Acabei "pulando" o relato da sexta etapa por ter sido muito polêmico o seu desfecho mas como ainda não terminou o dito " processo", vou contar o que aconteceu na 7a Etapa do Paulista de F.Vee disputada no último sábado dia 20/7.
Como nosso motor já estava com 7 corridas, fui " convencido" (kkkk) a montar um novo motor pelo meu preparador o Humberto Guerra da HT Guerra. Compramos todos os " ingredientes" da receita para fazer um bom bolo ( ops....motor) e logo depois da sexta etapa começamos a montá-lo, e como diversos processos envolvem trabalho de terceiros, a montagem sempre é demorada, mas foi finalizada na segunda feira da semana da corrida e o motor montado no carro na terça feira.
Após a montagem fizemos a primeira " ligada" e demos vida ao novo motor. Feitas todas as checagens de pressão, temperatura, vazamentos etc... constatamos que estava tudo perfeito o que já viabilizava o amaciamento na quinta feira de treinos livres.
Paralelo à montagem do novo motor, fizemos uma revisão no motor original ( não é velho não..kkkk) e trocamos as bronzinas que já apresentavam alguns sinais de desgaste e deixamos ele de stand-by para caso de alguma emergência.
Quinta feira pela manhã participamos do primeiro treino as 8:00h e rodamos praticamente durante todo o treino de 40 minutos em velocidade bem moderada, fazendo algumas paradas para ajuste de mapa de injeção e adicionando álcool no tanque. Tudo perfeito, pressão Ok, temperatura Ok.
Segundo treino as 11:00h saímos já exigindo mais do motor, mas logo no início do treino tivemos um acidente de um F.Vee que interrompeu o treino durante vários minutos e com isso pudemos rodar cerca de 15 minutos apenas....
As 14:00h participamos do treino final e já começamos a fazer voltas mais rápidas e simulamos uma corrida perfazendo 14 voltas sem parar a fim de testar a durabilidade e performance do motor, embora ainda não estivéssemos exigindo toda a rotação permitida para uso na F.Vee que é de 6200rpm...
Final do dia, estávamos bem contentes com os resultados e confiantes para os treinos oficiais da sexta feira.
Sexta feira, o primeiro treino iniciou-se as oito horas e fomos os primeiros a entrar na pista. Como de costume iniciei a primeira volta em velocidade moderada, porém quando contornei o Laranjinha senti o motor " amarrar levemente" e imediatamente a pressão de óleo foi a zero, instintivamente cortei o motor e encostei o carro na grama para sair da zona de escape , acenei para os fiscais e acabei seguindo de reboque para os boxes. Quando lá cheguei reportei o fato aos membros da equipe que ligaram o motor e constataram que a pressão oscilava demasiadamente, embora o motor não apresentasse nenhum sinal de " batida" e resolveram checar o sensor de pressão do óleo. Acabei desistindo desse primeiro treino e trocamos o tal sensor, mas mesmo depois da troca a pressão continuava muito inconstante. Resolvi sair assim mesmo para o segundo treino e dar uma volta devagar para ver o que acontecia, mas dei a volta toda devagar e o problema persistia, acabei retornando aos boxes ( sem reboque...kkk) e desisti novamente do treino procurando localizar qual a razão do problema. Há muito se fala de eventuais problemas dessas carcaças de motor " mexicanas" com duas válvulas reguladoras de óleo e focamos nossos esforços para essa direção, procurando localizar alguma falha nesse componente. Retiramos as válvulas e até achamos sinais de eventuais travamentos. Isso nos deixou de certa forma contentes pois possivelmente localizamos a fonte dos problemas....
Após retirarmos as mesmas e fazermos um polimento nas mesmas recolocamos as tais nos seus devidos locais e demos partida novamente....para nossa tristeza o problema persistiu e aí nesse instante , tomamos a decisão de trocar esse motor pelo velho e bom " original" ...
O maior problema com o " original" é que ele estava com bronzinas novas e não teríamos tempo hábil antes da classificação para realizar o amaciamento do mesmo.
Largando na pole...
No sábado pela manhã deixamos o motor funcionando o quanto foi possível, e embora fosse ainda muito pouco não tínhamos outra opção que não fosse participar da classificação com esse motor...
Entrei na classificação rodando com o motor inicialmente a 3000rpm, depois subindo para 3500, 4000, 4500, 5000, 5500 e finalmente na última volta eu acelerei tudo que era possível e minha paciência com o "original" foi recompensada pois assinalamos a POLE POSITION, sendo os únicos a rodar na casa de 2:01, com 2:01.810, oito décimos mais rápidos que o segundo colocado que assinalou 2:02:600 !!!!
Comemoramos bastante essa P1 pois a sexta feira foi muito ruim para nós e o trabalho da Equipe HT Guerra foi perfeito durante a sexta à noite deixando o carro 100% para o sábado !!!
Bom, largamos na P1 e fizemos uma ótima largada, mantendo a P1 no fechamento da primeira volta, porém o Fernando Monis vinha num ritmo muito forte e acabou encostando e aí começou uma troca de posições que durou até a 14 ( !!!!????) volta, quando ele que estava em primeiro fez a curva do Mergulho e eu colado no seu câmbio, quando acendeu a luz de pressão de combustível e meu carro falhou, permitindo que ele abrisse aproximadamente a distância de 1 carro na entrada da Junção, tentei pegar seu vácuo na subida do Café e consegui só que tardiamente e pouco antes da bandeirada tirei de seu vácuo desviando para a direita mas ele acabou cruzando 26 milésimos de segundo na minha frente !!!
A chegada à 27/1.000...
Infelizmente ocorreu uma falha do Clube Organizador o São Paulo Auto Motor Clube, que colocou no Adendo de Prova da 7a Etapa, a duração da F.Vee com 30 minutos ao invés dos regulamentados 12 voltas ou 25 minutos, com isso a corrida acabou estendendo-se até a 15a volta, o que ocasionou essa falha no meu sistema de alimentação já que a previsão era para 12 voltas e não 15 como acabou sendo. Tivemos inclusive piloto que parou sem combustível na última volta !!!!!!
Finda a corrida subi juntamente com o organizador nosso grande Roberto Zullino para falarmos com o Sr. Ernesto Costa e Silva , Diretor de Prova e o mesmo disse que o Adendo havia sido publicado há mais de 20 dias e não houve nenhuma reclamação sequer...resumindo a história, NINGUÉM leu essa parte do cronograma, muito provavelmente pelo fato de já ser tão comum o tempo de duração, que não passou pela cabeça de ninguém uma possível mudança.....
E assim acabou a prova mais longa da história da F.Vee ...com
15 voltas...vamos pra próxima...
Abraço a todos
Heitor Luciano Nogueira Filho
FOTOS E VÍDEO: Ana Luiza Andreoni
1) 34-Fernando Monis, (15 voltas) 31:03.115
2) 55-Heitor Nogueira Filho, à .024
3) 36-Flavio Matheus, à 14.472
4) 50-João Tubino Nt, à 14.505?
5) 51-Arthur Leme, à 28.924?
6) 19-Rodrigo Rosset, à 29.090?
7) 78-Bruno Leme, à 29.350?
8) 32-Daniel Ebel, à 29.711?
9) 8-Edu Dias, à 31.646?
10) 44-Marco Vale, à 51.059?
11) 18-Ricardo Mangolini, à 53.795?
12) 16-Ricardo Soares, à 56.697?
13) 30-Marcelo Chamma, à 1:28.283
14) 27-Sergio Silva, à 1:30.952?
15) 7-Emilio Padron, à 1 volta?
16) 21-Vinicius Serafim, à 2 voltas?
17) 1-Marcus Leao, à 5 voltas?
18) 89-Glaucio Doreto, à 6 voltas?
19) 11-Marcio Mauro, à 9 voltas?
