segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Conta Ronaldão

GP da Bélgica 1966
Spa-Francorchamps
Stewart e a BRM

Fala aheee,,,Grandalhão....
Como vc pediu no post do Facebook, vou "TENTAR" explicar uma MANIA que o Jackie Stewart pegou na F1.



E essa mania começou justamente nesse GP em SPA. Naqueles tempos, SPA tinha 14 km de extensão, pista pra lá de desafiadora. Junto com Nurburgring e Clermont Ferrand, eram adoradas e veneradas pela grande maioria dos pilotos. Jackie Stewart tinha feito o 3º tempo nos treinos com a sua BRM. Graham Hill seu companheiro de time conseguiu apenas o 9º tempo. Na largada para o GP , cujo pole position foi o inglês John Surtees com Ferrari, chovia muito no outro lado do circuito , parte inclusive que não é mais utilizada no circuito atual que é de 7 km. Na área  da largada estava seco ainda.
Dada a largada todos partiram sem problemas, mas chegando em uma área que se chama Masta Straight, Bob Bondurant, Jackie Stewart , Jo Bonnier, Mike Spence , sairam da pista depois de pegar um aquaplaning. De todos , sobrou para Stewart que ficou preso no cockpit da BRM depois de o carro cair numa vala e entortar o chassi.Olhem a cena. Tanques cheios, depois da porrada, racharam os tanques e vazou gasolina para tudo qto é lado. E Stewart preso . Uma faísca e tudo iria para o beleléu. A seguir chegou Graham Hill que tinha rodado  tb,  saiu do carro e foi ajudar Jackie , desistindo da corrida em prol do companheiro. Pegou algumas ferramentas , chaves de boca para tirar o volante , com alguns moradores  locais, e com a ajuda de Bonnier, Bondurant, Spence, conseguiram tirar o Jackie das ferragens.

Logo após a rodada e antes da panca Stewart olha para trás...
O carro de Jo Bonnier pendurado...
Rindt e Surtees...
A largada...
Eau Rouge, Big John, Rindt, Black Jack, Surtees, Stewart...
 Gurney
 Rindt
Surtees


A partir desses acontecimentos, Jackie Stewart , passou a colocar em seus carros duas chaves de boca para tirar o BENDITO volante se alguma coisa acontecesse.....E foi tb a partir desse acidente que ele iniciou a sua cruzada em pról da segurança no automobilismo. Tanto carros, pilotos e circuitos , tudo era vistoriado. Várias e várias propostas de melhorias em prol da segurança foram introduzidas na Fórmula 1. Macacão anti chamas, cinto de segurança de 3 pontos, capacetes inteiriços, caminhão hospital, áreas de escape, guard rails, equipes de bombeiros e salvamento, helicópteros, são alguns dos itens que Jackie Stewart conseguiu para tornar as corridas mais seguras.

1968, Stewart e a Matra em Zandvoort

Jackie foi Presidente da GPDA ( Grand Prix Drivers Association) por anos a fio.Lembro bem que seu maior algoz , foi Jack Ickx que depois daquele pavoroso acidente na 1ª volta do GP da Espanha em 1970 , quando depois de albarrado por Jackie Oliver seus carros pegaram fogo e Ickx ficou preso na Ferrari, sendo salvo por Oliver e os bombeiros , mudou radicalmente de opinião.

Por essa preocupação toda em prol da segurança, Jackie Stewart  foi chamado de covarde na época, mas a sua resposta ele deu dentro das pistas. Conquistou 3 títulos mundiais (1969/71/73) dois vices ( 1968/72) , sem que nem o acidente e nem muito menos a sua cruzada pela segurança , influenciassem na sua "tocada" nas corridas.

E assim foi escrita mais uma pagina pitoresca no automobilismo mundial.

Abçssss,,, querido Grandalhão.

Ronaldo Nazar

9 comentários:

  1. Grande Ronaldo...

    ótimo post... e a gente vai aprendendo mais...

    abs Rui e ao Ronaldo...

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  2. Veja como são as coisas. Depois dessa espetacular vitória, Big John , rapou o pé da Ferrari. Estava a maior pressão e ele não aguentou . Foi pra Cooper no GP seguinte o da França. Abandonou 3 corridas seguidas e depois a Cooper parece que deu jeito e ele ainda foi o vice campeão da temporada fechando com uma bela vitória no México. Vitória essa que foi a última da Cooper na F1.E veja que ele tinha o Jochen Rindt como companheiro de time. A Ferrari sempre fazendo lambança, praticamente jogou o título pro alto.Mike Parkes que substituiu Surtees lá , estreou com um belo 2º lugar na França e ainda faria outro segundo na dobradinha vermelha em Monza na única vitória da carreira de Ludovico Scarfioti. E o título sobrou no colo de Jack Brabham. O único piloto a ser campeão pilotando o próprio carro que construiu .Coisas do Comendattore,,,Grandalhão.

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  3. Rui,

    Os caras filamndo devem ser os cinegrafistas do Grand Prix, feito em 66 com os carros de 65, 1,5l, e cenas das corridas de 66. O carro pendurado do Bonnier aparece no filme. O Eagle era ducacête.

    Abraço,

    Barba.

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    1. Pode ser Barba, na época era comum cinegrafistas ao lado da pista e pelo tamanho da câmera aquela pode ser do filme, veja em Zandvoort onde ficavam fiscais e jornalistas!!! Um abraço

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  4. Sem contar a desconfiança do diretor esportivo Eugenio Dragoni, que suspeitava que Surtees fazia espionagem industrial para a Lola Cars, passando para Eric Broadley segredos da Ferrari P3, que seriam desenvolvidos e aplicados no Lola T70.
    Caranguejo

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    1. rsrsrs...Caranguejo, conta para o Ronaldão que misturar o Vesgo e Big John p/ vc é provocação!!!rsrs

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  5. Não estão entre meus favoritos esses senhores, e no caso de Surtees, parece que o Dragoni tinha alguma razão. Dragoni era chamado "O Perfumista", pois provinha de uma família que explorava esse ramo. Foi ele quem trouxe Lorenzo Bandini para o time.
    Caranguejo

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Rui Amaral Jr