Jimmy com a Lotus 49C toma a Peraltada para a vitória no GP do México 1967.
Sinceramente, gostaria de entender a lógica da modificação dos grandes autódromos, curvas como a Peraltada, Sol, Woodcote Corner e muitas outra nunca deveriam ser modificadas.
Agora na Peraltada fizeram uma sequencia de curvas para diminuir a velocidade e arquibancadas dos dois lados, não consigo entender mesmo, alguém ir à um autódromo e ver os carros passando à sua frente apenas por alguns segundos. Lembro com tristeza da época em que saía dos boxes de Interlagos ou Jacarepaguá para das arquibancadas ver toda pista e ter uma bela ideia de como os carros estavam andando, em Interlagos - hoje Autódromo José Carlos Pace - das arquibancadas não via o Sol mas quando os carros chegavam no Sargento se tinha um boa ideia do que havia se passado por lá!
Ver os F. 2 com Peterson, Emerson, Pace, Wilsinho, Schenken e tantos outros fazer aquela curva de altíssima velocidade com o carro saindo nas quatro rodas era emocionante, aliás fazer aquela curva era emocionante!
Hoje mesmo com toda tecnologia de absorção de impactos e as possíveis modificações os autores dos projetos preferem desvirtuar curvas que eram ícones e lá fazerem algumas curvinhas.
As curvas de alta velocidade sempre foram as que separaram os pilotos, era nelas que vinha o tempo, nelas que campeões se destacavam de simples pilotos. Só falta agora fazerem uma chicane na Parabólica ou na curva 15 de Suzuka!
Ja vi alguns livros -- pena que nâo guardei -- com os melhores circuitos e, mais bacana, as melhores curvas do mundo.
ResponderExcluirPeraltada, Eau Rouge, Um e Dois, Karroussel etc.
Acho ofensivo chamar essa bobageira de hoje de Formula Um: carros lentos, circuitos ridiculos, uma bobageira.
Mas essa seria uma pauta bacana para o Historias: as melhores curvas que voce dobrou ou viu dobrarem.
Vou escrever Walter, tenho até um e-mail do Chico que ainda não li, mas ele e eu já escrevemos algumas vezes sobre o tema, obrigado, um abraço!
ExcluirCreio que existe uma explicação para isso. No caso da peraltada ela sendo a curva que era tinha que ter nos dias de hoje um escapatoria digna desse nome. Pelas imagens aéreas não há espaço para ela ser construida, já que logo atrás existe uma rua, e penso que era brutalmente complicado destrui-la, digo eu.
ResponderExcluirEm Woodcote faltava uma escapatoria digna desse nome... mas lá está, não havia espaço. As bancadas estavam/estão logo ali e destrui-las era uma operação injustificável.
No Estoril aconteceu uma situação idêntica. Em 1994, com a febre generalizada pela segurança desse ano, a curva do tanque era uma curva rápida sem escapatória. Para ela ser feita teriam que destruir algumas casas. Coisa para custar uns bons trocos... Resultado: Foi feita uma chicane aberrante feita em 1ª velocidade.
Paulo Alexandre Marques
Paulo Alexandre, hoje em dia com toda tecnologia em absorção de impactos creio que estas curvas poderia ser aproveitadas, não existe autódromo digno deste nome sem curvas de alta.
ExcluirUm abraço
São duas verdades: há meios tecnológicos para absorção dos impactos e, afinal, não há autódromo digno do nome, sem curvas de alta.
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