Nesta foto, provavelmente de 1970, vemos os Firestone da Lotus 72 de Rindt com os desenhos suaves em sua banda de rodagem.
1969 - Hill vence pela quinta vez em Monaco. Notem as ranhuras nos pneus.
Siffert na mesma corrida, também numa Lotus 49B
1970- Monza- No trágico final de semana, Hill vem com sua Lotus 72B.
1971 Kyalami - Andretti com a Ferrari 312B vence aquela que foi a derradeira corrida sem os slicks. Aqui cabe uma nota, no final da década de noventa do século passado, mais de vinte e cinco anos após esta foto, os cartolas da FIA-Fisa resolveram banir os slicks da F.Um. Foram algumas temporadas até que a cartolagem voltasse à razão!
1971 Kyalami - Hulme e a McLaren M19A
1971 Kyalami - Amon e a Matra MS120B
1971 Montjuic...Até
então os pneus da Formula Um apresentavam em sua banda de rodagem algum
desenho, ranhuras, algo que de longe os assemelherava com os carros de rua.
Rodas e pneus vinham aumentando consideravelmente sua largura, apesar da
maioria usar o aro de 13 polegadas.
1971 Montjuic - Stewart e a Tyrrel 001 vencem usando os slics.
1971 Montjuic - Cevert
1971 Monaco - Ronnie é segundo com a March 711...os slics tinham vindo para ficar!
1971 Monaco, a Ferrari 312B2 de Ickx.
Na temporada apenas
Firestone e GoodYear iriam fornecer pneus para categoria, e talvez baseadas em
suas experiências nos EUA com os carros de arrancada, os dragsters, foi neste
segundo GP da temporada que elas apresentaram o pneu que mudou todo
conceito das corridas, na Formula Um e no resto do automobilismo mundial, os
slicks.
Já contei aqui da
experiência que tive ao usar eles pela primeira vez. Tudo mudou, a aproximação
das curvas, o contorno e a saída. A primeira vez que os usei foi em Interlagos,
e ao chegar na curva Três ao final do Retão e frear, notei que poderia fazê-lo
muitos metros depois, tal era a pegada, ou o grip, deles.
Mudou a Formula Um e
mudou o mundo do automobilismo.
Lotus 72D
1972 Interlagos - A equipe Autozoom de meu amigo Italo Adami usou os Slicks nos carros de meus saudosos amigos Guaraná e Teleco.
Rui Amaral Jr
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.
Rui Amaral Jr