sexta-feira, 24 de junho de 2016

INTERLAGOS...

Hoje a pista não é a mesma, é apenas uma pistinha sem nenhum atrativo maior, mas não era assim, Interlagos hoje Autódromo José Carlos Pace, foi um dos mais completos autódromos do mundo. Desafiadora com curvas maravilhosas como a "Um", "Três", "Ferradura", "Subida do Lago" onde a grande maioria dos carros colocava uma marcha abaixo mais ou menos no ponto de tangencia, a loucura de uma curva longa e de alta velocidade como era o "Sol"...
Nela desde meus oito anos vi grandes campeões desafiarem suas dificuldades, "seu" Chico, Ciro, Celso, Bird, Luiz Pereira Bueno, Chico Lameirão...foi de seu aprendizado nela, com suas variadas curvas de "alta", "baixa" e "média" velocidade que saiu nosso primeiro campeão do mundo da F.Um, Emerson Fittipaldi.
Nela fiz minha primeira e última corrida, as Mil Milhas Brasileiras de 1984, abaixo uma tabela dos tempos que meu amigo José Roberto Chambel dividiu com os amigos no Face, creio ser do final dos anos sessenta começo dos setenta da década passada. Vejam também os tempos que em 1971 nós os Esteantes e Novatos fazíamos nela com carros da Divisão Um e Três. Também um comentário de meu amigo Romeu Nardini sobre a evolução dos tempos na década de sessenta.
Hoje nos deparamos com outro problema...conversando com o Chico Lameirão outro dia, liguei para parabenizar o Marcos seu filho pelo terceiro lugar de Sergio Perez no GP de Baku, comentamos do novo regulamento da Formula Um e que os carros ficarão cerca de cinco segundos mais rápidos. Neste caso os tempos para volta da pistinha chegariam próximos aos 1'6" e que um alongamento da pista será necessário, pois comentando com ele disse que soube à boca pequena que "tio" Bernie não aceitaria tempos próximos de um minuto em nenhum  autódromo. Chico logo falou na volta do traçado original coisa que acho impossível apesar de querer.
Me pergunto, qual a próxima porcaria farão em nosso templo?

Rui Amaral Jr

"Interessante que o record de Interlagos, ficou de 1957 a 1967 em poder do Ciro Cayres, de Maserati250F com Motor Corvette, com 3m37s (media de 132,05). Foi batida pelo Fitti-Porsche dos irmãos Fittipaldi. A ultima volta rápida no circuito antigo dada por um F-1 foi 2m,21'40 Jabouille de Renault V¨Turbo, em 1980.

Romeu Nardini"





PS: À todos que nela correram, campeões ou não, e à todos que nela viram maravilhosas disputas!

4 comentários:

  1. Excelente matéria,RuiAmaralJr..Desde meus 12anos frequentei o Templo,uma pena terem mutilado o traçado..Abçs.Almir Ortega.

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  2. Acho que falta capitalismo no automobilismo. É tão óbvio que o circuito de Interlagos original é atraente, comporta grande público e oferece ampla visibilidade. É tão óbvio que as curvas em ângulos retos não oferecem nenhuma atratividade. É tão óbvio que o público se interessa pelas novas formas de "assistir" (celulares, computadores, aplicativos interativos etc.).
    Imagino uma transmissão de televisão com câmeras no chão, no meio da Curva Um e áudio local, para ouvir quem faz a curva de pé em baixo. Uma grua ou câmera suspensa filmaria a reta que vai para a Ferradura, vários carros lado a lado, se espremendo, e a mesma câmera giraria, filmando o percurso da Ferradura. Uma câmera no Pinheirinho filmaria 'dentro' do carro (baixa velocidade, ângulo fechado, daria para colocar a câmera muito próxima da pista). Imaginem uma 'flying lap' com câmera 'on board' na Interlagos original! Cronometragens parciais, para sabem quem cobre mais rápido a Um e Dois; quem anda mais no Laranja.
    Mas o automobilismo, de Bernie Eclestone a Fernando Hadad, virou uma coisa chata, cara e moribunda.
    Acompanho, Rui, a sua saudação: um viva! a todos que tiveram o privilégio de correr ali.

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  3. Obrigado Walter, seu sonho é igual ao do Chico, meu e de milhares de fãs do automobilismo, um abração!

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Rui Amaral Jr