Foto: ALFREDO MASLOSKI - SUPER V em GOIÂNIA , na entrada do miolo , temos : NELSON PIQUET de POLAR , eu de POLAR , TITE CATAPANI de SUPER NOVA AVALLONE , JULIO CAIO de HEVE , CHATEUBRIAN de ASTRO KAIMAN e MAURÍCIO CHULAN de POLAR ....
........... , Então amigo RUI , qualquer resposta a WALTER tem que ser dada com cuidado pois ele é
um exímio historiador e deve ter uma
vasta cultura ......., como você vê,
todo o cuidado é pouco ......!!!!!
Redigindo uma redação (((( não sei se hoje ainda tem esse item nas
escolas )))) sobre a fantástica foto da SUPER V em GOIÂNIA , na entrada do
miolo , temos : NELSON PIQUET de POLAR , eu de POLAR , TITE CATAPANI de SUPER
NOVA AVALLONE , JULIO CAIO de HEVE , CHATEUBRIAN de ASTRO KAIMAN e MAURÍCIO
CHULAN de POLAR ......., e estamos nesse momento realizando a última bateria das três
existentes. Na primeira bateria, CHULAN chegou em primeiro com o NELSON segundando-o e eu em terceiro a 08 segundos
do CHULAN .
Na
segunda bateria, estávamos já com os motores em alta para a largada e quando
esta foi dada caiu o maior """" toro
""""......!!!!! , todos nós de SLICK, amortecedores
regulados para seco e """" fomos que fomos
""""......, quando fechei a primeira volta, eu já tinha uma
vantagem de 09 segundos para o segundo colocado, então, já estava ponteando a
corrida com uma vantagem de 01 segundo e fui abrindo de maneira paulatina e
firme ........, sendo que ao que me lembre a bandeirada da chagada foi dada no
meio da bateria, pois na grande reta os autos já estavam a demonstrar um
""" aquaplaining """", por tanto , ao
receber a bandeirada, eu tinha a meu credito , 45 /// 47 segundos de vantagem
.........., dai para a redação da foto ,
foi só administrar a corrida, da qual a venci ......!!!!!!
Houve,
nessa demonstração, uma parte técnica importante: os chassis POLAR nasciam com
um ENTRE EIXOS de 2150 mm e como 'a época usávamos um pneu GOOD YEAR G40, com
uma excelente aderência, resolvi diminuir o ENTRE EIXOS para 2090 mm ........,
nesta modificação há um
"""" mito """ de que o ENTRE EIXOS curto,
principalmente na chuva, é uma """ faca """"
, o que demonstrei ser isso uma falácia, mas a explico : com um longo entre
eixos , os pneus da frente """" abrem um sulco
"""" para os traseiros somente a uma velocidade bem maior
do que em um entre eixos curto ........., e na chuva , muitas vezes é
impossível de chegar a essa velocidade , então , quando os outros ainda
estavam """"
temperando """"em seus aceleradores , eu já estava usando
uma % bem maior ......., dai fui abrindo
regularmente ......!!!!!
Não
que eu fosse melhor do que ninguém, mas chamo a isso """"
hora de vôo """"" , tão e apenas .......!!!!!!
WALTER, comenta também da época que o marketing se chamava
"""" propaganda """" e do título de
"""" G P """"......., interessante que
grandes firmas colocavam prêmios em dinheiro a quem primeiro atravessa- se o ATLÂNTICO de avião e depois de bater
esse recorde estabelecido , e talvez essa foi uma grande
"""" mola """" para o desenvolvimento
aeronáutico ou de velocidade em terra e depois na água , está no meu julgo a
mais perigosa das três ....
Por água tivemos o feito de dois pilotos portugueses, GAGO
COUTINHO e SACADURA CABRAL que fizeram a primeira travessia de PORTUGAL ao BRASIL em um monomotor ........, quem for
ao museu da marinha portuguesa em LISBOA o verá
......, acho que ao chegar aqui ganharam alguns terrenos em que ao que
sei um deles fica na rua GROENLADIA com a Av. EUROPA ......!!!!!
A
conclusão a que se chega, é que tem que
haver competição , não tem outro jeito ....., um dos motivos que em absoluto
não concordo com as MONOMARCAS , servem estas somente para se ver qual pintura
dos autos 'é a mais bonita ......., muito pouco , convenhamos .
Demonstra-se a competição, até nessa bela foto de ALFREDO MASLOSKI da
SUPER V em GOIÂNIA, onde estão quatro marcas de autos disputando a frente
......!!!!! Melhor exemplo não tem......
Abraço amigo, CHICO LAMEIRÃO
Fantastico!!
ResponderExcluirObrigado!!!!
ExcluirVivendo e aprendendo... Na chuva, na cidade ou na estrada, eu presto atenção ao rastro do carro da frente: se há rastro, não tem tanta água; se não há rastro, é porque chove muito e a drenagem não dá conta, portanto tem risco de 'acquaplanning'.
ResponderExcluirNunca tinha pensado o óbvio: os pneus da frente 'abrem caminho' para os pneus de trás, de modo que os pneus traseiros sempre pegam menos água pela frente. E se o entre eixos for mais curto, pegam menos água.
Mas, como fã, sempre achei que a vitória, contada nesse 'post' pelo Lameirão, foi no braço, com a ajuda, claro, das "horas de vôo" que ele mesmo menciona.