sexta-feira, 2 de setembro de 2011

KYALAMI 1972

Emerson larga na ponta para chegar em segundo, ao final do ano ele seria Campeão.
#12 Hulme, #1 Stewart, #6 Regazzoni, #2 Cevert, #17 Mike Hailwood, #15 Chris Amon, #7 Andretti, #3 Peterson.

Não  é saudosismo, a evolução é lógica e natural nos carros de competição apenas acredito que possa haver no regulamento algumas outras opções de configuração aerodinâmica além daquelas aberturas de asa para facilitar as ultrapassagens.
A evolução nos freios foi absurda, na época dessas fotos os Formula I já freavam muito, até por causa das asas, mas hoje além de tudo é a enorme capacidade de frenagem e a aerodinâmica com o ar que passa por baixo dos carros causando uma grande turbulência que não permitem as ultrapassagens.
Essas fotos são de Kyalami 1972 na vitória de Dennis Hulme com a MacLarem M19 , Emerson com a Lotus 72D em 2º e Revson com a outra MacLaren em terceiro.      
Beltoise - BRM P160B lidera Andretti - Ferrari 312 B2 72, Reuteman - Brabham BT33, Regazzoni e Chris Amon - Matra MS120C.
Graham Hill - Brabham BT33 e Niki Lauda March 721
Henri Pescarolo Willians 721 lidera Lauda
  Cevért - Tyrrel 002 e Peterson - March 721

RESULTADO 

12 Denny Hulme McLaren M19A 1'17.400 1   1:45'49.100 79
8 Emerson Fittipaldi Lotus 72D   1'17.400 2   1:46'03.200 79
14 Peter Revson McLaren M19A 1'18.000 3   1:46'14.900 79
7 Mario Andretti Ferrari 312B2-72 4   1:46'27.600 79
3 Ronnie Peterson March 721 5   1:46'38.100 79
19 Graham Hill MRD BT33 6   1:45'54.500 78
4 Niki Lauda March 721 7   1:45'54.800 78
5 Jacky Ickx Ferrari 312B2-72 8   1:46'14.700 78
2 François Cévert Tyrrell 2  9   1:46'48.400 78
9 Dave Walker Lotus 72D 10   1:46'57.900 78
21 Henri Pescarolo Williams 721  11   1:47'02.400 78
6 Clay Regazzoni Ferrari 312B2-72 12   1:46'38.000
25 Rolf Stommelen Eifelland 721 13   1:46'43.900 77
24 Helmut Marko BRM P153 14   1:46'56.400 76
15 Chris Amon Matra MS120C 15   1:47'07.200 76

QUEBRAS

27 John Love Team Surtees TS9 26   73  pneus
22 Carlos Pace Williams 711 24   73  injeção

23 Howden Ganley BRM P160B 16  
18 Andrea de Adamich Team Surtees TS9B  69
11 Peter Gethin BRM P160B 18   1'18.700 65
10 Jean Pierre Beltoise BRM P160B 11   61 motor
17 Mike Hailwood Team Surtees TS9B 28 transmissão
20 Carlos Reutemann MRD BT34 27 injeção
16 Tim Schenken Team Surtees TS9B 9 motor
28 William Ferguson Team Gunston BT33 0/nq  
26 Dave Charlton Lucky Strike Racing 72D 2 combustível
1 Jackie Stewart Tyrrell 4


7 comentários:

  1. Rui,

    Sei lá, foi a época mais rica do automobilismo mundial, pelo menos em termos de criatividade. Não existem dois carros iguais, bem ao contrário do que acontece hoje.

    E cada máquina mais linda que a outra. Mesmo os March inham o seu charme, concorda?

    Abraço,

    Danilo Kravchychyn
    Ponta Grossa - PR

    ResponderExcluir
  2. Apesar dos Williams e Eifelland serem carros March 721 modificados, essa era uma época em que os F1 tinham personalidade. Ao contrário dos carros atuais...

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Destaco que esse foi o GP de estréia do José Carlos Pace, o Moco. E a situação privilegiada do Reutemann, correndo com o único BT34 da Brabham. O veterano Graham Hill largou na frente do Lole, mesmo com um BT33.
    Caranguejo

    ResponderExcluir
  4. Não lembro desta prova, devo ter visto pois assistia tudo. Interessante é a primeira foto com Revson lá atras em 10º ou 11º, deve ter antado muito para chegar em 3º.
    Forte abraço Rui.

    ResponderExcluir
  5. Fala o que?? Época maravilhos da Fórmula 1!

    ResponderExcluir
  6. Olá Rui.

    Post com imagens que nos trás muitas lenbranças de uma época de ouro.

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr