Indignado meu amigo Tito pergunta o por que de tanta modificação na dianteira do Opala D3 do Campello, então vamos lá!
Tito Tilp
Tito Tilp
Ciro Cayres
Pedro Victor De Lamare
Luiz Pereira Bueno
Paulo Prata
Como em nossos VW D3 os Opalas e Mavericks era carros com preparação muito avançada para época, dentro do regulamento, em ambos casos os motores eram colocados bem mais para trás do berço original. Originalmente esses motores eram colocados acima da travessa da suspensão dianteira, então para abaixar o centro de gravidade e colocar o motor praticamente entre eixos eles eram afastados cerca de 50cm.
A maioria desses carros usava o cambio argentino Saens de quatro marchas, e fora o Maverick do Greco, na foto pilotado pelo Paulo Prata, os motores eram preparados pelo mago argentino Orestes Berta.
Nos motores GM de seis cilindros em linha e 4.000cc era mudado o cabeçote para um de fluxo cruzado e acredito que desenvolviam cerca de 380hp, os Ford 302 de 5.000cc acredito que desenvolviam cerca de 420hp.
Em alguns carros para refrigeração adequada dos motores eram retiradas grades e tudo mais da frente dos radiadores notem no carro do Prada o radiador de óleo ao lado e no caso do Campello a saída do ar tomado na frente era logo no começo do capô!
Sobre o Maverick/Berta da Holywood escrevo outro dia.
Taí Tito...
Rui Amaral Jr
... as grandes tomadas de ar para refrigeração eu sei que eram necessárias , claro.
ResponderExcluiro que me chamou a atenção no carro do Campello foi a modificação do capuz do motor, com a parte central "rebaixada".
minha dúvida é sobre o efeito prático na aerodinâmica do veículo.
o "Mago de Alta Gracia" é o responsável pela minha paixão pelo automobilismo argentino!
e pelo meu sonho de ser preparador (claro que eu iria trabalhar apenas com meu amado boxer refrigerado a ar, hahaha)
obrigado, "Tio" Rui.
grande abraço.
É sempre bom termos explicações precisas ......... Abçs.
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