Sem duvida alguma a Lotus 97T era um carro rápido, projetado e desenvolvido por Gérard Ducarouge era empurrado pelo poderoso motor Renault Gordini EF15B de 1492cc. Apesar do Acordo de Concórdia, que havia limitado a quantidade de combustível dos motores turbos, ainda gerava algo em torno dos 1.000hp. Para a temporada além de Elio de Angelis a Lotus trouxe Ayrton Senna.
No GP de Portugal anterior no mesmo Estoril, quatro meses antes, Ayrton havia conquistado o 3º lugar com a Toleman TG184, e agora com a Lotus largava na pole com um tempo 400/1000 melhor que o 2º, Alain Prost e a MacLaren MP4-2B, sendo a primeira pole de sua carreira.
Era a segunda corrida do campeonato, sendo que a primeira em Jacarepaguá, havia sido vencida por Prost com Michele Alboreto e a Ferrari 156/85 em 2º e Elio de Angelis em 3º. Ayrton parou com problemas elétricos.
Pouco antes da largada começa a chover em Estoril, e logo a chuva se torna mais intensa, e na largada Ayrton se aproveita da pole e toma aponta seguido de Elio, que estava com o 4º tempo no grid e fez uma ótima largada.
Nas duas primeiras voltas Ayrton colocou 3s sobre os demais, na 10ª volta já era 12s. Patrese, Berger, Prost, Rosberg, Lauda, Piquet, quebraram ou bateram, e em sua 17ª corrida na Formula Um ele ia colocando, volta após volta, cerca de um segundo em seus adversários.
A corrida terminou após as duas horas regulamentares, após 67 das 69 voltas prevista, e Ayrton abriu 62s do segundo colocado Michele Alboreto chegando em 3º Patrick Tambay - Renault RE60 seguido de Elio de Angelis, Nigel Mansell Williams FW10 e Stefan Bellof - Tyrrell 012.
Foi a primeira pole das 65, e a primeira das 41 vitórias de Ayrton!
Ayrton em Jacarepaguá, foto de meu amigo Paulo.
Largada
Ultimas voltas
Corrida completa
O Henrique que me desculpe, mas em minha opinião este cara foi o melhor. Naquela época podíamos torcer por um brasileiro e as corridas eram emocionantes.
ResponderExcluirRs...Gloria!!!
ResponderExcluirEle deserda nos dois!!rsrrsrs
Obrigado e um abraço e ainda parabéns pela formatura.
Grande Rui, lembro-me deste dia e da comemoraçao do Ayrton tirando o cinto com o carro em movimento após a bandeirada, um show!!!
ResponderExcluir