quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Canadian American Chalenge Cup - CanAm

Desta bela imagem que encontrei no Face quero mostrar à vocês mais um pouco da CanAm que foi um sonho de garoto desde a primeira vez em que vi um desses monstros na pista...na foto de 1967 em Riverside Mario Andretti lidera seguido de Lothar Motschembacher de Lola T70 MK3  Chevrolet (5.970cc) e Mark Donahue de Lola T70 MK3B Chevrolet (7.003cc) terceiro colocado. 
Como já contei aqui a CanAm começou em 1966 com a vitória de Jonh Surtees com a Lola T70 MK1 Chevrolet. Em suas seis ou sete corridas sempre disputadas ao final do ano a categoria distribuía prêmios altíssimos levando aos EUA e Canadá a elite do automobilismo mundial. 
A grande maioria dos motores eram os Big Bloc com cilindradas sempre acima dos 5.500cc e comando central, mas mesmo a Ferrari levava seus carros como esta 330 P4 de Chris Amon com 4.166cc mas de duplo comando nos cabeçotes...mas nada se comparava à tremenda potencia produzida pelos Big Blocs. Esta primeira etapa da CanAm foi de 1966 à 1974 com amplo domínio da equipe McLaren até 1971 e depois...depois mostro mais!

Rui Amaral Jr  


Bruce no McLaren M6A Chevrolet 5.871cc o vencedor.
Chaparral 2G Chevrolet 6.997cc de Jim Hall segundo colocado.
Honker II Ford FoMoCo 6.068cc de Mario Andretti.
A Lola T70 MK3B Weslake/Ford 6.183cc de Dan Gurney, pole. 
 Ferrari 330 P4 4.176cc de Chris Amon.
 Lola T70 MK3 Chevrolet 5.900cc de Peter Revson.
Lola T70 MK1 Chevrolet 5.568cc de Hugh Powel.


GRID

RESULTADO 


Riverside 1967

5 comentários:

  1. De todas as categorias, a CanAm é, para mim, a melhor. Disparada a melhor.
    Carros com motorização e aerodinâmica variada, força livre (até 8 litros!) e pilotos de grande qualidade.
    Tinha campeões do mundo e grande feras, como Villeneuve, Cevert, Pace, Bruce McLaren, Stewart, Andretti, Hulme.
    Também tinha amadores, diletantes.
    O ronco é maravilhoso.
    Nada chegou perto da CanAm.
    Mas as histórias da CanAm são pouco e mal contadas, especialmente no Brasil, já que não tínhamos pilotos por lá.
    Obrigado, Rui e na CanAm temos o que considero a síntese maior e melhor do automobilismo de competição.

    ResponderExcluir
  2. Post scriptum
    1. Como era lindo esse Ford da primeira e da quinta fotos. Uma versao semelhante, com capota correu em Le Mans. Com essa formas arredondadas, o ground force devia ser baixissimo.
    2. Os Chaparral sao todos maravilhosos. Tem um na segunda foto e outro na quarta. Mas no video, no fim do post, se ve o Chaparral trocando o angulo do aerofolio, na entrada da curva, e devolvendo à posicao flat, na saida das curvas.
    3. Bruce McLaren construiu CanAms, pilotou, foi campeâo de CanAm como construtor e morreu pilotando uma McLaren CanAm.
    4. Ate a Ferrari fez uma versão CanAm, com um motor de 7 litros!!
    Valeu, Rui!

    ResponderExcluir
  3. Valeu Walter, estive uns dias afastado mas agora estou de volta, também gosto demais da CanAm, tenho lido muitos artigos sobre ela e vou mostrar mais, vi o aerofólio mudando de posição, lindo mas muito perigoso!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Andei preocupado.
    Seja bem vindo de volta!
    Espero que tudo esteja bem.
    Aproveito para sugerir o 'link' do 'site' de um diletante da CanAm, o Tony Adamovicz. Aqui http://a2zracer.com/page37.html tem fotos muito boas.
    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tony e eu estamos juntos no Face, foi um grande piloto ou ainda é.
      Ando numa certa correria mas nunca esqueço este nosso espaço, um abraço.

      Excluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr