segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Nas pistas - 15/15 de Setembro de 2013

Fim de semana de belas corridas em Interlagos, tá certo que faltou público mas este é um assunto que com a ajuda de gente bem intencionada e que conhece vamos tentar reverter, afinal o espetáculo foi bonito.

Ana Luiza e Clovis
No ninho Della Barba
Foto:Danilo Boffo. 


Ney em foto do Humberto da Silva
 Em Santa Catarina meu amigo Ike deu um capote nos treinos e na corrida terminou em terceiro lugar, abaixo ele e Marcelo Pacheco.



No Sábado Jan Balder realizou mais um espetáculo com os antigos, Clovis Nogueira e sua irmã Ana Luiza Andreoni participaram no VW, sei que Ana Luiza neta de Luiz Carlos “Lulu” Lara Campos usou o capacete do avô, não cheguei à tempo de ver mas deve ter sido um belo momento. 
Na Força Livre, onde correm carros de três ou quatro categorias e apesar de algumas delas terem apenas dois ou três carros uma bonita corrida e uma bela vitória na geral de Ney Faustini, pilotando como um garoto impôs seu Stock à uma Maserati.
Na Clássicos outra bela corrida, movimentada e com um bom grid.
Na Spyder uma corrida de “gente grande”, com carros muito rápidos dando um belo espetáculo.
Sobre a Vee vou escrever abaixo, mas foi uma bela corrida.
No Domingo o belo espetáculo do Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos que já mostrei.
Como vemos um belo espetáculo e merecia muita gente nas arquibancadas...sem criticar ninguém porem pensando como sempre que a falta de divulgação, tarefa dos clubes, é que não trás o publico para ver bela corridas, mas acreditando que este quadro pode ser revertido, foi um fim de semana nas pistas dos bons! 

Vee




 Arturo, eu, Bruno e seu pai Emerson.


A categoria, criada por meus amigos Zullino e Joca, está se tornando um celeiro de pilotos, jovens com 16/17 anos disputam com pilotos mais experientes palmo a palmo. Hoje largando com mais ou menos vinte carros desde a largada um grupo de cinco ou seis disputam a ponta vindo logo a seguir outro grupo igual disputando o segundo pelotão...é um espetáculo!
Vou sempre esperando uma vitória do Heitor - Heitor Luciano Nogueira Filho- mas também para assistir o belo espetáculo. Neste Sábado o Arturo Fernandes e eu conversamos longamente com o Bruno, o menino está começando na categoria e ia largar em 16º, e do bate papo logo o Arturão disse que na corrida ele ia andar mais à frente, no 10º, e foi o que aconteceu, na 3ª ou 4ª volta seu motor teve problemas e ele abandonou.
Na frente eu não estava preocupado com o 5/6º tempo do Heitor, na balada dos primeiros e a meu ver nas primeiras voltas com o carro sobrando ele certamente iria disputar a ponta. O escapamento quebrado e a falta de freios nas últimas voltas o deixaram com o quinto lugar.
Acontece que logo após a vistoria alguns carros foram desclassificados mudando todo resultado da corrida.
Abaixo vou reproduzir um texto do João Luiz Cavalotti e um comentário do Heitor sobre o acontecido, no momento quero dizer que vejo a Vee, como disse acima, um celeiro, acredito que no ano que vem veremos disputas ainda mais belas, com pelotões de mais de dez carros disputando a ponta e outros tantos as posições seguintes,  e penso que as belas disputas na pista devam ser respaldadas por um regulamento firme, longamente discutido entre os participantes, para que depois do belo espetáculo o resultado não seja totalmente desvirtuado.
Com tantos amigos envolvidos na questão é o que penso, e como sei que cada um entende muito bem de carros e corridas tudo vai ser acertado à proporcionar a cada dia um espetáculo mais bonito!

Aos amigos Heitor, Zullino, Bruno e todos aqueles que fazem da Vee a categoria que é hoje.

