Raramente se vê pela mídia televisiva algum piloto de competição ser entrevistado em talks show ou qualquer outro programa de entrevistas, agora quando se trata de um jogador de futebol tem até edição extra com interrupções para flashes instantâneos. Recentemente tivemos a vitória de um brasileiro na mais sensacional e fantástica corrida de automóvel do mundo, as 500 Milhas de Indianápolis, porem pouco se falou e se mostrou o feito e a gloria desse brasileiro. Será que piloto de competição é profissão marginalizada? Enquanto pagamos para dar espetáculo arriscando nossas vidas na pista, pois o esporte que praticamos é de risco, muito maior que o risco do futebol, será que o palhaço do circo paga para fazer parte do espetáculo? Será que o jogador de futebol paga para jogar, para cuidar da saúde com os melhores médicos do país, será que paga as viagens para todo o pais e até fora dele, será que paga toda a alimentação e a estadia nos melhores hotéis das cidades? Estão vendo quantos absurdos a gente tem que assistir...Não sou contra o futebol muito pelo contrario, gosto até demais e acompanho também, mas são muitos absurdos e muita desigualdade praticada que fico indignado de ver tanta coisa errada. Outro exemplo mais gritante ainda, foi a destruição (ou o loteamento) do Autódromo de Jacarepaguá, e a reconstrução do novo Maracanã, será que os cartolas futuramente também irão lotear a área que está construído o novo Maracanã?
Hoje se endeusa ídolos como Neymar e esquecem de Senna, Emerson, Piquet e tantos outros. Quantas vezes assistimos entrevistas ou participação desses heróis na televisão aberta?
Corrida de carros e pilotos só são noticias quando tem acidentes fatais.
Até quando nós os pilotos de carros de corridas seremos discriminados? Eu acho que isso também é booling.
É muito triste ver tantos talentos da pista simplesmente esquecidos, homens que sempre com muito heroísmo, dedicação e trabalho também levaram o nome deste Pais às alturas.
Mas como aqui é o pais do futebol e dos absurdos, temos que nos contentar com todo esse lixo que somos obrigados a engolir, e fazer vistas grossas aos descasos e aos pouco casos de tantas vulgaridades nos dias de hoje.
Enfim eu teria muito mais assunto e muitos mais absurdos para escrever, mas deixo que a própria consciência de todos os que lerem este artigo, façam suas próprias criticas e análises.
Preciso falar mais alguma coisa?
Crônica de um ex-piloto que fez de um hobby a sua profissão.
Pedro Garrafa
3 Horas de Londrina, de cabelos brancos e "uma certa barriguinha" Carlos Jaqueire...
3 Horas de Londrina
500 Milhas
Amanda
Pedrão aprontando!
À esquerda Nando Jaqueire e Pedro ao lado do ídolo Camilo Christófaro, dois batalhadores de nosso automobilismo...
----------------------------------------------------------------------------------
Na semana que passou vibramos com as vitórias do Heitor e Francis, ainda com a de Tony em Indianópolis mas a grande verdade, como mostra o Pedro, é que nosso automobilismo é feito sobretudo por abnegados, gente que ama o esporte e tal como meu amigo fica indignado com todo estado de coisas que nele acontecem, ou deixam de acontecer.
Como digo sempre ao Pedro e meu amigos; um putabraço Pedrão e à todos.
Rui Amaral Jr
Pedro, Rui:
ResponderExcluirImportante esse desabafo Pedrão, sem um ídolo na F1, com os pilotos brasileiros servindo de coadjuvantes das estrelas, deveríamos nos voltar para o trabalho de base, buscando novas alternativas para a formação. Mas acabamos com as fórmulas, o kart está longe de ter uma cobertura pelo menos razoável e só foi notícia com a morte do piloto há alguns dias.
E a principal categoria de turismo, Stock Car virou um circo mambembe, com carros velhos e inseguros, além de pilotos meia boca ou veteranos.
Valeu pelo retorno do Pedro, que tem histórias maravilhosas.
Abraços.
Danilo Kravchychyn - Ponta Grossa - PR
Danilo, são tantas historias e tantos fatos para serem contados, porem a indignação com o descaso dos dirigentes e orgãos de imprensa deste pais me fazem calar e me retrair de vergonha, pois enquanto se gastam fortunas incalculaveis em reconstrução de estadios, se loteiam as areas aonde existem autodromos e fecham hospitais, e não se destinam verbas para leitos de UTIS, e o povo não trabalha só porque para não perder a Bolsa Familia, como poderemos nós simples mortais ter orgulho de um pais como este?
ExcluirObrigado por suas palavras e atenção....Um grande abraço para todos os esportistas pilotos e preparadores e tambem para todos os demais.
Bonita matéria Pedro, você está de parabéns concordo com tudo e mais um pouco que você falou...mas eu por hora deixarei a minha caixa de ferramenta fechada, mas o dia que eu abri-la, vai voar muita coisa...abraço.
