terça-feira, 22 de janeiro de 2013

John Woolfe

917 o começo...

Ninguém tinha peito para enfrentá-lo e aí inclua-se Siffert, Ahrens, Dick Attwood, Vic Elford e Brian Redman, além do Seppi Siffert...
Gardner contou que precisava ficar atento pois devido as torções no chassi, ele nunca tinha certeza se o câmbio iria estar no mesmo lugar. 


24 Horas de Le Mans 1969 , John Woolfe

Tamanho era o desespero do fabricante para não "embuchar' com os carros que vendeu um chassi para o amador John Woolfe.
Mas Woolfe, um gentleman driver era suficientemente rico para dispor dos 140 mil Marcos para comprar o Porsche  e  encostar seu Chevron B12 com motor Repco F1.
Nos treinos de Le Mans 1969, o parceiro de Woolfe, Digby Martland abandonou a equipe declarando que o carro era veloz  demais para ele: quase batera nos treinos.
Woolfe recebeu então os reforços de dois tarimbados homens de Stuttgard: Kurt Ahrens, que treinou e classificou o Porsche e Herbert Linge, que faria dupla com John.
Nono lugar no grid, naquele tempo a largada era a tradicional carros de um lado, pilotos do outro; dado o sinal, corre-se até os carros e quem chegar a curva por último é a mulher do padre.
Woolfe, o menos experiente da equipe resolveu que ele participaria da largada. Sua família estava presente para vê-lo e o Porsche lhe pertencia.
O mais sensato seria largar com Linge.







No larga, Woolfe não deve ter lembrado de atar o cinto de segurança, dizem que também não fechou a porta direito.
Ele não durou uma volta. Ao aproximar-se de Maison Blanche, perdeu o controle do 917, bateu na proteção, capotou  e incendiou-se.
Como não estava atado, foi jogado para fora do carro e morreu quando estava sendo transportado em um helicóptero para o hospital.
Foi nessa corrida que Jacky Ickx fez um protesto diferente. Na largada, enquanto todo mundo corria como se fossem fundistas, Ickx atravessou a pista andando calmamente. Ele assumiu o seu Ford GT40, afivelou bem o cinto, fechou a porta e saiu em último.


GT40 de Ickx/Oliver, o vencedor de Le Mans 1969
O último a largar...

E venceu a prova, com Jackie Oliver.

Caranguejo





NT: O 917 custava em 1969 o equivalente à 10 Porsche 911.

3 comentários:

  1. Belo post (como sempre) e belíssimo vídeo Rui.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Jackie Ickx, un grande, se burló de todos poniendo la seguridad en primer lugar, largó último y ganó la carrera.
    En honor a John Woolfe.
    Abrazos!
    Juanh Racing Team
    http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/

    ResponderExcluir
  3. Fabiani C Gargioni #2723 de janeiro de 2013 às 21:48

    Grande Rui, por estats e por outras "HISTORIAS" é que eu acho este "nosso" esporte tão FANTASTICO, valeu Caranguejo!!!

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr