Bruce-McLaren Ford Cosworth DFV seguido de Pedro Rodriguez-BRM P133
1968 - Bruce buscava desde 1966 a afirmação de sua equipe na Formula Um, nos dois anos anteriores o carro e a equipe que levavam seu nome haviam usado os motores BRM V8 e V12 e um Ford V8, agora para temporada de 68 tinham o fabuloso Ford Cosworth DFV V8, lançado no anos anterior com uma magnífica vitória de Jim Clark em Zanvoort seguidas por mais três vitórias do Escocês. 1967 ainda seria o ano dos motores Repco-Brabham-Olds menos potentes porém mais confiáveis e o campeonato ficou com Denny Hulme pilotando uma Brabham-Repco.
Chega a quarta corrida da temporada, a Lotus havia dominado as três anteriores, com a vitória de Jim Clark em Kyalami e depois do trágico desaparecimento de Jimmy no acidente de Nurburgring correndo de Formula 2 as duas vitórias seguintes foram de Graham Hill pilotando a então imbatível Lotus 49 Cosworth DFV.
Na largada Amon dispara com a Ferrari alada para quebrar na oitava volta.
Em Spa a pole foi de Chris Amon, era a primeira corrida em que os carros usavam asas na F Um e a Ferrari alada de Amon enfiou quase quatro segundos no segundo colocado. A Lotus agora com Jackie Oliver ficaram apenas com o 14º de Hill e 15º de Oliver.
Foi a quarta e derradeira vitória de Bruce na Formula Um e a primeira de seu carro e equipe; a McLaren...
Largada
1º #22 Chris Amon - Ferrari 312/67/68 - 3'28.600
2º #7 Jackie Stewart - Matra MS10 - 3'32.300
3º #23 Jacky Ickx - Ferrari 312/67/68 - 3'34.300
4º #20 John Surtees - Honda RA301 - 3'35.000
5º #6 Denny Hulme - McLaren M7A - 3'35.400
6º #5 Bruce McLaren - McLaren M7A - 3'37.100
Bruce e a McLaren M7A
Ickx e a Ferrari 312 67/68
Resultado
1º #5 Bruce McLaren - McLaren M7A
2º #11 Pedro Rodriguez - Arthur Owen P133
3º #23 Jacky Ickx - Ferrari 312/67/68
4º #7 Jackie Stewart - Matra MS10
5º #2 Jackie Oliver - Lotus 49B 15
6º #15 Lucien Bianchi - Cooper T86B
Campeonato
1º Graham Hill - 24 pontos
2º Denny Hulme - 10
3º Bruce McLaren - 9
4º Jim Clark - 9
5º Pedro Rodríguez - 6
Construtores
1º Lotus-Ford - 29
2º McLaren-Ford -17
3º BRM - 12
4º Cooper - BRM - 9
5º Ferrari - 7
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.
Rui Amaral Jr