segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

UMA FORMULA PARA O BRASIL


  
Link

Mostrei antes o lançamento da categoria e regulamento, e fui buscar na Quatro Rodas Digitalizada suas primeiras corridas.  No primeiro ano a Formula Ford já teve um campeonato gaúcho e o brasileiro, que foi composto de quatro corridas. No brasileiro se destacaram dois pilotos que já estavam nas pistas à um bom tempo, Chico deveria ter por volta de 29 anos e Pedro era mais velho.
À partir do segundo ano alguns novos talentos começavam a aparecer, entre eles Alex Dias que chegou à Formula Um e Clovis Moraes excelente kartista gaúcho. 
O custo da categoria era relativamente baixo, o que ao longo dos anos em que ela existiu, possibilitou que vários pilotos começassem seus caminhos através dela.
Para mim um campeonato épico foi o de 1978, vencido por Amedeo Ferri que corria com orçamento reduzidíssimo e com a ajuda apenas de sua mulher Elza nas corridas.
Abaixo vejam alguns nomes da F.F que chegaram à Formula Um, Formula Indy e outras categorias do automobilismo internacional.
Hoje o que precisamos no Brasil é uma ou duas categorias semelhantes como disse o Chico Lameirão. Uma com os vários motores 1.000cc, que hoje existem aqui no Brasil e outra com motores 1.600cc, ambas com pneus radias.
Para que isto volte à acontecer, precisamos uma mudança radical em nossas autoridades e legislação esportiva, que as categorias tenham prêmios de largada e chegada e a devida divulgação em nossa imprensa, coisa que nossos dirigentes atuais parecem querer ignorar!
Imaginemos hoje, com a grande quantidade de montadoras que temos por aqui, aqui enorme quantidade de revendas, e podemos imaginar um grid lotado, apoio da imprensa, e muitas empresas investindo. Emprego para nossos preparadores e mecânicos, e uma grande maneira de revelar novos talentos.

NT: Em 1972 eu tive vontade de correr de F. Ford, mas com meus 1.90m e pés tamanho 45, me senti muito desconfortável num desses carros, alguns pilotos quase de meu tamanho tentaram, elevando o Sto Antonio e com outras alterações, mas além de mudar muito o comportamento dinâmico do carro, ficava todo conjunto muito pesado.
Eu magro peso 92 kg, algo no mínimo 30kg a mais que o Chico e uns 40 a mais que o Alex. E entrar num carro de corridas para de cara perder no mínimo um ou dois segundos por volta, nunca foi meu ideal!   

Rui Amaral Jr



 Mestre Crispim e Chico Lameirão






Temporada 1971

1 – Tarumã (RS)            12/09/1971        Francisco Lameirão (SP) – Bino/Hollywood-Shell
2 – Interlagos (SP)        31/10/1971        Pedro Vitor de Lamare (SP) – Bino/Banco SP-Bardahl
3 – Interlagos (SP)        07/11/1971        Francisco Lameirão (SP) – Bino/Hollywood-Shell
4 – Tarumã (RS)            28/11/1971        Francisco Lameirão (SP) – Bino/Hollywood-Shell
                                                          
1972

1 – Tarumã (RS)            09/04/1972        Clóvis de Moraes (RS) – Bino/Shelton
2 – Curitiba (PR)           21/05/1972        Clóvis de Moraes (RS) – Bino/Shelton
3 – Tarumã (RS)            12/06/1972        Alex Dias Ribeiro (DF) – Bino/Hollywood
4 – Interlagos (SP)        01/10/1972        Clóvis de Moraes (RS) – Bino/Shelton
5 – Tarumã (RS)            19/11/1972        Alex Dias Ribeiro (DF) – Bino/Hollywood

1973
      
1 – Tarumã (RS)            11/03/1973        Clóvis de Moraes (RS) – Bino/Shelton
2 – Interlagos (SP)        27/05/1973        Alex Dias Ribeiro (DF) – Bino/Hollywood
3 – Curitiba (PR)           17/06/1973        Francisco Lameirão (SP) – Bino/Motorádio
4 – Interlagos (SP)        15/07/1973        Alex Dias Ribeiro (DF) – Bino/Hollywood
5 – Tarumã (RS)            19/08/1973        Alex Dias Ribeiro (DF) – Bino/Hollywood
6 – Interlagos (SP)        07/10/1973        Alex Dias Ribeiro (DF) – Bino/Hollywood
7 – Tarumã (RS)            24/11/1973        Clóvis de Moraes (RS) – Bino/Shelton

