Sobre o post anterior "Estilos" recebi do Chico o e-mail que segue com seu comentário o que obviamente vale outro post, para ilustra-lo nada melhor que uma foto do Luiz nos 500 KM de Interlagos 1972.
Dedico este post a dois grandes botas, dois grandes campeões, dois amigos queridos...Luiz e Chico.
Luiz no 908/2 e Joest no 908/3 contornando a Um...
......., bem RUI, esse tema da para fazer um """" papiro"""" dele ,é deveras interessante pois tem diversos """ ângulos """" a serem descritos....!!!!!!!
Tem curvas em que você tem que tentar apenas desenha-las sem grandes invenções de preferência e normalmente são as de maior velocidade, mas em certas ocasiões , mesmo estas têm que ser ligeiramente antecipadas, que era o caso da curva UM de INTERLAGOS antes da primeira reforma. Ela """ vista """ de planta, em sua largura, só se podia usar 1/2 pista por causa do cascalho, então para se conseguir fazê-la de pé em baixo, não tinha outro jeito, você tinha que antecipar ligeiramente fazendo o carro vir escorregando nas quatro rodas e aí você estava já meio """ paralelo """" á sua saída ......!!!!!!! Isto no caso dos DKW MALZONI a qualquer coisa de 170 / 175 KLMs/hora e no PORSCHE 907 , 2 litros / 8 cilindros , a +_ 215 / 220 , mas neste o asfalto já era outro e aí entrava-se desenhando essa fantástica curva apenas com leves correções para """ apoiar """" a maquina devidamente. Nessa mesma configuração LUIS PEREIRA BUENO no PORSCHE 908 /2 de 3.0 litros 300 CVs , com o tanque em sua metade conseguia fazer do mesmo jeito que acabei de mencionar à 250 / 255 KLM/ hora , pé em baixo......!!!!!!!!
Pode-se ter dois autos na mesma curva escorregando nas quatro ,mas por exemplo, um está no meio da curva ,por tanto antecipando a sua tangência e outro esta no mesmo ângulo de correção só que na saída de curva , ok ? Seguramente , neste segundo caso , o carro estará mais lento do que o primeiro , além de perder alguns KLMs/hora em toda a reta após essa curva pois o primeiro ele se antecipou tanto no trajeto como conseguiu acelerar bem mais cedo.......!!!!!!!! Este era o caso da curva da FERRADURA , e acredite que dava uma enorme diferença .
Abraço amigo de CHICO LAMEIRÃO
Quem sabe, sabe!
ResponderExcluirAbraço.
Um abraço Adolf!!!!
ExcluirMuito bacana. Show!
ResponderExcluirObrigado Mauro, um abraço.
ExcluirExperiência é outra coisa
ResponderExcluirUm abração Panga!!!!
ExcluirUma pergunta abusada e presunçosa: a curva da foto nâo é a Dois? Como só tem grama na parte interna, sempre achei que essa foto era na Curva Dois.
ResponderExcluirquantos aos comentários, sõ podemos fazer reverências.
O depoimento de Lameirâo é o de quem fez essa Curva Um e Dois de DKW, Porsche, Avalone, Polar S Vê, F.Ford, Fórmula 2, dentre outros. Nada mal!
Oi Walter, também acredito que seja a Dois, vc não abusa, abaixo vou colocar um comentário do Chico ao post dele!!!!
ExcluirPor acaso com todas estas referencias vc não estaria nos chamando de antigos????rs
Um abração
...... , obrigado RUI por suas palavras gentis . Como gosto sempre de ver fotos de carros em ação , pois com isso acho que consigo analisar vários aspectos dos mesmos , você colocou a foto do LUIS P. BUENO em seu PORSCHE 908 , junto com o outro PORSCHE 908 / 3 (((( acho ))) e d'a para ver a gritante diferença entre os dois modelos , embora estejam 'a mesma velocidade , qualquer coisa como a meu ver uns 260 KLMs / hora........!!!!!! O do LUIZ , tinha um ROOLING bem mais acentuado , além do outro PORSCHE ter uma melhor distribuição de peso , devido a seu câmbio/ diferencial ter uma outra configuração e em sua aerodinâmica , ter aqueles """" AEROFOLIOS LONGITUDINAIS """""que em curvas muito rápidas funcionam muito bem , além de não terem arrastro praticamente nenhum , o que d'a uma boa velocidade final ......!!!!!! Vê- se na foto que o LUIZ estava """" trabalhando """" muito mais em relação ao outro piloto , sem duvida alguma .......!!!!!!! Aliás , após a prova , dizem que ele teria recebido um convite do mesmo , para correr em sua equipe na EUROPA , mas devido a seu programa de corridas aqui no PATROPI , ele não pode aceitar , o que acho que foi uma pena, pois imagino ele no outro PORSCHE o que não faria , pois com esse , ele na AUSTRIA , largou no meio das FERRARIS ........!!!!!!!!!!
ResponderExcluirAbraço amigo de CHICO LAMEIRÃO
Rui, prá falar a verdade, me sinto mais feliz do que antigo.
ResponderExcluirQuem assiste a uma corrida hoje, numa pista sem curvas velozes, de ângulos abertos, é jovem, ou um coitado? Acho que está mais para coitado...
Caramba, a gente pôde assistir -- e você pôde pilotar -- num autódromo com curvas como a Ferradura, Um e Dois, Sol, Laranja. Os pobres meninos que só conheceram o Interlagos pós Senna/Erundina, não sabem o que é isso.
Não sabem o que são carros completamente mecânicos, com zero eletrônica, disputando, como na foto desse 'post', pau-a-pau, uma posição na corrida.
Não sabem o que era uma equipe brasileira, com um protótipo vencedor, como era o caso da Equipe Hollywood.
Por isso, agradeço a você, por contar para nós e pros mais jovens, como era aquilo tudo.
Mais ainda: contar, na visao do Lameirão, o que era a pilotagem.
Pena que Lameirão e Luizinho não foram para a Europa. Foi o certo para eles. Mas para nós, fãs, foi uma grande perda: eles teriam arrasado.
Verdade Walter, um dia talvez eu conte a passagem deles pela Europa, o Ricardo - Achcar- já contou um pouco por aqui.
ResponderExcluirPoucos anos atrás eu conversava com o Crispim ao tel e ele me sai com esta "pena que o português não foi para F.UM"...pena mesmo!
Um abração