Mônaco-Rindt começa o campeonato com a Lotus 72 mas depois de Jarama volta à 49C em Mônaco e vence sua primeira corrida do mundial de 1970.
... Jochen finalmente chegaria ao topo, um Gigante!
Mas como os deuses das pistas são inclementes à quem deram tantas glórias quatro corridas antes do final do campeonato ele encontra seu destino num treino para o GP da Itália em Monza quando vinha liderando com muita folga o campeonato...até então tinha 45 pontos contra 20 de seu mais direto adversário, então Black Jack Brabham.
Após Monza essa diferença começou à cair com duas vitórias de Ickx e uma de Clay ambos com a Ferrari 312B...
Chega Watkins Glen penúltima corrida do campeonato e Ickx faz a pole, se bem que no treino de sexta feira já que sábado choveu...começa a corrida e Stewart toma a ponta com a nova Tyrrel e logo as Ferrari de Ickx e Rega vão ficando para trás sendo superadas por Pedro Rodriguez...depois Wissel...Pedro fica sem combustível e Emerson que vinha em segundo vence a corrida, era sua quarta na F.Um, seguido de Rodriguez, Wissel seu companheiro de equipe e Ickx...quiseram os deuses das pistas sagrarem Campeão do Mundo postumamente Rindt justamente onde ele havia vencido sua primeira corrida na F.Um no ano anterior!
Um Gigante era coroado e nascia outro...Emerson!
Finalmente em Zandvoot vence com a Lotus 72C
Vitória e Clermont-Ferrand
Larga na pole em Brands Hacth...
...e vence!
Vence em Hockenhein.
MONZA
Emerson voa sobre Giunti e não corre. Rindt morre nos treinos.
Vitória de Emerson em Watkins Glem.
Ontem assistindo a Indy em Watkins Glen pela Bandeirantes o locutor que vez ou outra dá uns grunidos esquisitos conta ao público que acompanha a corrida que Emerson havia vencido a corrida para dar o titulo à Rindt depois da morte dele na corrida de Monza.
Ora meu senhor não foi nada disso Jochen um Gigante venceu o campeonato dentro das pistas onde venceu cinco corridas do campeonato e Emerson venceu em WG numa corrida que era apenas sua quarta na F.Um com todo merecimento, uma vitória que o levaria ao topo dois anos depois.
Qualquer outra coisa é desmerecer dois Gigantes, Rindt Campeão pilotando e o futuro campeão Emerson Fittipaldi!
Rui Amaral Jr
É certo que no desporto automovel não existe as justiças e injustiças não contam e o resultado final é que fica para a história.
ResponderExcluirMas vendo as coisas cruas e nuas, tanto no Monaco como em Brands Hatch, Rindt ficaria com o segundo lugar em ambas. Jack Brabham teve uma dose brutal de azar e azelhice nas duas. Na ultima volta e incrivelmente na ultima curva. Mas Rindt estava no sitio certo na hora certa.
Em Clermont-Ferrand a vitoria era merecida para Beltoise ou mesmo Ickx, mas estamos a falar de uma epoca onde um carro fiavel era coisa rara.
Tanto em Zandvoort com em Hockenheim, Rindt foi um justo vencedor, fez por isso, principalmente em Hockenheim onde uma luta de principio a fim com Ickx foi magnifica. Ao longo da corrida mais de uma dezena de vezes que o comandante mudou de mãos entre os dois.
Com isto não quero dizer que Rindt não mereceu o titulo, longe disso. O binómio máquina/homem foi superior a todos os outros.
Paulo Alexandre Marques
Alguns venceram com menos merecimento, o certo é que era o ano dele!
ExcluirUm abraço Paulo Alexandre.
As falhas mecânicas eram uma marca daqueles tempos. Quebrar fazia parte do jogo. Morrer por uma falha mecânica, também.
ResponderExcluirDiz-se que Chris Amon teve pouca sorte. Não concordo.
As derrotas de Brabaham e as vitórias de Rindt foram o fruto daqueles tempos.
Méritos para Rindt.
Para mim, a pergunta que emerge daqueles tempos tão letais é: como seria se os pilotos não morressem? Talvez o 'grid' do Gp do Brasil de 1974 tivesse Jo Siffert, Pedro Rodrigues, Giovanni Salvatti, François Cevert, Jochen Rindt, Ignazio Giunti. dentre outros.