Ayrton e a MP4/4 Honda
O MacLaren MP4 projetado por John Barnard, foi um carro vitorioso, agora cabia à Steve Nichols projetar a sua evolução, e para isso a equipe trouxe ninguém menos que Gordon Murray, o projetista do magnífico Brabham BT52, o primeiro campeão da era turbo, e sua idéia de um carro de linhas penetrantes, que agora impulsionado pelo potente e confiável Honda, mostrar-se-ia imbatível.
Para dividir a tocada do MP4/4 com Prost, a MacLaren trouxe à equipe um nome em ascensão, Ayrton Senna.
O que se viu foi impressionante, talvez o maior domínio de uma equipe na formula Um em todos os tempos, foram 15 vitórias e 16 corridas, 199 pontos no Mundial de Construtores contra 65 da Ferrari, segunda colocada. Doze dobradinhas e ao final do campeonato Prost em segundo com 87 pontos e finalmente Ayrton campeão com 90.
Em Monza a única vitória de uma outra equipe, a Ferrari com Gerhard Berger e a Ferrari 87/88C, depois que o piloto Jean-Louis Schelesser com a Willians FW12 tirou à duas voltas do final, uma outra vitória de Ayton. Prost numa rara ocorrência na temporada, havia abandonado na 27ª volta com problemas de motor.
Era o fim da era Turbo na Formula Um, que começou com um brasileiro campeão, Nelson Piquet e terminou com outro, ambos pilotando carros do genial Gordon Murray.
Este foi o impressionante MacLaren MP4/4 o carro que deu à Ayton seu primeiro titulo mundial!
Jacarepaguá, Prost parte para a primeira vitória
San Marino, a primeira de Ayrton na nova equipe
Susuka
O CAMPEONATO DE 1988
Rio de Janeiro - Alain Prost
Imola - Ayrton Senna, Prost 2º
Monte Carlo - Alain Prost
Mexico City - Alain Prost, Ayrton 2º
Montreal - Ayrton Senna, Prost 2º
Detroit - Ayrton Senna, Prost 2º
Le Castellet - Alain Prost, Ayrton 2º
Silverstone - Ayrton Senna
Hockenheim - Ayrton Senna, Prost 2º
Mogyorod - Ayrton Senna, Prost 2º
Spa Francorchamps - Ayrton Senna, Prost 2º
Monza - Gerhard Berger
Estoril - Alain Prost
Jerez - Alain Prost
Suzuki - Ayrton Senna, Prost 2º
Adelaide - Alain Prost, Ayrton 2º
McLaren - Honda MP4/4
Motor: Honda RA 168-E - V6 a 80º - 1,494cc 900cv
Suzuka 1988
Rui
ResponderExcluirA foto de San Marino é belíssma.
Acho muito legal qdo pega todos os carros.
Boa lembrança.
Valeu
Obrigado Humberto.
ResponderExcluirUm abraço
Amigo Rui, muito obrigado por me fazer reviver esses momentos que marcaram minha vida, inesquecíveis! Ao ver o vídeo, me lembrei perfeitamente da corrida, com Senna ficando...vem a chuva, e o mago dos magos da F1 se torna insuperável, e vence a corrida, conquistando seu primeiro título! Aguardando agora a publicação dos outros títulos do Senna! As polêmicas de Suzuka..Prost mudou ou não trajetória de seu carro para eliminar Senna e ser campeão? Acho que sim. Parabéns pelo belo trabalho ! De arrepiar cara! Rodrigo L. Rocha
ResponderExcluirObrigado Rodrigo, um abraço.
ResponderExcluir