1959, Black Jack - Jack Brabham - empurra seu Cooper T45 em Sebring, para terminar no 4º lugar, ao fundo Tony Brooks e a Ferrari Dino 246 3º colocado.
Black Jack caminha para seu bi campeonato em 1960 com a vitória em Spa. Cooper T53
Tony Brooks, Cooper T53 em Mônaco
JOHN NEWTON COOPER era um homem brilhante e como soe acontecer, sua criatividade residia nas coisas simples e nas ideias práticas. John, foi o fundador, juntamente com seu pai, Charles, da Cooper Car Company. O velho Charles Cooper iniciou seu negócio em uma velha garagem em Surbiton, Inglaterra, no Reino Unido, onde John nascera, e era especializado na manutenção de carros de corrida. Nada demais portanto, que John desde pequeno, estivesse cercado e se sentisse seduzido por aquele ambiente barulhento e veloz. Após o serviço militar e no final da II Guerra Mundial, os Coopers começaram a construir monopostos de baixo custo, para pilotos novatos. E muitas vezes usavam o excedente de guerra nesses “carros”.
Apesar disso, o sucesso foi instantâneo e em 1948, tiveram que ampliar seu negócio para atenderem aos pedidos. Até John Cooper experimentou pilotar durante algum tempo, afastando-se das pistas depois para dedicar-se somente aos negócios. Seus pequenos carros de motor traseiro logo estariam começando um revolução na Fórmula 1, pela proposta da nova posição do propulsor (que nem era tão nova assim, vide os Auto Union do pré-guerra).
1958, Moss vence na Argentina
Big John - John Surtees - vence no México em 1966. Cooper T81
Jo Bonnier e a Coper Maserati 1965 em Silverstone
Em 1960 com Black Jack ao volante, o carrinho passou rapidamente de novidade à surpresa e de certa forma, decretou o final da era daqueles roadsters de grandes motores dianteiros que os ianques vinham usando.
Homem de visão, John também idealizou o Mini Cooper, célebre carro de rallys e slalons. Reconhecido pelas realizações em prol do automobilismo, talvez uma de suas mágoas fosse que as competições haviam deixado de ser “divertidas”, como em seu tempo.
Não poderia ser diferente para alguém de quem se afirmava que havia gasto não mais do que dez mil dólares para levantar o campeonato de F1 em 1959...
C.HENRIQUE MERCIO - Caranguejo
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A pedido de minha amiga Leandra Giovanetti, com toda nossa consideração e carinho.
http://memoriasdabieleta.blogspot.com.br/
Rui
Agora vocês podem acreditar no potencial do Rui para contar Histórias...
ResponderExcluirFantástico o texto e muito bem escrito !
Obrigada, grande contador de Histórias...em Histórias que vivemos!
Leandra
Obrigado a vc Leandra!
ResponderExcluirÓtimo apanhado, Rui. A Cooper poderia ter ido bem mais longe não fosse a mentalidade tacanha do velho Charles, e também o terrível acidente sofrido por John Cooper ao volante do Mini-Cooper experimental com dois motores.
ResponderExcluirPaulo, postei agora sb o Mini-Cooper, e cito o dois motores, vou te enviar um link ótimo de uns malucos ingleses que corriam comeles, até com um motor Olds!
ResponderExcluirUm abraço