quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

O HOMEM QUE ODIAVA ENZO

Emilio Villoresi era o irmão mais novo de Luigi Villoresi. Compartilhava com Gigi o gosto pela velocidade e juntos participaram das Mille Miglia ou mesmo do Rally de Montecarlo, mas desenvolveram carreiras separadas. Enquanto Luigi optava pela Maserati, Mimi escolhia a equipe Alfa-Romeo, à época comandada por Enzo Ferrari. De futuro promissor, Emilio exibiu sempre habilidade comparável a de Luigi, mas seu destino era diferente.





Emilio e Luigi na Fiat 1500 no Raly de Monte Carlo 1937.
Mille Miglia 1933 - Gigi e Emilio foram  33ºs com a Fiat 508S Balilla.

Em junho de 1939, foi escalado para uma demonstração para jornalistas em Monza, a bordo da Alfetta 158. A famosa culinária italiana, o vinho... Após o almoço, Emilio foi para a pista, mas perdeu o controle e bateu forte em uma árvore. Devido aos ferimentos faleceu no dia seguinte. Luigi ficou arrasado e quando inquiriu Enzo, ele lhe disse que Emilio comera e bebera demais e sofrera uma congestão ao volante. Gigi desde então, passou a desprezar Enzo,mais ainda quando Consalvo Sanesi, outro piloto da Alfa-Romeo, contou-lhe que na verdade o equipamento é que falhara. Uma quebra no sistema de direção (já ouvimos falar em problemas na suspensão) provocara o acidente. "Como homem, Enzo não era bom", disse Luigi certa vez. Porém o mundo dá voltas. 

Gigi e Ciccio Ascari.
GP da França 1951 Reims - Gigi chega no quinto lugar com a Ferrari 375.
Gigi, Enzo e Ciccio!

Na década de quarenta, Villoresi foi até o homem de quem não gostava e com ele acertou a sua própria contratação e a de um jovem talento de quem era mentor: Alberto Ascari. E assim formou-se uma das primeiras duplas da Ferrari S.E.F.A.C. que produziria grandes resultados, até Ascari ir embora... papo para outro dia.                    

 CARANGUEJO

Gigi e a Maserati...ele sobreviveu!

8 comentários:

  1. Tem uma entrevista, na internet, em que um jornalista do La Nazzione conta que recebeu una 'telefonata' do Enzo Ferrari, após o abandono do Gp do Japão de 1976. Ali, Lauda perdeu o campeonato para Hunt, por W.O.
    O Comendatore pergunta, muito bravo: "Quer dizer que a gente perdeu o campeonato porque chovia?"
    Quer dizer o seguinte: para ele tanto faziam os pilotos, os mecânicos ou quem quer que fosse.
    A Ferrari também nunca foi amiga das regras e isso se revela um pouco no filme "Rush" (ou nas entrevistas do Allistair Caldwell, no youtube).
    Gostei de saber que Giggi Vilorese não apreciava Enzo Ferrari. Eu também não aprecio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Vecchio Mafioso era gente fina Walter!!!!rsrsrsrsr
      O Zullino diz que não, mas eu digo sempre quando ele soltava um traque mais forte a Itália tremia, ao menos dirigentes esportivos, politicos e outros!!!!

      Um abração Walter

      Excluir
  2. Tem uma descrição sobre o que era Ferrari: https://www.youtube.com/watch?v=YEKI6FSKDRk.
    Veja o minuto 48, falando sobre gasolina em Monza/1976.
    É claro que o Alistair Caldwell exagera, mas a História é essa mesmo: Ferrari fazendo coisas que não enobrecem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simplesmente mandam de desmandam...imagina outro piloto que não o Tião da Ferrari quando bateu em Lewis?

      Excluir
  3. tem razão: quando ele soltava um traque a Italia tremia.

    ResponderExcluir
  4. Enzo Ferrari nunca foi gente boa... senão, a Ferrari não seria quem é. Atrevo-me a dizer, que Lauda (que também não é lá essas coisas) foi o único a enfrentar Ferrari (o Enzo) e vencê-lo... não só pela decisão de abandonar um campeonato, mas sentado frente a frente em uma mesa do "Cavallino"...

    ResponderExcluir
  5. Enzo tinha uma visão muito além para época...Ele sabia quem era quem também. O sucesso da marca não foi por acaso!

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr