Emerson Lola T210, Wilsinho Lola T70 e Giampiero Moretti Ferrari 512S
Foto de meu amigo Rogério Da Luz.
Com a porta da Lola T70 aberta Antonio Carlos Avallone.
Somente da cabeça de um apaixonado pelo automobilismo e idealizador nato poderia naquele 1970 acontecer uma competição deste nível e Antonio Carlos Avallone era o nome para tal.
Batalhador nato Avallone havia aberto anos antes caminhos na Europa para que vários de nossos campeões lá se instalassem.
Agora em 1970 convidava pilotos, trazia carros para eles, como a Lola T210 de Emerson, a T70 MKIII de Wilsinho e a dele mesmo.
Abaixo na descrição do Walter a emoção que todos nós sentimos, eu particularmente quando vi aquela pequena Lola T210 com aquele capacete preto e vermelho rasgando a Reta dos Boxes fiquei emocionado.
Nada que se escreva de meu amigo Avallone vai poder traduzir tudo que a mente brilhante dele fez por nosso automobilismo. Hoje em nossas conversas quando dizemos que ele faz falta é a mais pura verdade.
Ao amigo Antonio Carlos Avallone, piloto, dirigente, jornalista, construtor, politico, presença sempre constante em nossas conversas....e ao Rogério o amigo que mesmo das arquibancadas registrou magistralmente estes momentos.
Rui Amaral Jr
"Essas fotos do Da Luz
são maravilhosas!
Imagine um 'grid' com
Ferrari 512, Lola T70, Porsche 908: aí esta a Copa Brasil, bolada e realizada
pelo Antonio Carlos Avallone.
E, lá atrás, a festa
era linda, com Carreteras (a 18 do Camilão!), Pumas, Opalas, Fuscas, protótipos
brasileiros e, na versão de 1971, argentinos.
Arquibancadas lotadas e
a gente adorando ver Emerson e Wilson Fittipaldi a vencer corridas.
Sem desmerecer o
maravilhoso trabalho do Rogério da Luz, fotografar esse 'grid' era um
privilégio que o Rogério desfrutou como ninguém.
Walter"
Satisfação poder contribuir para esta postagem. Abraços. Rogério
ResponderExcluir"Detalhe" importante: DaLuz fotografava da arquibancada, muitas vezes (deve ser o caso da foto em que aparece a Lola do Avallone).
ResponderExcluirSempre tive dúvida sobre qual seria o motor dessa Lola T210, com que o Emerson fez a Copa do Brasil, pois essas Lola faziam o mundial de Protótipos com motores de 2litros. Um motor 2litros não venceria a nem Ferrari 512, nem a Lola T70, especialmente numa pista rápida como Interlagos.
Fico curioso também para saber os nomes do 'grid' que aparecem na foto da Lola/Avallone, pois há desde o Lorena do Jacob Koroussan até o Baufer (protótipo argentino), passando por uma Carretera gaúcha, o Opala do Ciro Cayres, entre outros.
Outra dúvida: Avallone está largando em terceiro: quem largaria em primeiro e segundo lugares?
Valeu, Rui! Bom demais, DaLuz!
Vamos lá Walter...você quer me derrubar meu amigo!
ExcluirAquele Lorena não é de meu amigo Jacob, deve ser de outro saudoso amigo o Freddy O`Hara, lembra que o grid na época era 3-2-3 e pela foto, e um pouco da lembrança, acredito que o Grande Baixinho estava em sexto pois havia grande dificuldade em acertar a T70, na pole acredito que Emerson cuja Lola T210 usava um motor 2 litros Ford/Cosworth...quanto à Emerson ser mais rápido foi uma questão de adaptação do carro ao circuito e grande bota que o Rato é não vamos esquecer que Wilsinho venceu com a T70, quanto à Moretti mesmo com a 512S não era piloto para encarar estas feras, era um gentlemen drive.
Prometo à vc escrever sobre a Copa com todos os detalhes.
Um abraço
A Lola T-210 pilotada pelo Emerson era equipada com um motor Ford FVC 1.790 cm3 que desenvolvia 245 HP.
ExcluirSim Sergio, escrevi dois litros pois era a categoria em que ela corria na Europa...
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