ResponderExcluirMeu estimado amigo Ferraz....ninguem melhor que voce para falar sobre tudo o que se passa e já se passou nas pistas brasileiras, pois alem de saber o que fala, viveu disso tambem como eu.Tenho certeza que sua larga experiencia e vivencia relatam a pura e dura realidade de nosso pobre automobilismo, pois durante anos acompanho seu grito de socorro e de justiça por um automobilismo decente e digno, coisas bastante improvaveis pois a mentalidade de nossos cartolas só estão voltadas para os lucros financeiros em suas contas bancarias proprias.Sei tambem que o dia em que voce se manifestar, o circo vai pegar fogo, e como sempre será voce sozinho contra uma legião de maus carater e de canalhas que regem nosso tão despresado automobilismo.Mas lembre-se voce não estará sozinho.Um grande abraço meu amigo.
ExcluirParabéns Pedro, você é ótimo!
ResponderExcluirMeu caro amigo Joel, vindo de voce até critica é um elogio para mim, pois vc sempre me deu forças para continuar e lutar por um automobilismo integro e verdadeiro, e o mais importante é que vc faz parte dessa historia tambem....obrigado mais uma vez meu amigo Joel....
ExcluirResista Pedrão.
ResponderExcluirNascemos na "Pátria de Chuteiras". Exceto quando temos um piloto vencedor, automobilismo é esnobado pela mídia.
Mas nunca esqueci desses heróis das pistas, que embora à distância, aprendi a admirar.
Como dizemos aqui no sul, não te mixa Pedrão.
Caranguejo
Caro amigo Caranguejo, suas sempre sábias palavras, nos motivam e incentivam a jamais desistir e lutar sempre, pois amamos aquilo que fazemos e desejamos um automobilismo de verdade como era em tempos atraz. Um abraço amigo Caranguejo.
ExcluirIsso mesmo Pedrão, faço "CORO" com este povo que escreveu aí em cima e digo mais se não fosse gente como vc, o Francis e tantos outro por aí, o nosso tão combalido automobilismo já teria acabado. Como diz o Francis vcs(Grande Rui, vc e tantos outros...)são nossos heróis de infância e de um tempo em que nem havia internet e a gente ficava imaginando como seria "tocar" um Div-3 na pista como era o ronco de tal carro, mas era um tempo de pilotos heróis e de muita garra, parabéns por vc representar e muito bem uma geração de "MALUCOS" apaixonados pelo nosso esporte!!!
ResponderExcluirObs:Pedrão só me explica o que é aquela cabine de 1924(Cachorro louco) que vc pôs um santoantônio,hahahaha!!!
Meu prezado amigo Fabiani , muito obrigado por sua concordancia e por suas palavras, mas lembre-se voce representa nossa classe hoje, quero dizer voce é o nosso futuro, continue sempre com esse espirito esportivo e essa competitividade que sempre teve, pois só assim se faz um automobilismo de verdade.Obrigado amigo....Aquele caminhão eu fiz para o Rally dos Sertões e participou com muito sucesso.
ExcluirGrande Pedrão, show de roda! Você é O CARA!!!!
ResponderExcluirInfelizmente os valores estão invertidos/deturpados. Um jogador de futebol meia boca ganha 80 mil reais por mês, mais todas as mordomias a que "tem direito" por causa do contrato. Um preparador, que muitas vezes emprega mais de uma dezena de funcionários, não consegue cobrar quase nada, muitas vezes só os custos, pra poder colocar mais um carro na pista.
Pra me deixar feliz só se a Dilma emprestar a calculadora dela, pois naquela as contas são bem mais legais do que aquelas que a calculadora lá de casa me mostra...
Pra finalizar: tenho no Fusca e no Passat o adesivo "TRUCK" colado.
Abraços empoeirados
Meu queerido amigo Francis....voce já é nos dias de hoje nosso mais fiel substituto (só não seja bração como nós fomos),,,,voce juntamente com o Fabiani e outros mais representam tudo aquilo que nós gostariamos de ser e fazer nos dias de hoje, porem compreendemos que já tivemos nosso tempo e nossas chances, agora as nossas esperanças estão voltadas para a nova geração que por sinal voce e mais alguns representam, nossas esperanças e nossas alegrias estão hoje todas voltadas em voces, e creia vibrei muito quando li que voce tinha vencido as duas baterias da ultima etapa,pois voce já estava fazendo por merecer a muito tempo, mas tudo tem a sua hora certa e felizmente essa hora chegou...Sucesso sempre , e lembre-se que os adesivos da TRUCK estrão sempre te acompanhando..
ExcluirQue 'responsa', Pedrão!
ExcluirSomos loucos, apaixonados e tentamos fazer aquilo que mais gostamos, e idade não é problema. Quem sabe o 'patrão velho' lá de cima nos presenteia qualquer dia com uma prova onde possamos brincar juntos, todos os ALICATÕES reunidos. Tudo é possível!!!
Grande abraço
Belo texto Pedro e faço coro à suas palavras ....... :(
ResponderExcluirMuito obrigado meu amigo Marco Barral, a sua opinião é de extrema importancia para nós.
ExcluirTô até as tampas de ver tanta porcaria endeuzada e sem merecimento que justifique o oba oba e, claro, o dindin que pinga na conta.
ResponderExcluirDá raiva ver um Templo vazio ou jogado às traças enquanto um monte de "sonhador" vai lutando por seus sonhos apesar de tudo.
Ainda bem.
Meu amigo Regi Nat Rock.....concordo plenamente com suas palavras e opinião.Um abraço amigo.
Excluir