Rui Amaral Jr   

Sem dúvida o Campeonato Paulista tem proporcionado diversas boas disputas, mas infelizmente só vê quem realmente acompanha diretamente o " circo" porque as pessoas de fora nem sabem o que acontece.......
Em relação à prova de Fvee foi sem dúvida a melhor corrida do ano com os cinco primeiros disputando desde a largada até a última volta. Fiz uma boa largada e pulei de 5o para 4o e fiquei trocando posições no bolo dos cinco prmeiros. Infelizmente algum dos competidores tocou meu escapamento em uma das disputas a acabou quebrando-o o que comprometeu um pouco minha velocidade e além disso as 15 voltas andando no vácuo reduziram muito a eficiencia dos freios e na hora que decidi " ir pra cima " na volta final, acabei ficando praticamente sem freio e numa manobra evasiva acabei tocando outro competidor, o que me levou imediatamente à reduzir minha velocidade e CEDER novamente a posição ao piloto, dentro do que eu entendo ser uma atitude digna de um piloto que respeita o companheiro.

Finda a prova, fomos para o traicional parque fechado e qual não foi a surpresa ao constatarem que 7 carros estavam com seus reguladores com pressão acima do permitido, entre eles o meu. O mais curioso é que essa inspeção já foi feita em outras etapas e nunca NINGUEM ficou fora. A explicação veio através da alta temperatura que corremos no sábado, o que " dilata/amolece a membrana do regulador, fazendo com que o limite do regulamento que é de 3.0bar, ficasse em cerca de 3.2bar. Foi argumentado que esse era o motivo mas os fiscais a FASP foram enfáticos e não aceitaram nova medição após período para resfriamento dos mesmos. Refizemos a medição EM PRESENÇA DE FISCAL DA FASP após 1:30h e a leitura foi de 2.8-2.9bar. No entanto o fiscal argumentou que já estava decidido e não havia o que ser feito....

Heitor Luciano  Nogueira Filho


    

O comentário de João Luiz Cavalotti

SOBRE AS LAMENTÁVEIS DESCLASSIFICAÇÕES NA FORMULA VEE FOI EU QUE JUNTO COM OS FISCAIS DA "FASP" AFERIO A PRESSÃO DE COMBUSTIVEL DOS "VEES", E COMO REPRESENTANTE DA "FUTURA" FABRICANTE DOS KITS DE INJEÇÃO UTILIZADOS PELOS CARROS, SOU TECNICAMENTE A PESSOA MAIS INDICADA PARA FALAR SOBRE OS ASPECTOS TÉCNICOS DESTA QUESTÄO: NO QUE DIZ RESPEITO AOS REGULADORES DE PESSÃO (SIMILARES AOS ORIGINAIS DA KOMBI DE 3BAR) É NORMAL UMA TOLÊRANCIA DE 10% ,PORTANTO, OS 0,2 OU 0,3 BAR A MAIS ESTÃO DENTRO DA TOLÊNCIA DA PEÇA (PROVA DISTO QUE FORAM 8 CARROS DESCLASSIFICADOS). SOBRE AS DIFERENÇAS QUE O AUMENTO DE PRESSÃO PODERIAM CAUSAR NO DESEMPENHO SÃO IRRELEVANTES E SEM FUNDAMENTO UMA VEZ QUE AS INJEÇÕES SÃO PROGRAMAVEIS E É MAIS FÁCIL E LÍCITO ALTERAR O MAPA DE COMBUSTIVEL QUE ALTERAR A PRESSÃO. QUANDO FOI FEITO O ADENDO DO REGULAMENTO QUE IMPLANTOU AS INJEÇÕES ELETRÔNICAS, FOI SUJERIDO POR NÓS ACRESCENTAR A TOLERÂNCIA DE 10% AO VALOR DA PRESSÃO. 
MINHA OPINIÃO PESSOAL É QUE ESTAS DESCLASSIFICAÇÕES SÃO NO MINIMO INJUSTAS E SÓ SERVIRAM PARA TIRAR O BRILHO DESTA BELA DISPUTA E MUDAR TALVEZ DECISIVAMENTE A HISTÓRIA DO CAMPEONATO, O QUE SÓ POSSO LAMENTAR.

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PS:...final de tarde, sentados à mesa no bar do autódromo Lia Lara Campos, Edimar e Jackie Della Barba a aniversariante, Arturão, Duran e a filhota Eduarda, Joca, Marcelo Monte e eu conversávamos, víamos a agitação da Vee com a preocupação do Heitor e de de todos...mas o papo agradável seguia, conversávamos sobre o que gostamos e modestamente entendemos, e o melhor de tudo entre amigos...



FOTOS: Reginaldo Vitullo, Humberto da Silva Fotografia, Danilo Boffo

11 comentários:

  1. O automobilismo continua saudável.. grandes disputas em categorias para todos os gostos e para todos os " pés "... É amigo Rui, seria maravilhoso a reversão do quadro no que concerne ao público. Ter de volta a casa cheia ..

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  2. Sem dúvida o Campeonato Paulista tem proporcionado diversas boas disputas, mas infelizmente só vê quem realmente acompanha diretamente o " circo" porque as pessoas de fora nem sabem o que acontece.......
    Em relação à prova de Fvee foi sem dúvida a melhor corrida do ano com os cinco primeiros disputando desde a largada até a última volta. Fiz uma boa largada e pulei de 5o para 4o e fiquei trocando posições no bolo dos cinco prmeiros. Infelizmente algum dos competidores tocou meu escapamento em uma das disputas a acabou quebrando-o o que comprometeu um pouco minha velocidade e além disso as 15 voltas andando no vácuo reduziram muito a eficiencia dos freios e na hora que decidi " ir pra cima " na volta final, acabei ficando praticamente sem freio e numa manobra evasiva acabei tocando outro competidor, o que me levou imediatamente à reduzir minha velocidade e CEDER novamente a posição ao piloto, dentro do que eu entendo ser uma atitude digna de um piloto que respeita o companheiro.
    Finda a prova, fomos para o traicional parque fechado e qual não foi a surpresa ao constatarem que 7 carros estavam com seus reguladores com pressão acima do permitido, entre eles o meu. O mais curioso é que essa inspeção já foi feita em outras etapas e nunca NINGUEM ficou fora. A explicação veio através da alta temperatura que corremos no sábado, o que " dilata/amolece a membrana do regulador, fazendo com que o limite do regulamento que é de 3.0bar, ficasse em cerca de 3.2bar. Foi argumentado que esse era o motivo mas os fiscais a FASP foram enfáticos e não aceitaram nova medição após período para resfriamento dos mesmos. Refizemos a medição EM PRESENÇA DE FISCAL DA FASP após 1:30h e a leitura foi de 2.8-2.9bar. No entanto o fiscal argumentou que já estava decidido e não havia o que ser feito....

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  3. Rui pena que voce nao viu o grande desempenho da Ana como navegadora inspirada pelos bons fluidos do LULU

    Abraços

    Clovis Nogueira

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    1. Ótimo Clovis, aliás os três influenciados pelos bons fluidos do Lulu sobre a supervisão da Lia!

      Um abraço

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  4. A culpa não é dos fiscais e sim de quem redigiu esse regulamento da Fvee. Nota-se a falta de informação pois a temperatura ambiente altera qualquer mecanismo regulador de pressão por esse motivo é que ate hoje em veículos de competição se usa regulador de pressão de freio (ex.)......

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  5. Rui segue link de um video do fusca em ação vale pelo ronco do motor porque a pilotagem ...

    http://youtu.be/uGagzo-h_lI

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    1. Caro anonimo,belo ronco, parece que conheço os personagens seriam da família Alicatão que vem desde o avô, passando pelo tio e o irmão que corre numa certa formula, a acompanhante com certo receio seria a Manduquinha?
      Amanhã vai para o blog!

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  6. Permaneco amonimo para nao ser incomodado por empresarios inescrupolosos querendo que eu va para a europa guiar agueles carros de plastico que eles chamam de F1

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  7. Valeu mestre Rui. Obrigado pela lembrança. O capote foi na 1ª bateria. Vinha bem, na balada dos primeiros colocados, mas infelizmente fui traído pelas armadilhas das pistas de terra. Conseguimos colocar o carro em ordem para a bateria de domingo e consegui um ótimo terceiro lugar, levando em consideração o estado da "barata". Forte abraço empoeirados.

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Rui Amaral Jr