quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

O HOMEM QUE ODIAVA ENZO

Emilio Villoresi era o irmão mais novo de Luigi Villoresi. Compartilhava com Gigi o gosto pela velocidade e juntos participaram das Mille Miglia ou mesmo do Rally de Montecarlo, mas desenvolveram carreiras separadas. Enquanto Luigi optava pela Maserati, Mimi escolhia a equipe Alfa-Romeo, à época comandada por Enzo Ferrari. De futuro promissor, Emilio exibiu sempre habilidade comparável a de Luigi, mas seu destino era diferente.





Emilio e Luigi na Fiat 1500 no Raly de Monte Carlo 1937.
Mille Miglia 1933 - Gigi e Emilio foram  33ºs com a Fiat 508S Balilla.

Em junho de 1939, foi escalado para uma demonstração para jornalistas em Monza, a bordo da Alfetta 158. A famosa culinária italiana, o vinho... Após o almoço, Emilio foi para a pista, mas perdeu o controle e bateu forte em uma árvore. Devido aos ferimentos faleceu no dia seguinte. Luigi ficou arrasado e quando inquiriu Enzo, ele lhe disse que Emilio comera e bebera demais e sofrera uma congestão ao volante. Gigi desde então, passou a desprezar Enzo,mais ainda quando Consalvo Sanesi, outro piloto da Alfa-Romeo, contou-lhe que na verdade o equipamento é que falhara. Uma quebra no sistema de direção (já ouvimos falar em problemas na suspensão) provocara o acidente. "Como homem, Enzo não era bom", disse Luigi certa vez. Porém o mundo dá voltas. 

Gigi e Ciccio Ascari.
GP da França 1951 Reims - Gigi chega no quinto lugar com a Ferrari 375.
Gigi, Enzo e Ciccio!

Na década de quarenta, Villoresi foi até o homem de quem não gostava e com ele acertou a sua própria contratação e a de um jovem talento de quem era mentor: Alberto Ascari. E assim formou-se uma das primeiras duplas da Ferrari S.E.F.A.C. que produziria grandes resultados, até Ascari ir embora... papo para outro dia.                    

 CARANGUEJO

Gigi e a Maserati...ele sobreviveu!

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

GP DOS EUA 1979 - Watkins Glen

 Nelson a BT49 e o capacete branco!

1979 os campeonatos da Formula Um estavam decididos quando chegaram à Watkins Glen a derradeira corrida, Jody com a Ferrari 312 T4 já era o Campeão do Mundo e a Ferrari Campeã dos Construtores depois de vencer seis vezes na temporada três com Jody e após W.Glen três com Gilles. Mas um carro já vinha despontando para para 1980, era a equipe de Frank Willians  com um patrocínio forte, um bom carro e um piloto raçudo que neste ano havia vencido quatro vezes...a dupla imbatível; Alan Jones e a FW07, com a qual o grande Clay Regazzoni havia vencido a primeira corrida para a Willians no GP da Inglaterra em Silverstone.  
Depois da vitória de Clay o que se viu foi só a FW07 vencendo...venceu em  Hockenheim,Zeltweg e Zandvoort com Jones, depois Jody venceu em Monza vencendo o campeonato e novamente Jones venceu em Montreal.
O final de semana em Watkins Glen foi complicado, choveu na sexta e sábado com o tempo seco Alan Jones e a Willians FW07 enfiou apenas 1 30/100 sobre Nelson e a Brabham BT49 o segundo no grid...
Na largada Gilles toma a ponta seguido por Jones, Nelson Piquet fica muito atrás pois largou com pneus para pista seca...Gilles dominou de ponta à ponta chegando 50 segundos à frente do segundo...Jones abandonou com problemas na suspensão  e Piquet, com este capacete que vemos na foto, depois de uma bela corrida abandonou com problemas de motor não sem antes fazer a melhor volta da corrida!


   Gilles
Jones
Reutemann
John Watson MacLaren dá uma carona ao Cadango que estava com este capacete branco...

CLASSIFICAÇÃO FINAL




Ao amigo Ararê

Rui Amaral Jr

PS: Em um bate papo com meu amigo Alvaro Guimarães comentávamos sobre capacetes e macacões da época...vejam que Piquet já um piloto consagrado estava com o macacão sujo e um capacete que sabe-se lá onde arranjou...ele ainda lembrou de um dia em Interlagos quando no box viu o capacete de Graham Hill com a viseira quebrada na ponta. Hoje os pilotos saem limpinhos dos carros têm um montão de capacetes e macacões!   
...esqueci...meu amigo Marcelo Indy acertou!


quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Quem, quando, onde?


Mestre Ararê em seu perfil do Face certas vezes publica algumas fotos com titulo "Quando os carros tinham personalidade!", pois bem peguei esta foto dele e gostaria de saber quem, quando e onde?
Baita abração meu amigo Ararê!

Rui Amaral Jr

sábado, 9 de dezembro de 2017

VERGONHA II



Ronaldo e eu não fazemos mais parte da ABPC

Três anos atrás...e nós do mundo automobilístico de São Paulo e de todo Brasil nos mobilizamos para salvar das mesmas mãos sequiosas de "bons negócios" que acabaram com nosso querido Jacarepaguá para salvar o nosso "José Carlos Pace-Interlagos".
Uma propositura do então vereador Floriano Pesaro ao Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo visava levar nosso Templo ao "Tombamento para Atividade Fim", era a nossa salvação!
O alcaide anterior voltado para projetos "sociais" nem queria saber de nosso automobilismo e apesar de truncar o projeto não ousou mexer no autódromo, apesar da administração esdruxula e mal intencionada da SPTuris.
Veio o novo alcaide, nos chamou para uma "Audiência Pública" antes mesmo de assumir...acontece que nem audiência e muito menos pública foi...e então ele e sua trupe resolveram inventar, criar obstáculos...manter a malfadada SPTuris comandando o autódromo, manter a vergonhosa "reforma" para a Formula Um e ameaçar a comunidade de transformar nosso Templo em um condomínio popular! Naturalmente ele e seus "chegados" viram na área de mais de 1.200.000 metros quadrados sua "galinha dos ovos de ouro".
Sabemos que temos muita luta com essa gente (ia dizer "gentalha" mas deixa prá lá) que visa o "social" esquecendo nossa história e os milhares de trabalhadores que vivem do automobilismo Paulista!
Agora pergunto; onde anda nosso projeto de tombamento e as pessoas que nos apoiavam então?

Aos amigos que hoje muito mais que eu travam esta batalha!

Rui Amara Jr
  



NT: Quando escrevi o post acima o único titulo que me veio à mente foi este, me desculpem o desabafo...fui criticado por alguns pelo teor e outros pelo titulo...massss graças à Deus depois de muitos milhares de acessos, que ainda são milhares até hoje, fui apoiado pelas pessoas sérias que batalham em nosso automobilismo!