20) 0-Wanderley Valente, à 9 voltas
21) 14-Matheus Jacques, à 10 voltas?
22) 23-Willian Daulisio Jr, à 13 voltas?
23) 63-Luiz Reis F., à 14 voltas
Melhor Volta: Fernando Monis (34), 2:01.939 (média de 127,214 km/h), na 2ª volta
Resultado da 7a etapa do Campeonato Paulista
1) 34-Fernando Monis, (15 voltas) 31:03.115
2) 55-Heitor Nogueira Filho, à .024
3) 36-Flavio Matheus, à 14.472
4) 50-João Tubino Nt, à 14.505?
5) 51-Arthur Leme, à 28.924?
6) 19-Rodrigo Rosset, à 29.090?
7) 78-Bruno Leme, à 29.350?
8) 32-Daniel Ebel, à 29.711?
9) 8-Edu Dias, à 31.646?
10) 44-Marco Vale, à 51.059?
11) 18-Ricardo Mangolini, à 53.795?
12) 16-Ricardo Soares, à 56.697?
13) 30-Marcelo Chamma, à 1:28.283
14) 27-Sergio Silva, à 1:30.952?
15) 7-Emilio Padron, à 1 volta?
16) 21-Vinicius Serafim, à 2 voltas?
17) 1-Marcus Leao, à 5 voltas?
18) 89-Glaucio Doreto, à 6 voltas?
19) 11-Marcio Mauro, à 9 voltas?
20) 0-Wanderley Valente, à 9 voltas
21) 14-Matheus Jacques, à 10 voltas?
22) 23-Willian Daulisio Jr, à 13 voltas?
23) 63-Luiz Reis F., à 14 voltas
Melhor Volta: Fernando Monis (34), 2:01.939 (média de 127,214 km/h), na 2ª volta
A válvula de by pass tem que ser feita usando-se a válvula da carcaça de apenas um by pass torneando-se a cabeça retirando os anel. As válvulas importadas EMPI feitas na China emperram. A mola tem que ter comprimento de 7 elos.
ResponderExcluirAcho que todo mundo comeu mosca nos tais 30 minutos, mas gostei do "erro" , pois a corrida ficou melhor, vamos ver se adotamos os 30 minutos. O Clube não errou, o Clube escolheu, mas a intenção das 12 voltas ou 30 minutos no Regulamente não é propiciar escolha, é apenas um dispositivo para que a corrida termine no tempo máximo caso haja chuva ou acidente que aumente muito os tempos. Aprendemos mais uma.
Caro Zuzu, vou discordar de você no caso da afirmação do Clube ter " escolhido" a opção de 30 minutos, pois se ver todos adendos anteriores, a duração era de 12 voltas ou 25 minutos e não trinta...o São Paulo Auto Motor Clube comeu bola nesse adendo.....
ResponderExcluirPessoalmente eu também sou favorável a mudarmos a duração de nossas corridas para 30 minutos, desde que tenhamos ciência dessa mudança ANTES da corrida e não depois dela....KKKKKKKK
Abraço a todos
Vamos dizer melhor, a moça do Clube escolheu, ninguém notou e foi impresso, ninguém leu ou reclamou ficou valendo e bem antes da corrida, uns 20 dias. É a lei.
ResponderExcluirConforme falei na hora Dormientibus non sucurrit juris como dizia Caio Julio Cesar e se não disse deveria ter dito, O Direito não socorre aos que dormem.
A obrigação do piloto e preparador é sentar antes da corrida com todos os documentos à mão como regulamento, adendo da prova e estabelecer a estratégia. A estratégia de uma corrida de 12 voltas pode ser completamente diferente de uma de 15 voltas.
Formula Vee é aprendizado também.
Com toda certeza Zuzu, foi uma falha de planejamento estratégico, mais uma lição pro "caderninho" ..kkk
ResponderExcluirPelo menos nunca mais vou deixar de ler o adendo em sua íntegra !!!!!