1974

1 – Interlagos (SP)        03/08/1974        Clóvis de Moraes (RS) – Bino/Hollywood
2 – Tarumã (RS)            08/09/1974        Clóvis de Moraes (RS) – Bino/Hollywood
3 – Cascavel (PR)         29/09/1974        Clóvis de Moraes (RS) – Bino/Holywood
4 – Tarumã (RS)            20/10/1974        Clóvis de Moraes (RS) – Bino/Hollywood
5 – Goiânia (GO)           27/10/1974        Clóvis de Moraes (RS) – Bino/Hollywood

1975

1 – Interlagos (SP)        02/03/1975        Clóvis de Moraes (RS) – Bino/Hollywood
2 – Tarumã (RS)            26/04/1975        Francisco Feoli (RS) – Bino/Telefunken-Cambial
3 – Brasília (DF)            08/06/1975        Clóvis de Moraes (RS) – Bino/Hollywood
4 – Goiânia (GO)           15/06/1975        Francisco Feoli (RS) – Bino/Telefunken-Cambial
5 – Tarumã (RS)            31/08/1975        Clóvis de Moraes  (RS) – Bino/Hollywood
6 – Interlagos (SP)        26/10/1975        Raul Natividade Jr. (SP) – Bino/Caltabiano Ford

1976

1 – Goiânia (GO)           09/05/1976        Ricardo Lenz (SP) – Bino-TB/Vicsa-Perfect Circle
2 – Brasília (DF)            27/06/1976        José Pedro Chateaubriand (SP) – Avallone/Brahma
3 – Tarumã (RS)            29/08/1976        Walter Soldan (RS) – Bino/Casa das Lâmpadas
4 – Cascavel (PR)         19/08/1976        Amedeo Ferri (RS) – Bino/Rádio Pampa
5 – Guaporé (RS)          17/10/1976        Amadeo Campos (SP) – Bino/Terbrim
6 – Interlagos(SP)         13/11/1976        José Pedro Chateaubriand (SP) – Avallone/Brahma

1977

1 – Guaporé (RS)          24/04/1977        Amedeo Ferri (RS) – Bino/Wiskão-Bondinho
2 – Tarumã (RS)            15/05/1977        Fábio Bertolucci (RS) – Bino/Malhas Annerose
3 – Brasília (DF)            12/06/1977        Arthur Bragantini (SP) – Bino/ACP-Charly
4 – Cascavel (PR)         24/07/1977        Jayme Figueiredo (RJ) – Bino/Royal Air Maroc
5 – Goiânia (GO)           21/08/1977        Arthur Bragantini (SP) – Bino/ACP-Charly
6 –  Jacarepaguá(RJ)     16/10/1977        Jayme Figueiredo (RJ) –Bino/Royal Air Maroc
7 – Interlagos (SP)        11/12/1977        Arthur Bragantini (SP) – Bino/Gledson-ACP-Charly
8 – Interlagos (SP)        16/12/1977        Arthur Bragantini (SP) – Bino/Gledson-ACP-Charly

1978


1 – Guaporé (RS)          19/03/1978        Amedeo Ferri (RS) – Bino/Relógios Yema
2 – Cascavel (PR)         07/05/1978        Amedeo Ferri (RS) – Bino/Relógios Yema
3 – Brasília (DF)            07/08/1978        Arthur Bragantini (SP) – Bino/Gledson
4 – Goiânia (GO)           03/09/1978        Maurizio Sandro Sala (SP) – Avallone/Rodas Scorro
5 – Jacarepaguá(RJ)      05/11/1978        Fernando Ribeiro (DF) – Polar/Casa Planeta Pneus
6 – Interlagos (SP)        25/11/1978        Amedeo Ferri (RS) – Bino/Relógios Yema-Heliar-Inpel

1979

1 – Interlagos (SP)        29/04/1979        Arthur Bragantini (SP) – Bino/Gledson-Coca Cola
2 – Cascavel (PR)         06/05/1979        Arthur Bragantini (SP) – Bino/Gledson-Coca Cola
3 – Tarumã  (RS)           03/06/1979        Luís Alberto Ribeiro de Castro (RS) – Bino/Laênio
4 – Jacarepaguá(RJ)      08/07/1979        Eduardo Cardoso (RJ) – Avallone/Staroup
5 – Jacarepaguá(RJ)      07/09/1979        Rui Croce Guimarães (RJ) – Bino/Bardahl
6 – Goiânia (GO)           14/10/1979        Cláudio Mueller (RS) – Bino/Particular
7 – Interlagos (SP)        02/12/1979        Arthur Bragantini (SP) – Bino/Gledson-Coca Cola

1980

1 – Interlagos (SP)        27/04/1980        Arthur Bragantini (SP) – Bino/Gedore-Transbrasil
2 – Cascavel (PR)         18/05/1980        Arthur Bragantini (SP) – Bino/Gedore-Transbrasil
3 – Brasília (DF)            08/06/1980        Arthur Bragantini (SP) – Bino/Gedore-Transbrasil
4 – Jacarepaguá(RJ)      06/07/1980        Arthur Bragantini (SP) – Bino/Gedore-Transbrasil
5 – Tarumã (RS)            03/08/1980        Arthur Bragantini (SP) – Bino/Gedore-Transbrasil
6 – Guaporé (RS)          10/08/1980        Arthur Bragantini (SP) – Bino/Gedore-Transbrasil
7 – Goiânia (GO)           21/09/1980        Arthur Bragantini (SP) – Bino/Gedore-Transbrasil
8 – Interlagos (SP)        09/11/1980        Arthur Bragantini (SP) – Bino/Gedore-Transbrasil

1981

1 – Interlagos (SP)        12/04/1981        Maurizio Sandro Sala (SP) – Bino/Particular
2 – Cascavel (PR)         10/05/1981        João Alfredo Ferreira (RS) – Bino/ Iec-Rollei-Bagunça
3 – Brasília (DF)            14/06/1981        Walter Soldan (RS) – Bino/Particular
4 – Goiânia (GO)           28/06/1981        Egon Herzfeldt (RS) – Bino/Importadora Americana
5 – Jacarepaguá(RJ)      26/07/1981        Egon Herzfeldt (RS) – Bino/Importadora Americana
6 – Tarumã (RS)            23/08/1981        Luís Alberto  Ribeiro de Castro (RS) – Bino/Smirnoff
7 – Guaporé  (RS)         30/08/1981        Egon Herzfeldt (RS) – Bino/Importadora Americana
8 – Interlagos (SP)        04/10/1981        Egon Herzfeldt (RS) – Bino/Importadora Americana

1982

1 – Guaporé (RS)          18/04/1982        Egon Herzfeldt (RS) – Bino/Lee Jeans
2 – Tarumã (RS)            25/04/1982        Egon Herzfeldt (RS) – Bino/Lee Jeans
3 – Interlagos (SP)        31/05/1982        Egon Herzfeldt (RS) – Bino/Lee Jeans
4 – Brasília (DF)            25/07/1982        Egon Herzfeldt (RS) – Bino/Lee Jeans
5 – Goiânia (GO)           01/08/1982        Egon Herzfeldt (RS) – Bino/Lee Jeans
6 – Cascavel (PR)         19/09/1982        Afonso Rangel (PR) – Bino/Raven-Abrasil-Neneco
7 – Jacarepaguá(RJ)      03/10/1982        Egon Herzfeldt (RS) – Bino/Lee Jeans
8 – Interlagos (SP)        21/11/1982        Egon Herzfeldt (RS) – Bino/Lee Jeans

1983

1 – Guaporé (RS)          17/04/1983        Egon Herzfeldt (RS) – Bino/Particular
2 – Tarumã (RS)            24/04/1983        Egon Herzfeldt (RS) – Bino/Particular
3 – Interlagos (SP)        15/05/1983        João Alfredo Ferreira (RS) – Bino/Fila-Novocar Ford
4 – Cascavel (PR)         12/06/1983        Edgar Favarin (PR) – Bino/Eucatur-Colortest-Trento
5 – Interlagos (SP)        21/08/1983        Ernesto Zogbi (SP) – Bino/Santo Amaro Automóveis
6 – Jacarepaguá(RJ)      28/08/1983        João Alfredo Ferreira (RS) – Bino/Fila-Novocar Ford
7 – Goiânia (GO)           27/11/1983        João Alfredo Ferreira (RS) – Bino/Fila-Novocar Ford
8 – Brasília (DF)            04/12/1983        João Alfredo Ferreira (RS) – Bino/Fila-Novocar Ford

1984

1 – Goiânia (GO)           01/07/1984        João Alfredo Ferreira (RS) – Bino/Olympikus-Novocar
2 – Brasília (DF)            08/07/1984        Luís Carlos Furtado Silveira (RS) – Bino/Particular
3 – Interlagos (SP)        12/08/1984        João Alfredo Ferreira (RS) – Bino/Olympikus-Novocar
4 – Tarumã (RS)            23/9/1984         Luís Carlos Furtado Silveira (RS) – Bino/Particular
5 – Tarumã (RS)            27/10/1984        Luís Carlos Furtado Silveira (RS) – Bino/Particular
6 – Guaporé (RS)          18/11/1984        Roque Bruxel (RS) – Muffatão/Manlec-Provok
7 – Jacarepaguá (RJ)     09/12/1984        Roque Bruxel (RS) – Muffatão/Manlec-Provok
8 – Interlagos (SP)        15/12/1984        Roque Bruxel (RS) – Muffatão/Manlec-Provok

1985
                                                                                                                                                
1 – Goiânia (GO)           26/05/1985        Serge Buchrieser (RS) – Muffatão/Kibon-Mobil
2 – Brasília (DF)            02/06/1985        Serge Buchrieser (RS) – Muffatão/Kibon-Mobil
3 – Interlagos (SP)        23/06/1985        Djalma Fogaça (SP) – JQ-Reynard/Kwikasair
4 – Tarumã (RS)            18/08/1985        Serge Buchrieser (RS) – Muffatão/Kibon-Mobil
5 – Jacarepaguá (RJ)     22/09/1985        Milton Sperafico (PR) – Muffatão/Agrícola Sperafico
6 – Interlagos (SP)        27/10/1985        Serge Buchrieser (RS) – Muffatão/Kibon-Mobil
7 – Guaporé (RS)          24/11/1985        Amadeo Campos (SP) – JQ-Reynard/Particular
8 – Tarumã (RS)            01/12/1985        Amadeo Campos (SP) – JQ-Reynard/Particular

1986

1 – Florianópolis(SC)     30/03/1986        Jindra Kraucher (SP) – JQ-Reynard/Sotratel
2 – Goiânia (GO)           04/05/1986        Jefferson Elias (SP) – JQ-Reynard/Disama-Engepar
3 – Brasília (DF)            11/05/1986        Jefferson Elias (SP) – JQ-Reynard/Disama-Engepar
4 – Tarumã (RS)            06/07/1986        Oswaldo Negri Jr. (SP) – JQ-Reynard/Cairu-Ponteio
5 – Interlagos (SP)        10/08/1986        José David (SP) – JQ-Reynard/Piraspuma-Valgrande
6 – Jacarepaguá (RJ)     07/09/1986        Gil de Ferran (SP) – JQ-Reynard/Electrolux-S. Ramos
7 – Guaporé (RS)          12/10/1986        Jefferson Elias (SP) – JQ-Reynard/Disama-Engepar
8 – Goiânia (GO)           23/11/1986        Jefferson Elias (SP) – JQ-Reynard/Disama-Engepar
9 –Brasília (DF) 30/11/1986        Jefferson Elias (SP) – JQ-Reynard/Disama-Engepar

1987

1 – Florianópolis/SC      19/04/1987        Djalma Fogaça (SP) – JQ-Reynard/Kwikasair
2 – Interlagos (SP)        24/05/1987        Jefferson Elias (SP) – JQ-Reynard/Disama-Engepar
3 – Foz  Iguaçu (PR)     07/06/1987        Gil de Ferran (SP) – JQ-Reynard/Electrolux-S. Ramos
4 – Cascavel (PR)         14/06/1987        Renato Russo (SP) – JQ-Reynard/Microvitam B-12
5 – Guaporé (RS)          19/07/1987        Jefferson Elias (SP) – JQ-Reynard/Disama-Engepar
6 – Jacarepaguá (RJ)     16/08/1987        Gil de Ferran (SP) – JQ-Reynard/Electrolux-S. Ramos
7 – Guaporé (RS)          13/09/1987        Gil de Ferran (SP) – JQ-Reynard/Electrolux-S. Ramos
8 – Interlagos (SP)        18/10/1987        Gil de Ferran (SP) – JQ-Reynard/Electrolux-S. Ramos
9 – Brasília (DF)            22/11/1987        Gil de Ferran (SP) – JQ-Reynard/Electrolux-S. Ramos
10 – Goiânia (GO)         29/11/1987        Domênico Paganoni (SP) – JQ-Reynard/Pizza Benett                                              

1988

1 – Goiânia (GO)           20/03/1988        Djalma Fogaça (SP) – JQ-Reynard/Texaco-Petrópolis
2 – Brasília (DF)            27/03/1988        Christian Fittipaldi (SP) – JQ-Reynard/Philishave
3 – Florianópolis/SC      18/04/1988        Renato Russo (SP) – JQ-Reynard/Hudson-Valvoline
4 – Interlagos (SP)        30/05/1988        Djalma Fogaça (SP) – JQ-Reynard/Texaco-Petrópolis
5 – Guaporé (RS)          12/06/1988        Jefferson Elias (SP) – JQ-Reynard/Nardini-Transfesa
6 – Interlagos (SP)        31/07/1988        Christian Fittipaldi (SP) – JQ-Reynard/Philishave
7 – Tarumã (RS)            21/08/1988        Djalma Fogaça (SP) – JQ-Reynard/Texaco-Petrópolis
8 – Jacarepaguá (RJ)     24/09/1988        Christian Fittipaldi (SP) – JQ-Reynard/Philishave
9 – Interlagos (SP)        31/10/1988        Djalma Fogaça (SP) – JQ-Reynard/Texaco-Petrópolis
10 – Cascavel (PR)        20/11/1988        Djalma Fogaça (SP) – JQ-Reynard/Texaco-Petrópolis
11 – Foz Iguaçu (PR)     27/11/1988        Christian Fittipaldi (SP) – JQ-Reynard/Philishave

1989

1 – Florianópolis/SC      17/04/1989        Rubens Barrichello (SP) – JQ-Reynard/Arisco
2 – Interlagos (SP)        14/05/1989        Tom Stefani (GO) – JQ-Reynard/Texaco-Petrópolis
3 – Foz Iguaçu (PR)      18/06/1989        Djalma Fogaça (SP) – Heve/Teba-TNT-Fioratur
4 – Tarumã (RS)            29/07/1989        Tom Stefani (GO) – JQ-Reynard/Texaco-Petrópolis
5 – Guaporé (RS)          06/08/1989        Tom Stefani (GO) – JQ-Reynard/Texaco-Petrópolis
6 – Jacarepaguá (RJ)     02/09/1989        Tom Stefani (GO) – JQ-Reynard/Texaco-Petrópolis
7 – Vitória (ES)             10/09/1989        Tom Stefani (GO) – JQ-Reynard/Texaco-Petrópolis
8 – Cascavel (PR)         01/10/1989        José Renato Garcia (RJ) – JQ-Reynard/PopCorn
9 – Goiânia (GO)           29/10/1989        Tom Stefani (GO) – JQ-Reynard/Texaco-Petrópolis
10 – Brasília (DF)          04/11/1989        Ricardo Mattos (RJ) – JQ-Reynard/Texaco-Petrópolis
11 – Curitiba (PR)          10/12/1989        Ricardo Mattos (RJ) – JQ-Reynard/Texaco-Petrópolis

1990

1 – Interlagos (SP)        15/07/1990        Carlos Bonetti (SP) – JQ-Reynard/Texaco-Bombril
2 – Curitiba (PR)           05/08/1990        Paulo Garcia (GO) – JQ-Reynard/Arisco
3 – Vitória (ES)             09/09/1990        Paulo Garcia (GO) – JQ-Reynard/Arisco
4 – Guaporé (RS)          14/10/1990        Marcello Ventre (RS) – JQ-Reynard/Vega-Novocar
5 – Brasília (DF)            11/11/1990        Walter G. Neto (SP) – JQ-Reynard/Texaco-Bombril
6 – Goiânia (GO)           18/11/1990        José David (SP) – JQ-Reynard/Jeans Barbatto

1991

1 – Goiânia (GO)           16/06/1991        Walter G. Neto (SP) – JQ-Reynard/Texaco-Petrópolis
2 – Jacarepaguá (RJ)     07/07/1991        Walter G. Neto (SP) – JQ-Reynard/Texaco-Petrópolis
3 – Curitiba  (PR)          04/08/1991        Walter G. Neto (SP) – JQ-Reynard/Texaco-Petrópolis
4 – Vitória (ES)             01/09/1991        Carlos Campos (SP) – Techspeed/Unitec
5 – Brasília (DF)            06/10/1991        Luiz Garcia Jr. (SP) – JQ-Reynard/Texaco-Petrópolis
6 – Interlagos (SP)        27/10/1991        Marcelo Carneiro (MG) – Techspeed/Auto Capital
7 – Tarumã (RS)            17/11/1991        Luiz Garcia Jr. (SP) – JQ-Reynard/Texaco-Petrópolis
8 – Guaporé (RS)          24/11/1991        Luiz Garcia Jr. (SP) – JQ-Reynard/Texaco-Petrópolis

1992

1 – Florianópolis/SC      03/05/1992        Marcelo Carneiro (MG) – Techspeed/Auto Capital
2 – Interlagos (SP)        14/06/1992        Norio Matsubara (PR) – JQ-Reynard/Paraná Banco
3 – Goiânia (GO)           19/07/1992        Marcelo Carneiro (MG) – Techspeed/Auto Capital
4 – Brasília (DF)            16/08/1992        Norio Matsubara (PR) – JQ-Reynard/Paraná Banco
5 – Vitória (ES)             06/09/1992        Norio Matsubara (PR) – JQ-Reynard/Paraná Banco
6 – Tarumã (RS)            11/10/1992        Patrick Prado (DF) – Techspeed/Auto Capital-Brasnil
7 – Guaporé (RS)          18/10/1992        Marcelo Carneiro (MG) – Techspeed/Auto Capital
8 – Goiânia (GO)           29/11/1992        Norio Matsubara (PR) – JQ-Reynard/Paraná Banco

1993

1 – Tarumã (RS)            09/05/1993        Max Wilson Lima (SP) – Techspeed/Morioka Racing
2 – Interlagos (SP)        30/05/1993        Cristiano Matta (MG) – Techspeed/Texaco-Petrópolis
3 – Florianópolis/SC      20/06/1993        Marcelo Carneiro (MG) – Techspeed/Auto Capital
4 – Curitiba (PR)           11/07/1993        Max Wilson Lima (SP) – Techspeed/Morioka Racing
5 – Brasília (DF)            15/08/1993        Cristiano Matta (MG) – Techspeed/Texaco-Petrópolis
6 – Vitória (ES)             19/09/1993        Renato Russo (SP) – Techspeed/Banespa-Sachs
7 – Guaporé (RS)          17/10/1993        Cristiano Matta (MG) – Techspeed/Texaco-Petrópolis
8 – Interlagos (SP)        14/11/1993        Marcelo Carneiro (MG) – Techspeed/Auto Capital
9 – Goiânia (GO)           12/12/1993        Cristiano Matta (MG) – Techspeed/Texaco-Petrópolis

1994

1 – Brasília (DF)            15/05/1994        Marcelo Carneiro (MG) – Techspeed/Selènia
2 – Interlagos (RS)        05/06/1994        Pedro Bartelle (RS) – Techspeed/Grendene-Rider
3 – Londrina (PR)          24/07/1994        Marcelo Carneiro (MG) – Techspeed/Selènia
4 – Tarumã (RS)            14/08/1994        Pedro Bartelle (RS) – Techspee/Grendene-Rider
5 – Goiânia  (GO)          11/09/1994        Pedro Bartelle (RS) – Techspeed/Grendene-Rider
6 – Guaporé (RS)          09/10/1994        Marcelo Carneiro (MG) – Techspeed/Selènia
7 – Goiânia (GO)           06/11/1994        Renato Russo (SP) – Techspeed/Selènia-Mirafiori
8 –  Tarumã (RS)           27/11/1994        Giulio Mercury (SP) – Techspeed/Varga-Graal

1995

1 – Goiânia (GO)           11/06/1995        Duda Pamplona (RJ) – Techspeed/ Texaco-JF Racing
2 – Brasília (DF)            18/06/1995        Ricardo Maurício (SP) – Techspeed/LastroG5R
3 – Londrina (PR)          30/07/1995        Duda Pamplona (RJ) – Techspeed/Texaco-JF Racing
4 – Cascavel (PR)         27/08/1995        Ricardo Maurício (SP) – Techspeed/Lastro-G5R
5 – Goiânia (GO)           30/09/1995        Ricardo Maurício (SP) – Techspeed/Lastro-G5R
6 – Goiânia (GO)           01/10/1995        Leonardo Nienkotter (SC) – Techspeed/Vipal
7 – Guaporé (RS)          14/10/1995        Hoover Orsi (MS) – Techspeed/Agroethal-Darci
8 – Guaporé (RS)          15/10/1995        Hoover Orsi (MS) – Techspeed/Agroethal-Darci
9 – Florianópolis/SC      05/11/1995        Juliano Moro (RS) – Techspeed/Frisco-JF Racing
10 – Interlagos (SP)       10/12/1995        Duda Pamplona (RJ) – Techspeed/Texaco-JF Racing

