terça-feira, 24 de abril de 2012

CORRIDAS EXTRA-CAMPEONATO II - BRDC International Trophy

Largada 1966, Black Jack dispara!


A Corrida dos Campeões, célebre prova sempre realizada na pista de Brands Hatch era uma das mais conhecidas competições fora do certame mundial, que reunia carros da F1. Tão conhecida quanto e por vezes até confundida com ela, havia também a BRDC International Trophy, que igualmente tinha sede fixa, no caso o histórico Autódromo de Silverstone. Mas ao contrário da Corrida dos Campeões, a BRDC International Trophy ainda existe, mas sem a Fórmula 1. Esta prova, era um prêmio oferecido pelo Clube de Pilotos Britânicos (BRDC – British Racing Drivers Club) e pegou o nome “emprestado” de uma antiga corrida realizada em Brooklands, o oval britânico, nos anos trinta – International Trophy. 

Jim Clark 1964

Mais antigo que a própria F1, foi criado em 1949 e teve como primeiros vencedores, Alberto Ascari e sua Ferrari 125. A partir do ano seguinte, com a instituição do então Mundial de Condutores, tornou-se uma prova extra-campeonato, contando sempre com monopostos da F1 e um ou outro F2, a partir de 1952. Podemos notar que o BRDC sempre foi uma competição que proporcionou chances a todos. Em sua relação de vencedores, encontramos além de Ascari, nomes consagrados como Giuseppe Farina (1950); Stirling Moss (1956-61); Peter Collins (1955-58); Jack Brabham (1959-64-66-69); Jim Clark (1963) e Emerson Fittipaldi (1972) ao lado de nomes menos afeitos aos primeiros lugares; Reg Parnell (1951); Mike Hawthorn (1953); Froilan Gonzalez (1954); Jean Behra (1957); Innes Ireland (1960); Mike Parkes (1967); Chris Amon (1970) e James Hunt(1974-76). Em 1977 fez-se uma experiência, abrindo-se a prova apenas para os F2, sendo vencedor o francês Rene Arnoux com seu Renault, retornando a F1 em 1978, ano do grande triunfo de Keke Rosberg e do Theodore TR1. 

Keke e o Theodore TR1

De 1979 a 1984, o BRDC tornou-se uma disputa para a Fórmula 2. Sequência natural, a Fórmula 3000 tomou o lugar da F2 de 1985 em diante, período em que os pilotos brasileiros voltaram a ter destaque: Mauricio Gugelmin/ Ralt-Honda (1987); Roberto Moreno/Reynard-Cosworth (1988); Gil de Ferran/Reynard-Cosworth (1993) e Ricardo Rosset/Reynard-Cosworth (1995). Essa fase foi encerrada em 2004, com a vitória de Vitantonio Liuzzi, com Lola-Zytek Judd, sofrendo a competição nova mudança, transformando-se numa disputa para carros históricos da F1.

Carlos Henrique Mercio - Caranguejo






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Rui Amaral Jr