000 e melhor volta 2`24"900/1000.
Baghetti estreava na F.Um.
Aintree
Phil, Bonnier, von Trips e Ginther largam com o mesmo tempo de classificação 1`58"800/1000!
Clasificação final
##4 Wolfgang von Trips Ferrari 156
#2 Phil Hill Ferrari 156
#6 Richie Ginther Ferrari 156
#12 Jack Brabham Cooper Car Co T55
#8 Jo Bonnier Porsche 718
#36 Roy Salvadori Yeoman T53
Pole Phil Hill 1`58""800//1000, volta mais rápida Tony Brooks BRM P48/57 1`57"800/1000
Nurburgring
Moss recebe a quadriculada na Lotus 18/21 da equipe Rob Walker.
Classificação final
#7 Stirling Moss Walker 18/21
#3 Wolfgang von Trips Ferrari 156
#4 Phil Hill Ferrari 156
#14 Jim Clark Lotus 21
#18 John Surtees Yeoman T53
#2 Bruce McLaren Cooper Car Co T55
Pole Phil Hill e melhor volta 8`55"200/10000, 8`57'800/1000.
Monza
Primeira volta, no Bankin, as quatro Rossas seguidas por Clark, que havia largado com o sétimo tempo.
Não reconheço o local, mas Clark vem à frente, #6 Ginther pendurado já vem com a traseira solta, seguem Phil, Ricardo Rodriguez e von Trips.
No final primeira volta, na intensa troca de posições que a rapidíssima Monza proporcionava, média 214 km/h, von Trips acidenta-se na disputa com Clark. Von Trips morre na hora e seu carro atinge espectadores que estavam na cerca ao lado da pista matando quinze deles, a corrida não foi interrompida, algo inimaginável nos dias atuais!
Von Trips liderava o campeonato com 33 pontos contra 29 de seu companheiro Phil Hill.
Classificação final
#2 Phil Hill Ferrari 156
#46 Dan Gurney Porsche 787
#12 Bruce McLaren Cooper Car Co T55
#60 Jackie Lewis Yeoman T53 16
#26 Tony Brooks Arthur Owen P48/57
#40 Roy Salvadori Yeoman T53
Pole Wolfgang von Trips 2`46"300/1000, melhor volta Giancarlo Baghetti 2`48" 400/1000, na segunda volta da corrida.
Phil Hill é campeão com 34 pontos contra 33 de von Trips.
Watkins Gleen
A Ferrari não vai aos EUA, luto e uma disputa da FIA com os organizadores são as razões.
Enfim a Equipe Lotus vence sua primeira corrida, coisa que se tornaria corriqueiras nas próximas duas décadas.
Classificação final
#15 Innes Ireland Lotus 21
#12 Dan Gurney Porsche 718
#5 Tony Brooks Arthur Owen P48/57
#2 Bruce McLaren Cooper Car Co T55
#4 Graham Hill Arthur Owen P48/57
#11 Jo Bonnier Porsche 718
Pole ??, melhor volta Jack Brabham 1´18" 200/100 Cooper T55.
Campeonato
Phil Hill 34
Wolfgang von Trips 33
Stirling Moss 21
Dan Gurney 21
Richie Ginther 16
Innes Ireland 12
Jim Clark 11
Bruce McLaren 11
Giancarlo Baghetti 9
Rui Amaral Jr
--------------------------------------------------------
Que bela pesquisa! Trabalho de indiana jones para resgatar esses tesouros.
ResponderExcluirEu, que sou de 1961, me diverti mais ainda, valeu, Rui!
Obrigado Walter, o post nasceu de uma provocação do Caranguejo, me mostrou uma foto de Moss na 18 e perguntou se conhecia!
ExcluirEstá muito difícil postar na nova plataforma do Blogger, mas consegui.
Um abração.