Anisio, Chico, Luiz, Lian e Hill...
Olhando através dos tempos passados, ANISIO CAMPOS foi um MARCO no
nosso Automobilismo, tanto no de competição como no industrial, como assim
foram MANUEL de TEFFE, este colocando o BRASIL no cenário internacional,
promovendo o Circuito da Gávea, onde pilotos e autos estrangeiros por cá se apresentaram. CLAUDIO DANIEL
RODRIGUES que foi quem colocou o KART no nosso mapa, de onde surgiu uma geração
inteira de fantásticos pilotos brasileiros como CARLOS PACE, irmãos FITTIPALDI,
CAROL FIGUEIREDO,,NELSON PIQUET , AIRTON SENNA , não podendo deixar de
mencionar GUGA RIBAS que foi Campeão Mundial dessa modalidade ........, ainda
temos que anotar TONI BIANCO que vários autos fez à mão como os Fórmula
JUNIORS LANDI // BIANCO , o BINO MK I e tantos outros e finalmente chegamos a
ANISIO CAMPOS um mestre no seu design e
em várias áreas .....!!!!!
Tive a sorte de o
ver a desenvolver as linhas dos PUMA DKW, do CARCARÁ, do FÓRMULA V 1.2cc, do AC 1.9cc protótipo, sendo este o primeiro auto a
ter um aerofólio regulável eletricamente ......!!!! Todos seus desenhos tinham
a sua personalidade, eram de vanguarda, liberto
de fronteiras e que até hoje poder-se-iam apresentar em qualquer salão
de automobilismo mundial como seus NICK e MINI DACON em que com este visionava
uma futura economia de combustível e de
espaço ......., como vêem , uma mente à frente de seu tempo .......!!!!!
Chico pilotando o Formula AC Vê, criação de Anisio.
Chico testando o protótipo AC.
...e Chico largando entre a Alfa P33 de Carlos Pace e a Lola T70 de Marcelo de Paoli com o AC 1.900cc, motor preparado por Roger Rezni!
Piloto veloz o
suficiente para ser """" piloto de fábrica
"""" das famosas Equipes VEMAG e SIMCA, um privilégio para
não muitos à época, mas acho que o entre pilotar e desenhar sua balança pendia
mais para este .....!!!!!
Equipe VEMAG, Marinho, Eduardo Schuracchio, Jorge Lettry, Chico, Dal Pont e Anisio.
É bom lembrar que
era uma época sem computadores, túneis de vento, por cá inacessíveis ((( tentou-se no caso do CARCARÁ mas não foi
possível e fez falta ....!!!! ))) então só
tinha o papel, mesa de desenho, réguas navais, lapiseira e cabeça ,
muita cabeça ......!!!!!
Carcará
Se aventurava em
desenhos internos de residências e até de layout de prédios, como a idéia do prédio DACON ser redondo e de vidro ......!!!!!
Chefe da Equipe
HOLLYOOD, juntamente com LUIZ P. BUENO, equipe está que foi uma referência no
após as Equipes de Fábrica dos anos 60, atuando nas várias modalidades do nosso
automobilismo de competição, como protótipos PORSCHE 908, 910, BERTA V8, LOLA,
Fórmulas FORD, SUPER Vs e KART em que vários autos desses tiveram um redesenho
de ANISIO BARBOSA de CAMPOS ........!!!!!!
Sempre sorrindo...
Que DEUS o receba de braços
abertos em SUA NOVA JORNADA
Abraço Chico Lameirão
Muito linda sua matéria..
ResponderExcluirMuito obrigado!
ExcluirAdorei ler sua matéria sobre Anísio !!!
ExcluirObrigado Ana!
ExcluirBem lembrado Rui.
ResponderExcluirObrigado Zé, um abraço.
ExcluirCaramba, que epitáfio!
ResponderExcluirCoisa séria e uma bela homenagem: a vida de Anísio Campos, contada através de sua obra automobilística, com a energia da inovação genial.
Esse registro do Histórias é uma lápide virtual bonita, para um gênio da criação.
Me chama atenção que o Carcará prenuncia os protótipos atuais. Desde sempre, os carros de rodas cobertas procuravam envolver os quatro pneus na carenagem, fazendo bicos elevados; o Carcará, como os Toyota, cobre as rodas, mas mantém o perfil do corpo bem baixo, mesmo nas rodas traseiras (https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Ff1mania.lance.com.br%2Foutros%2Fwec%2Ftoyota-domina-as-24-horas-de-le-mans-alonso-vence-em-sua-estreia%2F&psig=AOvVaw3JQC8K4_7FHGYTWi12FMNd&ust=1569668338728000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCLCS46_s8OQCFQAAAAAdAAAAABAE).
Obrigado ao Histórias, ao Lameirão e saudações para a família desse grande brasileiro, Anísio Campos.
Obrigado Walter, muitas das fotos que tenho do Anisio ficaram de fora, assim como muitas de suas obras, foi um texto do Chico feito com o coração, nós dois te agradecemos, um abraço.
ResponderExcluirCaro Rui, estou à procura da sua família e me deparo com este excelente texto!
ResponderExcluirSou jornalista interessada em contar a história das cestas de Natal no Brasil, neste momento em que muitas empresas estão deixando de oferecer cestas ou diminuindo o tamanho delas, às vezes em quantidade de produtos. Gostaria muito que essa reportagem relembre a febre das cestas Amaral, com os carnês, os prêmios, as casas e discos. Você estaria interessado em conversar a respeito? Poderia me passar um telefone para contato? O meu email é mariana.romao@tvglobo.com.br
Muito obrigada!!!!!!
Bom dia Mariana, vou enviar um e-mail à vc, tenho no Facebook um perfil das Cestas de Natal Amaral, conversamos...
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir