"Seu" Chico o Landi entra no Landi-Bianco em Interlagos.
Chico além de ter participado de uma fase áurea de nosso automobilismo como um de seus principais protagonistas tem uma memoria incrível, campeão e colecionador de vitórias e como certo dia me disse o grande Crispim -Miguel Crispim Ladeira -"foi uma pena o português não chegar à F.Um!". Foi mesmo e eu gostaria de contar à vocês cada palavra que trocamos em longos papos e certamente um dia o farei, hoje vou postar um e-mail que recebi ontem dele com fotos de nosso amigo Claudio Grossi, aos dois meu forte abraço!
Rui Amara Jr
O excelente projeto competia de igual para igual com as Ferrari, Maserati e outros da Mecanica Continental que dispunham de potencia 3/4 vezes maior!
"...espero que estas fotos, me enviadas gentilmente por CLÁUDIO GROSSI cheguem a todos vocês , pois são importantes para se notar o quão o nosso automobilismo de competição REGREDIU em relação aos anos de 1963/4 ......Naquela época , influenciado pelo diplomata/ piloto MANOEL de TEFFE , CHICO LANDI juntamente com TONY BIANCO , lançaram a categoria ((( não MONOMARCA)))) FORMULA JUNIOR . LANDI construiu 05 carros , quatro com motor 1000, um com motor DKW e três com motor RENAULT GORDINI e um quinto com motor ALFA ROMEO este para correr nos 500 QUILÔMETROS de INTERLAGOS . Além dos LANDI tinha mais dois chassis sendo um feito pelo aviador/ piloto. JEAN BEGERAOU e outro em que ANISIO CAMPOS correu que não me lembro quem o construiu , com motor DKW.
Tecnicamente eram mais avançados do que qualquer FORMULA V que houve até o presente momento (((( não SUPER V ))))) e estavam no seu início de desenvolvimento, o que com o tempo esta formula poderia acompanhar já naquela época o que se fabricava na EUROPA e até quem sabe ultrapassa- los , como aconteceu na FORMULA SUPER V com os autos POLAR de RICARDO ACHCAR que conseguiu BATER os carros da ASTRO- KAIMAN que detinham 07 CAMPEONATOS EUROPEUS ganhos........
Infelizmente, após o acidente de CELSO LARA BARBERIS em uma disputa de """ roda a roda""" com um concorrente , portanto , nada a ver com o carro em si , que resultou em fatalidade, não se deu continuidade a esta categoria que a meu ver tinha tudo para dar certo para a FORMAÇÃO de PILOTOS de que tanto estamos necessitando, pois usava pneus RADIAIS STREET finos, e sem apêndices aerodinâmicos algum.
Poderíamos ter ganho muitos anos em nosso desenvolvimento de um PARQUE INDUSTRIAL BRASILEIRO e na parte ESPORTIVA da mesma forma.
Abraço Chico Lameirão"
A Radiadores Bongotti da família de meu amigo Milton Bonani sempre apoiando nosso automobilismo.
Ludovino Perez no grid em Interlagos larga no Landi-Bianco, foi neste mesmo carro que Chico Lameirão correu os 500 KM de Interlagos de 1963 com o grande Luiz Pereira Bueno, nas palavras do Chico e que eu endosso "O MESTRE", o carro quebrou logo após a largada.
Largada dos 500 KM de Interlagos de 1963, os pequenos Landi-Bianco lado à lado com os Mecânica Continental!
Fotos do acervo de Fabio Farias, Claudio Grossi e Ludovino Perez.
que história Rui... sensacional...
ResponderExcluire as imagens são espetaculares...
abs...
Rui, é sempre um prazer colaborar com o amigo. Grato pelos créditos e um grande abraço.
ResponderExcluirRui:
ResponderExcluirUma pequena contribuição a sua postagem.
Resultados das corridas disputadas pelos monopostos Landi-Bianco:
Landi-Bianco FNM 2000 –
1962-
07/09 – 500 Km Interlagos – NT – Francisco Landi
1963 –
25/08 – Circuito de Araraquara – 1º – Francisco Landi
07/09 – 500 Km Interlagos – NT – Celso Lara Barberis – acidente fatal
Landi-Bianco Simca –
1963 –
30/06 – Prova Aniversário do ACESP – Interlagos – 6º (*) – Jaime Silva/Marivaldo Fernandes
25/08 – Circuito de Araraquara – NT – Jaime Silva
07/09 – 500 Km Interlagos – 4º (*)- Jaime Silva
1964 –
08/03 – GP Rogê Ferreira – Interlagos – 6º (*) - Jaime Silva
26/04 – GP Constantino Cury – Interlagos – NT – Jaime Silva
05/07 – GP Vitória da Democracia – Interlagos – 4º(*) - Jaime Silva
Landi-Bianco Junior DKW –
1962 –
19/08 – Circuito de Araraquara – NT – Bird Clemente
07/09 – 500 Km Interlagos – NT – Mario Cesar de Camargo Filho/Bird Clemente
1963 –
30/06 – Prova Aniversário do ACESP – Interlagos – 9º (*)- Anisio Campos/Alberto Guidotti
25/08 – Circuito de Araraquara – NT – Mario Cesar de Camargo Filho
07/09 – 500 Km Interlagos – NT – Mario Cesar de Camargo Filho/Bird Clemente
1964 –
11/10 – Prova John Kennedy – Interlagos – 5º (*)- Mario Cesar de Camargo Filho
Landi-Bianco Junior Gordini –
1962 –
20/05 – Premio ACESP – Interlagos – 9º - José Otaviano Cury
19/08 – Circuito de Araraquara – 1º - Christian Heins
2º José Otaviano Cury
07/09 – 500 Km Interlagos – 5º (*)- Christian Heins
NT – José Otaviano Cury
1963 –
25/08 – Circuito de Araraquara – 3º (*) - Luiz Pereira Bueno
4º - Wilson Fittipaldi Jr.
07/09 – 500 Km Interlagos – 5º (*) – Marivaldo Fernandes
10º - Wilson Fittipaldi Jr.
NT – Luiz Pereira Bueno/Francisco Lameirão
1964 –
08/03 – GP Rogê Ferreira – Interlagos – NT – Marivaldo Fernandes
05/07 – GP Vitória da Democracia – Interlagos – 6º (#) – Lauro Roberto Soares
27/09 – 250 milhas de Interlagos – 7º (#) – Lauro Roberto Soares
11/10 – Prova John Kennedy – Interlagos – 8º - Lauro Roberto Soares
1965 –
25/07 – Prêmio Aniversário da A.P.V.C. – Interlagos – 5º (#) = Ludovino Perez Jr.
31/10 – 500 Km Interlagos – NT (#) – Ludovino Perez Jr.
NT = Não terminou
(*) = Primeiro na categoria Formula Junior
(#) = Único carro da categoria Fórmula Junior
Fontes de Pesquisa:
Revista Quatro Rodas (coleção particular)
Revista Auto Esporte (coleção particular)
Folha de São Paulo (acervo digitalizado)
Estado de São Paulo (acervo digitalizado)
O Globo (acervo digitalizado)
Jornal do Brasil (acervo digitalizado)
Gazeta Esportiva (acervo microfilmado – Acervo Público de São Paulo)