1996

1 – Guaporé (RS)          03/03/1996        Daniel Bartelle (RS) – Techspeed/Telasul-Colombo
2 – Florianópolis/SC      24/03/1996        Fernando Pantani (SP) – Techspeed/LUK-G5R
3 – Londrina (PR)          21/04/1996        Fernando Pantani (SP) – Techspeed/LUK-G5R
4 – Interlagos (SP)        26/05/1996        Juliano Moro (RS) – Techspeed/Arisco-JF Racing
5 – Brasília (DF)            23/06/1996        Juliano Moro (RS) – Techspeed/Arisco-JF Racing
6 – Interlagos (SP)        21/07/1996        Luciano Gomide (SP) – Techspeed/Arisco-Papa Tudo
7 – Cascavel (PR)         04/08/1996        Fernando Pantani (SP) – Techspeed/LUL-G5R
8 – Brasília (DF)            25/08/1996        Thiago Bezerra (SP) – Techspeed/Himafe-Sigra-G5R
9 – Goiânia (GO)           22/09/1996        Daniel Bartelle (RS) –Techspeed/Telasul-Colombo
10 – Curitiba (PR)          13/10/1996        Juliano Moro (RS) – Techspeed/Arisco-JF Racing

Fórmula Ford Classe “B” – Temporada 1993

1 – Tarumã (RS)            09/05/1993        Irineu Camargo (RS) – JQ-Reynard/Spazio Veículos
2 – Interlagos (SP)        30/05/1993        Marcelo Batistuzzi (SP) – JQ-Reynard/Microcamp
3 – Florianópolis/SC      20/06/1993        Marcelo Batistuzzi (SP) – JQ-Reynard/Microcamp
4 – Curitiba (PR)           11/07/1993        Marcelo Batistuzzi (SP) – JQ-Reynard/Microcamp
5 – Brasília (DF)            15/08/1993        Irineu Camargo (RS) – JQ-Reynard/Spazio Veículos
6 – Vitória (ES)             19/09/1993        Daniel Bartelle (RS) – JQ-Reynard/Jogos Bartelle
7 – Guaporé (RS)          17/10/1993        Irineu Camargo (RS) – JQ-Reynard/Spazio Veículos
8 – Interlagos (SP)        14/11/1993        Irineu Camargo (RS) – JQ-Reynard/Spazio Veículos
9 – Goiânia (GO)           12/12/1993        Irineu Camargo (RS) – JQ-Reynard/Spazio Veículos

3 comentários:

  1. Rui,

    um belo resgate da F-Ford...

    quem sabe não serve de inspiração para a "turma do ar-condicionado"...

    abs...

    ResponderExcluir
  2. Fabiani C Gargioni #2718 de dezembro de 2012 às 11:49

    Grande Rui, o assunto "automobiulismo de base" já foi mais do que discutido aqui no HISTORIAS, e sem essa "ferramenta" estamos fadados a não ter mais ou demorar muito p/ se ter sucesso no automobilismo nacional e internacional. Os dirigentes estão realmente preocupados em qto cada categoria monomarca vai deixar nos seus cofres é uma pena ver nosso automobilismo viver de algumas categorias de bolhas e outras monomarcas pra filhinhos de papai dizerem que sao pilotos. Se alguma coisa não for feita logo, a tendência é que se acabe mesmo, uma pena. Vale à pena saber mais sobre Amedeo Ferri, e so dar uma olhada no blog do Sanco que se acha alguma coisa, "ALMAS" como a dele é o que falta dentro do automobilismo atual!!!

    ResponderExcluir
  3. André e Fabiani, a ganacia de nossos dirigentes por trocados, que os deixaram bem de vida, é tão grande que não olham para cima.
    Jamais voltaremos a ter um piloto contratado na FI, só mesmo pagantes,por esse estado todo de coisas.
    Neste ponto dou um grande valor ao Bernie, cresceu o bolo para ganhar mais, essa competência os daqui não tem!

    Abraços

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr