Lembro como se fosse hoje, na minha primeira temporada como POC - Piloto Oficial de Competição - , era assim que eram denominados os graduados na época, fiquei um pouco decepcionado com um de meus heróis. Achei que ele não era um piloto tão rápido quanto imaginava, quando o acompanhava de longe. Tempos depois, já acostumado à lida do automobilismo, voltei à admirá-lo e guardo essa admiração até hoje.
É difícil a vida de um piloto, e ela tem que ser acompanhada de determinação, garra e conhecimento, coisa que à esses homens não faltaram. Talvez tenha faltado à mim!
À eles meu reconhecimento, e gratidão, por ter visto e conhecido suas carreiras.
Este post é de 10 de Março de 2011 e hoje senti a necessidade, ao mostrá-lo novamente, de escrever este pequeno mas sincero texto.
A você A.J. e a todos outros grandes pilotos, minhas homenagens.
Rui Amaral Jr
Sua primeira corrida com um Ford.
Admiração essa é minha palavra para definir a carreira dele. Ontem no Facebook alguns amigos e eu falávamos sobre ele depois que coloquei uma frase sua ao ser perguntado quem era seu assessor de imprensa de pronto Foyt respondeu “meu assessor de imprensa é meu pé direito!” assim hoje deu vontade mostrar um pouco da carreira desse incrível piloto.
Nascido em 16 de Janeiro de 1935 na cidade de Hockley no Texas começou a correr em 1953 em corridas típicas dos EUA, Stock, Midget e outras. Sua carreira demorou a decolar, mas já no final da década era um nome consagrado nos EUA. Em 1960 vieram as primeiras vitórias de peso e daí para frente a consagração, 61 a primeira das quatro vitórias em Indianápolis as outras foram nos anos de 1964, 1967 e a ultima em 1977 já com 42 anos de idade e pilotando um carro construído por ele o Foyt/Coyote.
Indianapolis 1977 sua quarta vitória com um Foyt/Coyote.
A.J e seu pai Tony em Indianapolis.
A.J. e seu pai Tony em um enrrosco nos Midgets.
1991 classificado na primeira fila em Indianapolis aos 56 anos
Em 1965 sofreu o pior acidente de sua carreira, correndo de NASCAR em Riverside foi considerado morto pelo medico da pista, seu amigo e outro grande piloto Parnelli Jones reanimou-o no local. Dez semanas depois Foyt voltava às pistas para vencer ainda cinco corridas na temporada.
No ano de 1967 correndo com outro grande piloto americano Dan Gurney venceu as 24 Horas de Le Mans pilotando o maravilhoso Ford Mark IV.
Pilotando o Ford GT Mark IV em Le Mans 1967, na vitória com Dan Gurney.
O Mercury na vitória nas 500 Milhas de Daytona 1971.
Venceu as 500 Milhas de Daytona no ano de 1971 pilotando um Mercury.
Enfim correu e venceu em todas categorias que participou, Nascar, Stock Cars, Indy, IMSA entre outras, venceu 159 vezes e foi sete vezes campeão americano nas várias categorias.
Piloto, construtor, dono de equipe Foyt conquistou todas as glorias possíveis no automobilismo.
A você A.J. nossas homenagens.
Adorei o post! Bjks!
ResponderExcluirGrande Rui, tbém aprendi à admirar este Yanke, mas não sabia detalhes da sua história e realmente aquele FORD de Le-Mans é lindo, parabéns mais uma vez pela postagem e obrigado!!!
ResponderExcluirUma nave, esse Mercury.
ResponderExcluirCanhão!!!!
ExcluirBelo post Rui. O A.J. tb é meu ídolo. E sempre será... O que ele conquistou muito poucos fizeram e farão.....Parabéns, e obrigado pela lembrança.
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