quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Alfa Romeo Bimotore


As belas fotos da Bimotore, no Museu Ferrari, feitas pelo Milton Bonani


1935, a Alfa Romeo e sua equipe de competições, a Ferrari, estavam preocupadas com seus concorrentes alemães, a Mercedes Benz e a Auto Union, fortemente amparadas pelo governo.
A Mercedes com seu W25B e seu motor de 3.900cc mais compressor desenvolvia 430 HP, enquanto a AU com seu Type B de motor traseiro de 4.900cc com 375hp, já eram mais rápidas que a fabulosa Alfa Romeo P3, que tantas vitórias deram à marca italiana.
Foi então que Enzo Ferrari e o engenheiro Luigi Bazzi tiveram a idéia de construir um carro, com dois motores, um na frente e outro na traseira, para isso usaram dois motores da Alfa P3 de 3.165cc que na época desenvolvia 270hp. Ficou então a Alfa Bimotore, com 6.330cc e 540hp.
Para pilotar o carro e encarar os pilotos das concorrentes, que na Mercedes eram Rudolf Caracciola,  Manfred Von Brauchitsch e Luigi Fagioli, e na Auto Union eram Hans Stuck, Achille Varzi e Bernd Rosemeyer, a Alfa e sua equipe Ferrari trouxeram novamente Tázio Nuvolari.

 Tazio na Bimotore, ao seu lado Enzo


Como seu peso, 1.000kg, ultrapassou os 750kg estabelecidos para categoria GP, a Bimotore foi usada para competir na Formula Livre, em corridas como em Trípoli e na Tunísia, Avus. Era rápido, mas consumia muito e seus pneus, primeiro, os Dunlop e depois os Englerbert, não agüentavam, sendo que em Avus, não duraram mais que duas voltas.
Por fim como era moda na época a Bimotore foi usada para recordes de velocidade, tendo com Tázio, em 16 de Junho de 1935 batido o recorde mundial, à uma velocidade de 321km/h de média no quilometro, tendo alcança como máxima incríveis 364km/h, no trajeto Florença-Livorno na Itália. E logo depois o da Milha com 323km/h.
Conta a história que este foi o primeiro carro da equipe Ferrari a usar a imagem do Cavallino Rampante.
Dois exemplares dele foram conservados, um na Inglaterra, totalmente original, e este que o Milton fotografou no Museu Ferrari, feito com muitas peças originais.   

Um motor à frente e outro atrás, ligados ao diferencial, que distribuía a tração para as rodas traseiras por dois eixos.  
Nas laterais os enormes tanques de combustível. Esta a versão para recordes.  



Agradeço ao Milton, pelas fotos e o carinho da lembrança.

Dois links interessante sobro a Bimotor



Rui Amaral Jr



11 comentários:

  1. Coisa de camorrista que naquela época já em crise queriam vender mais motores....Rui, belas imagens, a idéia talvez fosse avançada demais para a época.

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  2. É Chico, imagina o peso todo, coisa de maluco!!!


    Abraços.

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  3. Assim ficou fácil para mim, Rui.

    Foi só mandar duas fotos e você levantou toda a história, fez o post e ainda agradeceu. hahaha

    Eu é que agradeço pelo texto de um carro que eu nunca tinha nem ouvido falar.

    Um abração.

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  4. Sabe Milton, o Bambino -Adolfo Cilento- sempre me falava desse carro, eu conhecia, mas nunca havia me aprofundado no estudo dele. Minha grande referencia à ele era o fato de ter sido pilotado pelo Tázio!

    Um abraço

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  5. deliciosa essa rasgação de seda pois a gente se encontra nos blogs da vida e assim vai caminhando a humanidade automobilistica.
    Nem eu havia ouvido falar a respeito. Imaginem o que não deve ter de segredos pelaí...

    Abração Rui.

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  6. Para mim o Tazio é simplesmente o meu top pilot. Ele encabeça qualquer lista de piloto 'the best of the best'. Um Chuck Yeager do automobilismo... e como disse..imagina o que pesava esse 'troço'!...e imagina o tamanho do Tazio nisso!... Não sou 'Phd' em Tazio...mas... Nuvolari tem algumas corridas que são 'heróicas'...mas entenda-se que o heroismo aqui não é algo irracional e apenas instintivo, ao contrário, de capacidade incrível.

    Magnifico aquirir mais esse conhecimento... do bimotore.

    abraço

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  7. Tazio foi grande, por acaso vc leu estes posts... http://ruiamaraljr.blogspot.com.br/search/label/Tazio%20Nuvolari ainda hoje o Caranguejo me perguntava o por que de eu não ter colocado ele entre os MONSTROS SAGRADOS do post que escrevi no começo do blog... as vezes começo a escrever e a emoção bate, ia falar também do Luiz, aí parei!rsrsr

    Abraços

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  8. Bella macchina,belas fotos,belo post.Parabens a todos.
    E o Miltao afinal sabe tirar fotos,nao e' so' fotoxopero...hehe

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  9. Espectacular Alfa Bimotore; un auto de los años en que correr era arriesgar la vida a cada segundo.
    Abrazos!

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  10. Imagine o que era pilotar um trambolho desses com aquela bigorna lá atrás...se ninguém se matou ao volante de um Bimotore, foi só por milagre.

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  11. Fabiani C Gargioni #2726 de agosto de 2012 às 13:10

    Grande Rui, mais uma bela postagem. Esta FERRARI eu nunca tinha ouvido falar, muito legal!!!

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Rui Amaral Jr