Duas fases distintas teve a CanAm que era disputada no Grupo 7 a primeira de 1966 à 1974 que é a que mostro nas fotos. 1966 venceu Big John Surtees e a Lola, depois de 67 à 71 a McLaren dominou com Bruce, Hulme e Revson, logo a seguir os 917/10 da Porsche com Follmer e Donohue e finalmente em 1974 Oliver e a Shadow.
Como já relatei a CanAm era disputada em 7/8 corridas no final do ano trazendo ao Canadá e EUA grandes pilotos e equipes pois os prêmios eram excepcionais, em alguns artigos que estou lendo da época citam valores de US$ 67.000 por corrida o que na época era uma fabula já que um Mustang 1964 zero quilômetros custava entre US$1.200 e US$1.600, algo como US$2.500.000 nos valores atuais.
Rui Amaral Jr
Big John Surtees e a Lola T70 MKII Chevrolet - Campeão de 1966
Bruce e a McLaren Elva MKIIB - 1966
Pedro Rodriguez e a BRM P154
Mark Donohue
Carlos Pace e o Shadow.
Bruce na McLaren M6A campeão em 1967.
Chaparral 2C
Chaparral 2E
Vic Elford no Chaparral 2J
Dan Gurney, Lola T70 MKII
Gilles de Villeneuve
Siffert no Porsche 917/Spyder
Mark Donohue e George Follmer ambos no Porsche 917/10 da equipe Penske, campeões em 1973/74. Há relatos em revistas da época que creditam cerca de 1.300 HPs à estes foguetes!
Lola x Ferrari que parece ser de Pedro Rodriguez.
link
link
1966
PS; caro Walter veja aos 23m do vídeo a quebra do aerofólio do Chaparral!
Eu não tinha visto esse vídeo.
ResponderExcluirImpressionante o Jim Hall andando com a asa balançando!
E Jim Hall anda mais que Phil Hill. Impressionante!
|Belo vídeo e que delícia de categoria.
Imaginem um 'grid' co Stewart, Surtees, Phil Hill, Denny Hulme (campeões de F1), além de outras feras em grande forma, como Donohue.