A primeira vitoria de Graham Hill na Formula Um
1961 marcou o inicio dos motores de 1.500cc na Formula Um, que valeria até 1965. Neste ano a Ferrari, com seu modelo 156 Shark Nose, dominou a categoria, vencendo o mundial de construtores e pilotos, com Phill Hill.
Para 1962 Sir Alfred Owen, dono da Owen Racing Organisation e por conseqüência da British Racing Motors -BRM- concluiu que apenas a fabricação de um motor próprio poderia colocar seus carros na disputa pelo campeonato, na temporada anterior a BRM havia usado o motor Conventry-Climax de 4 cilindros.
Depois de muitas idas e vindas o novo motor ficou pronto para temporada de 1962, e estreou na primeira corrida da temporada em Zandvoort. Era um V8 à 90º com curso de 50.8mm e diâmetro de 68.5mm e desenvolvia 188hp à 10.250 rpm.
Chega então Zandvoort e a estréia do carro no Campeonato, a pole foi de John Surtees pilotando uma Lola-Climax seguido de Hill e Jim Clark.
Na largada Clark assume a ponta após um terrível acidente de Surtees, com Hill em sua cola. Mas logo na terceira volta Clark tem problemas de embreagem e Hill assume a ponta, e caminha para sua primeira vitória na Formula Um.
Este seria o seu ano, mas isso fica para outro dia...
Rui Amaral Jr
Carro: BRM P57
Construtor: BRM - Inglaterra
1962
Formula 1
Motor - BRM P56
V8-90º
Diâmetro 68,5 x Curso 50,8 mm
1,498 cc
Potencia 188 Bhp a 10,250 rpm
Com a Lotus 24 Clark quebrou na 3ª volta
As Shark Nose já não eram páreo, #4 Von Trips e #8 Ricardo Rodriguez
A CORRIDA
GRID
1ª John Surtees_1'32.500
2º Graham Hill_1'32.600
3º Jim Clark_1'33.200
4º Jack Brabham_1'33.300
5º Bruce McLaren_1'33.900
6º Innes Ireland_1'34.100
RESULTADO
1º #17 Graham Hill/BRM-Arthur Owen P57
2º #5 Trevor Taylor/Lotus 24
3º #1 Phil Hill/Ferrari 156
4º #2 Giancarlo Baghetti/Ferrari 156
5º #7 Tony Maggs/Cooper Car Co T55
7º #14 Carel Godin de Beaufort/Porsche 718
8º #11 Jo Bonnier/Porsche 804
9º #21 Jackie Lewis/Yeoman T53
NT: A BRM abandonou os escapamentos verticais pois quebravam muito, apesar de que isso não causasse muita alteração no motor.
O GP da França
Anexei mais um belo vídeo
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