quarta-feira, 23 de julho de 2014

De cabeça para baixo!

Foto Reuters

Senhores, certas vezes posso parecer um pouco caustico ou saudosista, tenho deixado de comentar as belas atuações de Farfus na DTM, Nasr na GP2 e da dupla Tony e Hélio na Indy, sou assim mesmo, escrevo e falo com independência e sem o rabo preso com nada e melhor que isto escrevo para vocês que muito me honram ao acompanhar este bloguinho.
Fui um pouco duro ao comentar a panca de Massa em Hockenheim, aliás a pista está maravilhosa e possibilitou uma bela corrida. Que atire a primeira quem de nós numa largada nunca jogou seu carro para cima de outro, coisa que acontece até na F.Um, mas o que me chateia é o blá, blá blá depois...“errei sim” é tão simples de se falar!
Mas não é isto que quero comentar e sim a enorme quantidade de grana que as empresas estatais colocam em apenas dois ou três pilotos, enquanto o belo automobilismo praticado no Brasil está jogado às traças.
Do Rio Grande do Sul até o Ceara pululam as categorias regionais onde pilotos, preparadores e mecânicos mostram seus talentos e trabalham com afinco e dignidade, acontece que nosso órgão máximo a C.B.A. só tem olhos para as categorias Top de nosso automobilismo como a F.Um que apesar de vir apenas uma vez por ano deixa todos eles de rabo abanando, a Stock e o Brasileiro de Marcas que apesar dos nomes são apenas categorias monomarcas e  não fosse um menino que vem se revelando um grande bota na Stock nunca revelaram talentos para o automobilismo mundial, apesar de ótimos pilotos que nela competem, e a Formula Truck que muito bem gerida por seus organizadores pouco precisa da tal “organização” que rege nosso automobilismo. 
Não temos hoje no Brasil algumas categorias que tanto precisamos, de caráter nacional com provas regionais que levem os melhores à luta pelo titulo brasileiro...precisamos de uma ou duas categorias sérias de Formula e outra de Turismo mas sem a imposição de chassi e motor para as formulas e deixando a categoria de turismo com carros de todas as marcas sem esta aberração que é hoje o Brasileiro de Marcas que corre com apenas uma marca de motores preparados por Orestes Berta!

 Formula VEE
 Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos


Temos em São Paulo duas belas categorias que com  algumas mudanças poderiam se adequar muito bem à isto; são a F.Vee e o Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos.
Precisaríamos que as estatais que investem fábulas em alguns poucos pilotos dessem seu apoio ao nosso automobilismo, bancando prêmios dignos de largada e chegada, ampla divulgação das categorias em jornais, TVs e outros órgãos da imprensa, pois assim nossas equipes e pilotos poderiam oferecer um retorno aos seu patrocinadores. Veríamos assim a entrada das fábricas de autopeças, pneus, carros e outras que poderiam mostrar seus produtos ao publico, e não acontecendo o que aconteceu com um montadora que após vencer o Brasileiro de Marcas e divulgar o resultado teve seu nome envolvido em duras criticas e chacotas pois o carro que levava seu emblema corria como motor de outra marca e preparado por um argentino!
Acontece que a confederação e as federações estão pouco se importando com o que acontece em nosso automobilismo domestico se interessando apenas pelas polpudas verbas que as categorias que nomeei acima deixam em seus cofres e não batalham nem um pouco pelo automobilismo que atrai tantos pilotos dando trabalho à milhares de pessoas...e infelizmente as empresas citadas acima também nada querem com esta forma deturpada de organizar nosso automobilismo, que para quem não sabe (eles não nós) nos deu nove títulos mundiais, outros tantos em categorias regionais como a Indy, F3, F2...
Algo precisa ser feito!


Rui Amaral Jr 

Fotos: Mara Carrera 11-98722-1001 Facebook https://www.facebook.com/mara.carrera.10?fref=ufi
     

3 comentários:

  1. A Formula Vee continua apesar dos golpes e perseguições que vem sofrendo no seu caminho planejado, acabamos de testar em 4 corridas o motor VW EA111 refrigerado à água. Esse motor fará o custo de operação do carro desabar, é um motor completamente standard usado no Gol e que entra no chassis e câmbio em 4 a 5 horas. Em 4 corridas só foi verificado o óleo do motor de testes que foi comprado em um ferro velho com 32.000 kms.
    Não fizemos a categoria para ser escola, mas sim lazer. No entanto, acabou virando escola também para kartistas. São bem recebidos e aprendem a guiar um carro, andar no bolo e ter estratégia, o Formula Vee tem muito vácuo e isso muda as coisas em relação ao Kart. Além disso, é uma opção barata para se aferir se o piloto quer mesmo seguir a profissão ou se dá para a coisa;

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  2. Acontece que as duas categorias citadas são brinquedos.... são lazer... seria bom ter visibilidade? sim! mas o público alvo da categoria não é piloto, não é público... é gente que quer alugar (ou ter) um carro e brincar de piloto no final de semana, por que tem uma grana sobrando ou sei lá qual outro motivo...... são poucos os que correm aí que estão saindo do kart e mirando uma carreira profissional......

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  3. A grande maioria sim Adalberto, mas vc há de concordar comigo que a Vee tem tudo para ser uma categoria escola...

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Rui Amaral Jr