Falar de automobilismo é agradável e fácil, porem fazer automobilismo, é que é difícil, e viver do automobilismo é muito mais difícil ainda.
Muitos pensam que para se fazer automobilismo, basta ter um carro, tirar os parachoques, pintar um numero na porta, adesivar o carro todo, e pronto ,já temos um carro de corridas.Mero engano e pura ilusão, pois para se chegar a ter um carro verdadeiramente de corridas, é preciso muito mais, e não basta apenas ter vontade, é preciso ter também muita coragem, não apenas para pilotá-lo, mas principalmente para colocá-lo na pista e mante-lo, o que é o passo mais principal e mais difícil, mante-lo.Hoje em dia pode-se considerar um verdadeiro herói quem consegue essa proeza, pois alem dos custos altíssimos, os obstáculos são muitos, a começar pela obtenção de patrocínio, que é fundamental para o mantenimento do carro, do piloto e da equipe.
Carlos Jaqueire preparador e chefe de equipe e seus auxiliares.
Depois de escolhido o tipo de carro e categoria em que irá participar, parte-se para a escolha dos paramentos que são:macacão,capacete, luvas, sapatilhas, balaclava, isso se considerando o mais básico possível para se iniciar no automobilismo amador.Porem o item muito importante e também muito caro é o da filiação, sem o qual não se pode ir para a pista, independendo ou não participar de campeonatos ou provas eventuais.A filiação o credencia a participar de treinos e provas, independente de se ter feito ou não um curso de pilotagem, porem é muito bom e muito útil quando se pode fazer qualquer tipo de curso para pilotagem, pois nos mesmos é que se descobre que é isso mesmo que desejamos, ou se temos ou não talento para a arte de pilotar.Sim pilotar alem de ser um esporte, é também uma arte, pois não basta ter-se o melhor carro do mundo em suas mãos , se não tiver vocação ou talento para a pratica dessa arte, de nada vale ter em mãos o melhor e mais caro carro da categoria.Enfim para se praticar automobilismo é preciso passar por varias fases de aprendizado e aperfeiçoamento, ter muita convicção de que é isso mesmo que se deseja, ter muito empenho e força de vontade, já que se sabe que serão muitos os obstáculos e dificuldades também para se conseguir o item mais primordial e importante nessa escolha, que é a obtenção do patrocínio.Esse sem duvida será o passo mais difícil em qualquer carreira automobilística, pois a falta dele é implacável e condena muitos excelentes talentos ao ostracismo, quero dizer interrompe ou acaba com a carreira de muitos jovens talentos que aspiram chegar a uma categoria profissional, pois são simplesmente cortados ou substituídos por aqueles que trazem mais recursos financeiros para as equipes.
O universo da carreira automobilística tem muito assunto para ser discutido, e muitas fases para ser abordado, se fossemos entrar a fundo mesmo nesse assunto, com certeza teríamos varias paginas e a matéria ficaria muito extensa e cansativa, por isso vamos por enquanto parar por aqui, mas sabendo que ainda temos varias outras etapas para discutir-mos a carreira no automobilismo, e por sinal são fases bem interessantes que abordam muitos outros itens como : preparação, equipe, campeonatos e muito mais.
Porem cabe dizer aqui uma coisa muito importante para todos aqueles que desejam iniciar-se ou manter-se no automobilismo: tudo que se deseja fazer ou que for efetivamente feito, tem que ser feito com muito gosto(quero dizer amor) pela coisa e muita dedicação, e principalmente muita persistência.Só assim é que se atingirá os objetivos sonhados.Persista sempre acreditando, e jamais pense sequer em desistir, pois 'NÃO HÁ VITORIAS SEM LUTAS'..........
PEDRO GARRAFA
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Hoje com a internet muitos escrevem sobre automobilismo, muita gente comentando o que não sabe nem tem a mínima ideia, alguns que sabem muito se calam e outros que sabem contam de uma forma séria suas experiências.
Neste texto de meu amigo Pedrão um pouco do que é a dura lida desse esporte, escrito por alguém que sabe e batalhou e batalha muito para manter seu sonho.
Obrigado Pedrão esperamos mais...
Um abração
Rui Amaral Jr
Pedro, muito bom o seu texto, aliás todos os textos aqui colocados são ótimos.
ResponderExcluirRealmente para quem não viveu o automobilismo como vocês viveram é uma aula.
Espero poder um dia também compartilhar experiências de pista com vocês.
Valeu Rui, e voce sabe que pode contar comigo sempre...obrigado amigo.
ResponderExcluirExcelente texto do meu amigo Pedro Garrafa. Este é o caminho para quem quer começar no automobilismo.
ResponderExcluirAbs
Rui, Pedro,
ResponderExcluirOs textos do Garrafa matam a pau, mostrando um automobilismo feito com amor e muita dedicação. Pena que cada vez exista menos espaço para essas feras nas pistas. Mas é muito legal ver as máquinas na pista...e que equipe de peso, hem, Pedrão...
Abraço,
Danilo Kravchychyn
Ponta Grossa - PR
S E N S A C I O N A L ! ! !
ResponderExcluirPedro e Rui pra presidente e vice da CBA! hehehe
Abraços empoeirados
Gostei da ideia do Francis, pois realmente eu estaria fazendo uma coisa que gosto , e com certeza faria para todos os demais que tambem gostam.....Aproveito a oportunidade para agradecer a todos os meus amigos que comentaram esta matéria....Um grande abraço a todos....
ResponderExcluir