1972, eu estava com os Pirelli Corsa que fui buscar na fábrica com o Expedito, Guaraná acredito que já com os slick...
1971, estreei na Divisão Um e logo a seguir fui para Divisão 3 como Novato, foram 5 ou 6 corridas num VW da categoria, usávamos então os pneus Pirelli Cinturatto e na maioria dos carros eram configurados assim, rodas 13x 5.5` na dianteira com pneus 165/13 e na traseira 13x8` com pneus 185/13`. Pneus nacionais eram do regulamento da Estreantes e Novatos e mesmo a maioria dos pilotos graduados usavam uma configuração semelhante, fora as feras que corriam na Classe B com os Opalas, como o Pedro Victor, que usavam pneus importados de competição, mas uma grande mudança acontecia no mundo do automobilismo...eram os pneus SLICK, sim eles eram totalmente lisos e para nós era uma maravilha que logo estaria chegando!
Na foto de 1972 corro com um VW D3 que havia comprado do Marazzi, alguns pilotos já dispunham dos slicks comprados da Formula 2 quando da temporada brasileira, eu corria com Pirelli Corsa de competição, os mesmos usados pelas Alfas, muito mais rápidos que os Cinturatto mas nada que se comparasse aos slicks.
Estreantes e Novatos 1972, meus amigos Jr Lara e Teleco com os Cinturattos.
1972 E&N uma das feras da Kinko e Jr Lara no Sol
Pedro Victor e seu Opala D3, a foto deve ser de 1971 vejam os pneus GoodYear pré slick...
Zé Pedro
Ciro Cayres
Ah, os slicks! Lembro a 1ª vez que andei com eles e por mais que meu amigo Ricardo Achcar os deplore eles são sensacionais. Lembro de ter saído dos boxes em Interlagos e logo após ao entrar no Retão notar que em linha reta eles parecem dançar, parece que a linha reta vai e volta embaixo do carro e já ao frear para Três notei que o limite era muitos metros adiante, muitos mesmo!
Fui andando e pegando o limite que parecia sempre estar muito à frente, na Três que com os Cinturatto freávamos aos 80m e com os Corsa à uns 60m (essas distancias são mais ou menos pois na freada da Três havia uma placa nos 50m) freava além da placa e por incrível que pareça fazia a curva, o Sol então nem se diga, com os motores de então parecia que o limite nunca chegava, coisa que mais tarde e com a evolução dos motores ficou mais forte e aí sim valia a força de grip dos pneus.
OS SLICK
IMPORTADOS
Os primeiros slick acredito que da F2 internacional, na foto meus amigos Gauraná e Italo Adami com Robertinho.
Pedro Victor
Guaraná na equipe de Amador Pedro aí já com os Blue Strick (acredito ser esta a grafia!)
Ingo
Guaraná e Ingo
Ney Faustini
Bé- Clelio Moacyr de Sousa.
Esperando a abertura dos boxes, começo de 70...
Luiz Pereira Bueno
OS NACIONAIS
Arturo e Amadeo com os Maggion.
Alex Silva pneus Maggion, Conde Pankowski e Luiz Eduardo Duran...
Elcio Pelegrini pneus Pirelli
Conde-Luiz Henrique Pankowski, Maggion de chuva
Duas configurações diferentes; TEP -Paulista da D3- eu com os Pneubrás de altura 20`nas quatro rodas 10.5x13 e Elcio com os Pirelli da F2 rodas 7x13 na frente com pneus altura 20`e 11x13 na traseira com pneus de altura 22`.
A EVOLUÇÃO
Lançamento da Lotus 72, Rindt com Chapman e Duckworth
Hill com a Lotus 49 em Monaco, pré slick...
Emerson em 1971 com a Lotus 72D já com os slick
Carlos Pace na temporada brasileira de Formula 2
Rui Amaral Jr
Na foto do Alex Silva, atras o Conde e depois Eu
ResponderExcluirGrande Rui,
ResponderExcluirHistórias que Vivemos é leitura obrigatória para quem gosta de automobilismo e quer entender um pouco mais do que acontecia nas pistas nos anos 1970. O que vocês faziam com os equipamentos da época era incrível. Eu, das arquibancadas, curtia muito tudo aquilo!
Obrigado Danilo, sempre uma grande honra tê-lo por aqui, um abração!
Excluirparecia a 23 de maio em dia de congestionamento chegava a ter 4 filas de fuscas buscando espaço..
ResponderExcluircoisa de maluco.. muito, muito legal lembrar do asfalto verdadeiro...