Ouvi falar em Oreste Berta quando era menino, e lia Prabrisas Corsa, uma bela revista de automobilismo. Depois no ano de 1971 em algumas corridas que fiz na equipe De Lamare, já podia ver os belos cabeçotes que ele fazia para os Opalas de Divisão 3. Algum tempo depois acompanhei de perto algumas grandes disputas entre nosso querido Luiz Pereira Bueno e seu Porsche 908/2 contra Luiz Di Palma e seu Berta RL4, dois grandes pilotos com dois grandes carros.
Logo depois Luiz e a equipe Hollyhood encomendaram a Berta o carro que seria o bicho papão da classe C de nossa Divisão 3, o Maverick/Berta, conheci esse carro de perto, era uma maravilha. Logo depois veio o Hollywood/Berta da Divisão 4 que novamente nas mãos de Luizinho, fez história em nossas pistas.
Levado com uma seriedade que conhecemos a pouco tempo por aqui, o automobilismo praticado na Argentina sempre foi muito forte. Por lá, graças a grandes incentivos levados com seriedade, correm muitas categorias e são muitos os grandes construtores e preparadores. Hoje graças a meu amigo Vasco, que escreve o blog Lauburu43, mostro uma das raras entrevistas do Mago de Alta Gracia, Oreste Berta.
Das mãos de meu amigo Ararê o belo Hollywood/Berta, tocado com maestria por Luiz Pereira Bueno.
Clique nas fotos para ampliar.
Nestas duas páginas, Oreste fala de seu relacionamento com o Grande Juan Manuel Fangio.
Ruedas Clásicas
Vasco: Lauburu43 http://lauburu43.blogspot.com/
Maverick/Berta com Luiz Pereira Bueno
o "Mago de Alta Gracia" foi um dos grandes responsáveis pela minha paixão pelos motores, e pela vontade de ser preparador.
ResponderExcluirsonho de criança.
a vida , porém, segue seus próprios planos, e acabei na área de computação gráfica 3D.
nunca me tornei o preparador que um dia sonhei ser, mas a paixão pelos pmotores, e pelos carros de competição, só aumentou com o passar dos anos.
E depois Tito vc entrou neste mundo e pela porta da frente, hoje vc mostra maravilhosamente toda essa história.
ResponderExcluirUm abraço
Este post poderia ter milhares de fotos, não?
ResponderExcluirO senhor está muito exigente!!!
ResponderExcluirAguarde que tem uma surpresa...
Estoy con Thomé, quiero más fotos!!!!
ResponderExcluirLo que ha hecho Berta es único en la Argentina, el es responsable en gran medida, de muchas avances en las distintas categorías del país.
Saludos!!!!!
Vasco, vc está tão exigente quanto o Tohmé!rs
ResponderExcluirPrivilegiei o texto, que é maravilhoso, principalmente a parte em que ele fala del Chueco, de arrepiar, depois de Nurburgring e de sua vida atual.
Vamos sim buscar e mostrar muitas fotos e escrever mais sb ele.
Saludos
Las anécdotas que tienen estos hombres son únicas!!!! Y hablan de épocas que hoy parecen imposibles de vivir.
ResponderExcluirSão icones Vasco...muito viveram e fizeram...
ResponderExcluirBela reportagem Rui. O Berta fez até F1. Pena que o Peron não deu a grana necessaria para a empreitada. Qto ao Maveco, ele era maravilhoso. Está de volta no museu do Trevisan, mas o motor não é nem sombra do que era na época do Berta. Mas,,,, sempre tem um mas, o Maveco tomou pau do Opalão do Edgard de Mello Filho que foi o campeão brasileiro de 74. Em cima do Maveco. Azar do Tite , sorte do Edgard. Apesar de quase ninguém falar , mas o Opalão do Edgard , não era outro senão o mesmo que a Hollywood dispensou e que foi feito pelo Berta tb. Abçsssss....
ResponderExcluirMuy buen recuerdo de Oreste Berta, un genio del automovilismo. Sus Berta F1, F5000, LR, Tornado SP, y demás autos marcaron toda una época en el automovilismo latinoamericano.
ResponderExcluirMe sumo al pedido de más fotos.
Abrazos!
Grande Rui,cheguei à ver umas admissões feitas por Il Mago e o Maveco eu tirei fotos dele e dentro dele no museu do Trevisan,show de carro,aliás como todo o auomobilismo Argentino,que considero um dos melhores do mundo!!!
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