GP da Itália 1971 Monza - Chegada #18 Peter Gethin BRM P160 1:18'12.600, 2º #25
Ronnie Peterson March 711 1:18'12.610,
3º #2 François Cévert Tyrrell 002 1:18'12.690, 4º #9 Mike Hailwood Team Surtees TS9 1:18'12.780, 5º
#19 Howden Ganley BRM P160 1:18'13.210...do primeiro ao quinto 610 centésimos de segundo!
Rindt-Lotus 72 e 48 Cosworth Campeão 1970
Stewart-Tyrrel 001 Cosworth Campeão 1971
Emerson-Lotus 72-Campeão 1972
Stewart-Tyrrel 003 Cosworth Campeão 1973
Emerson-McLaren M23 Cosworth Campeão 1974
Lauda-Ferrari 312T Motor Ferrari 12 flat-Campeão 1975
Hunt-McLaren M23 Cosworth Campeão 1976
Lauda-Ferrari 312 T2 Campeão 1977-Motor Ferrari 12 flat
Andretti-Lotus 79 Cosworth Campeão 1978
Jody-Ferrari 312T4 Campeão 1979-Motor Ferrari 12 flat
Amon-Matra MS120D-Motor Matra V12 o mais belo urro da F.Um
Hunt-Hesketh 308 Cosworth a criação de Harvey Postlethwaite para Lord Hesketh talvez o maior exemplo da década, feito na garagem do castelo do Lord revelou o Campeão de 1976 para F.Um. Obteve uma vitória em Zanvoorth 1975.
Beltoise-BRM P160B motor BRM V12
Lauda-March Cosworth 721X
Outro dia um amigo em uma dos grupos do Facebook postou uma foto da chegada de Monza 1971 dizendo sentir saudades daquela época...
50, 60, 70,80 foram décadas de diversidade, muitos campeões com diversos carros, tá certo que Fangio dominou os anos 50 com cinco títulos mas com quatro carros diferentes. Voltando aos 70, foi uma década magnifica, uma garagem, um engenheiro, alguns mecânicos, freios comprados no mercado, cambio Hewland, motor Cosworth...a grana equivalente à mais ou menos dois Porsche 911 e eis que tínhamos um Formula Um!
Rui Amaral Jr
Rui Amaral Jr
Sem palavras: aquilo era incrível!
ResponderExcluirAs pessoas não se dão conta de que a Lotus sempre teve mais vitórias do que a Ferrari.
Chapman só não 'cometeu' a genialidade de vender sua fábrica para uma grande montadora; se tivesse feito isso, ele seria a lenda e não o comendatores.
Equipes como Tyrrell, McLaren e March eram competidores comuns, em igualdade de condições, no limite da experimentação.
Que privilégio: eu assisti a tudo isso!
Valeu, Rui!
Abração Walter.
ExcluirIncrível como os carros eram lindos!
ResponderExcluirAbração ALICA-MESTRE
Eu sei que já chegou o 'post' dos anos 90, mas quero falar um pouco mais dos anos '70, com sua licença, Rui.
ResponderExcluirSó no ano de 1972, a March teve pelos menos três 'formatos' diferentes, sem falar no Eifland e nos carros da Williams (que eram March e viraram Politoys).
Lembro em 1979, quando a McLaren teve dois carros na temporada (o primeiro, horrível, o segundo sofrível).
E por aí vai: tudo diferente, tudo experimental, com experimentos na pista.
Nem tudo era lindo, havia muita feiura, mas tudo era atrativo, grids cheios, arquibancadas (e barrancos ao lado da pista) lotadas.
Se tivesse que reassistir a uma década específica de corridas de F1, certamente seriam os anos 70: de Rindt (1970) a Andretti (1979), diversos campeões, grandes feras, pelotão intermediário de primeira linha.
Só tenho um ponto contra os anos '70: nenhum dos 'top 5' da F1 foi campeão ou correu nestes anos (para mim, Fangio, Senna, Clark, Prost e algum outro).
Sim Walter, foram anos lindos!
ResponderExcluirPara mim também no Top Cinco sempre falta um nome... obviamente excluindo o maior de todos;Tazio.
Fechou com Tazio. Também ele não estava lá, nos anos '70...
ResponderExcluirAbraços e Feliz 2019!