quarta-feira, 23 de agosto de 2017

“INTERLAGOS NÃO PODE MORRER” por Edson Paes

Speed 1997 - O Templo pulsava, os grids eram lotados!

Seria um paradoxo, talvez sim talvez não.

Prostrado em seu leito, antes de vida pungente, dinâmica, triunfal eu diria, hoje a espera que se desliguem os aparelhos que o mantem vivo talvez esperando a morte.
Assim como seu primo mais novo de nome estranho foi cruelmente assassinado a beira do mar na cidade maravilhosa. Seu corpo jaz em estado de decomposição irreversivelmente eliminado.
Há salvação com certeza, mas aqueles que desejam sua morte já são maioria.
No leito de morte ele se debate a procura de uma lufada de oxigênio a mais que o possibilite respirar sem estes malditos aparelhos que o mantem internado, enclausurado em uma UTI suja, abandonado aos interesses diversos que não são a sua total cura.
Um outro primo seu agoniza no corredor da morte sem nunca ter cometido qualquer crime se não o regozijo de quem se deliciou ao conhece-lo.
Mas ele resiste, inimigos o vilipendiam anualmente.
É explorado como a um animal de tração, sentenciado a gerar lucros de todas as formas.
Seus inimigos sabem que devem antes de mata-lo, matar sua ilibada e rica historia para que possam justificar também a sua morte.
Estou falando de Interlagos, o nosso Templo onde um dia ousamos a nós mesmos desafiar, onde enfrentamos todos os nossos medos, onde derrotamos nossos fantasmas.
Onde disputamos curvas imaginarias ou não, onde desafiamos as leis da gravidade e da logica, onde em frações de segundo aprendemos a nos completar como seres dinâmicos que somos.
Não aceito que se mate uma parte de mim, uma parte melhor do meu eu.
Sei que meu grito encontra eco e através deste eco estrondoso que reverbera da largada até a chegada, passando pelo esse do Senna, retão, descida do lago, laranjinha, essinho, bico de pato, mergulho, junção e subindo o café esse eco traz nomes que jamais poderão ser sepultados com escombros provindos daquele chão que centenas de pessoas reais, pessoas que de alguma maneira escreveram e escrevem a historia deste Patrimônio Brasileiro.
Eu convoco nossos ídolos e companheiros ascencionados ou não, José Carlos Pace, Ayrton Senna, Luizinho Pereira Bueno, Chico Landi, Marivaldo Fernades, Antonio Carlos Avalonne, Antonio Castro Prado,Adu Celso, Camilo Cristoforo Cezar “Bocão” Pegoraro, Amadeu Rodrigues, Amadeu Fernandes, Chico Lameirão, Bird Clemente, Ingo Hofmann, Paulo Gomes, Arthur Bragantini,Pedro Mufatto, Ricardo Mallio Mansur, Claudio Cavalinni, Orlando Lovechio, Edimir Fernandes, Claudio Dudus, Hamilton Vloso Prado, Benedito Gianetti , Airton Favoretto, Celso Lara Barberis, são milhares de nomes e com certeza não há espaço para mencionar fisicamente a todos, mas com certeza eu peço a energia de todos para que se salve nosso Templo.
Convoco também aqueles que tombaram dentro do Templo:
Milton Zapia em 1947
Djalma Pessolato em 1957
Fernando Mafra Moreira em 1962
Celso Lara Barberis em 1963
Dinho Bonotti em 1963
Américo Gioffi em 1964
José Almemida Santos em 1973
Paulo Rosito Filho em 1981
Zeko Gregurinic em 1985
Valdir del Grego em 1987
Rafael Sperafico em 2007
João Lisboa em 2011
Gustavo Sondermann em 2011
Paulo Kunze em 2011

Que literal e fisicamente deram seu sangue por, e em Interlagos, vamos salvar nossa historia.
Sei que muitos, principalmente os nomes que citei, não dependem de Interlagos para serem lembrados, muitos brilharam inclusive em outros continentes, mas assim como eu, um amante anônimo, tem muita gente que andou em cada metro daquele asfalto e ajudou a escrever sua historia mesmo sem assinaturas.
Não creio que pessoas sem conhecimento do quão importante para cada um é cada palmo, cada curva, cada bolinha de brita, cada pedaço de zebra, cada guard-rail, possa vir a assassina-lo com requintes de crueldade para com toda rica historia de Interlagos.
Mesmo as historias que não foram escritas, elas existem dentro de cada um de nós, do quão fomos e somos felizes em Interlagos, espero profundamente que em algum momento alguém com sensibilidade suficiente faça com que seja preservada a memoria de cada Piloto, mecânico, ajudantes, fotógrafos, Repórteres, Jornalistas, Guincheiros, Pedreiros, Pintores, eletricistas, enfim todos que um dia pisaram em Interlagos!!!


EDSON MILTON RIBEIRO PAES

link

6 comentários:

  1. Obrigado meu Amigo Rui, você também tem uma rica historia dentro do Templo, e esta historia se robustece ainda mais com sua luta em prol da continuidade de tão importante praça de esporte a motor.Nove entre dez Pilotos Internacionais que ja provaram como é técnico e ao mesmo tempo arrojado e divertido pilotar em Interlagos dizem que é a mais completa pista do mundo.Vamos salvar nossa casa. Obrigado Rui, grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Caros Edson e Rui, simplesmente obrigado, me considero uma parte de tudo isso acima, e fiquei emocionado com as palavras. Parabéns, e quem sabe, vamos achar uma pessoa com a sensibilidade de tornar Interlagos tudo o que ele merece.

    ResponderExcluir
  3. Os políticos de SP descobriram uma justificativa excelente para simplesmente roubar o máximo do dinheiro público possível, obras anuais para adequação de Interlagos para a F1 e locação de arquibancadas e equipamentos a serem utilizados nesse evento.
    Por esse motivo, acredito que enquanto houver F1 no templo, ele continuará a existir, mas em contrapartida, os picaretas precisam justificar o alto custo das reformas mantendo-o fechado o maior tempo possível.
    Quanto mais obras pior fica a situação do autódromo para a utilização dos “mortais”.
    A máfia da PMSP/SPTuris/Empreiteiras continua agindo impunemente na maior cara de pau, enquanto o automobilismo/motociclismo local, que gera empregos e paga impostos, fica sem o mínimo de condições de sobreviver.

    ResponderExcluir
  4. Olá Rui,

    Faz anos que tenho uma curiosidade. Descobrir quais eram os tempos de volta dos Formula Ford em sua última corrida do Campeonato Brasileiro. Foi em Curitiba, 13 de outubro de 1996. Juliano Moro venceu, mas não encontro em lugar nenhum os tempos marcados pelos carros, durante a prova, ou durante a tomada de tempo. Tenho esta curiosidade pois já andei de F-Ford em Curitiba, e gostaria de comparar meus tempo ao do pessoal daquele campeonato. Será que você tem esta informação? Caso não tenha, tem alguma sugestão de como posso encontrá-la? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabio, procure no blog em "Formula Ford"escrevi um post sobre todos campeonatos, a semana que vem encontrar.
      Abs.

      Excluir
    2. Olá Rui. Obrigado. Acho que se referiu a este post: http://ruiamaraljr.blogspot.com.br/2012/12/uma-formula-para-o-brasil.html?_sm_au_=iVVN20n6WDT0MQ37
      Porém nele não há informações sobre tempos de volta. De qualquer forma muito obrigado pela disposição. Abs.

      Excluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr