Alguns dos pilotos que apesar de uma carreira brilhante venceram apenas uma vez na Formula Um.
José Carlos Pace o Moco ou ainda Zé, GP do Brasil 1975 Interlagos. Brabham BT42.
Scott Innes - Innes de Ireland - GP da Inglaterra 1961, Lotus 25. A primeira vitória da Equipe Lotus na Formula Um, apesar de Stirling Moss haver vencido antes com um carro da marca mas correndo por outra equipe.
Jean Pierre Beltoise, BRM P160C -GP de Monaco 1972.
Piero Taruffi - Ferrari 500, GP da Suiça 1952.
Peter Gethin, BRM P160, GP da Itália - Monza, 1971.
Luigi Fagiolli, Alfa Romeo, GP da França, Reims 1951.
Lorenzo Bandini, Ferrari, GP da Áustria 1964.
Jean Alesi, sua única vitória foi com uma Ferrari no GP do Canadá 1995, na foto pilotando uma Tyrrel.
Vittorio Brambilla, March 751, GP da àustria 1975. Na foto seguido de Niki Lauda e Carlos Pace.
Acho que a do "Moco" foi a mais emblemática de todas essas...
ResponderExcluirAbração
É Francis foi emocionante, eu estava lá.
ResponderExcluirUm dia gostaria de escrever sb a vida e carreira dele, foi sem dúvida alguma um grande piloto, um campeão sem título.
Assisti ainda garoto uma corrida em Interlagos que foi feita no sentido inverso. Venceu o Camilão e sua carretera e o Moco com um VW da Dacon deu um verdadeiro show, ele chegava naquele CAFÉ invertido com uma baita vontade, os outros já vinham freando muito antes, ele chegava cravado e ia frear lá dentro.
Vejo a imagem agora meu amigo.
Putabraço
Rui,
ResponderExcluirGrandes lembranças. O Moco foi um guerreiro na F1. Nunca teve o melhor carro, mas sempre apareceu com muito destaque. A sorte não o acompanhou na maior parte da carreira, a ponta dele ter mudado o design do capacete, invertendo a ponta da lança.
Sua vitória em Interlagos foi épica, curiosamente tirando a oportunidade do Emerson Fittipaldi conseguir aquela que seria a única vitória da equipe Copersucar Fittipaldi.
Naqueles anos 70 tudo era possível, até a vitória do Brambila com March. Conta a lenda que ele rodou e destruiu o bico do carro logo após a bandeirada.
Pelo menos esses tiveram a vitória solitária, enquanto o Amon batalhou por muito tempo e não teve essa sorte.
Abraço,
Danilo Kravchychyn
Ponta Grossa - PR
Abraço
Oi Danilo, ia contar da rodada dele após a bandeirada, assisti tudo, não era um super piloto mas um guerreiro.
ResponderExcluirO Moco foi grande, um dia contamos tudo.
Um abraço
Esta do Moco, eu assisti e torci ao vivo, bem atras dos boxes no morrinho em frente ao final da retinha que antecedia a curva do Pinheirinho. Tudo isto depois de levar um grande banho d'água dos bombeiros, quando ainda estava na arquibancada. Depois o sangue ferveu e sai de lá e fui para a parte interna da pista (bons tempos aquele com total liberdade para andar em Interlagos).
ResponderExcluirSobre esta vitória tenho muito mais a contar um dia. Ah assiti esta corrida com uma credencial que o meu inesquecível amigo (hoje vivendo na morada de Deus) Marivaldo me arrumou.
Abs,
Fernando
Essa eu quero ler Fernando, certamente um texto pleno de emoções e com todo seu conhecimento e competência.
ResponderExcluirSe quiser me dar a honra vc sabe que a casa também é sua.
Um abração
Danilo, desculpe mas há uma incorreção no seu comentário.
ResponderExcluirQuando o Môco venceu em Interlagos, o Emerson (que cheqou em 2º), pilotava pela McLaren.
Fernando e Rui, eu também estava lá e também levei banho dos bombeiros (quase molhou a Pentax...)!
O único 2º lugar da equipe Copersucar Fittipaldi (seu melhor resultado) foi no autódromo de Jacarepaguá.
Abraço,
Guima
Guima vc está certo, esqueci de comentar. Emerson correu na MacLaren as temporadas de 74/75 depois foi foi para sua equipe. Pena que não deu certo, certamente o Rato merecia.
ResponderExcluirUm abraço
Rui, o Cris Amon venceu alguma prova ????
ResponderExcluirFrancisco, sou um fã da tocada dele, ele venceu duas corridas extra campeonato na Argentina se não me falha a memória em 73 de Matra e outra. Neste GP da Itália vencido pelo Gethin ele vinha ponteando de Matra quando perdeu a viseira do capacete. Acho que para cada motor de D3 que eu estourei ele deixou de vencer uma corrida de F I!Rs
ResponderExcluirEstava aqui no blog, Amon venceu duas provas extra campeonato em 1970 em Silverstone com um March 701 e 71 na Argenntina com a Matra.
ResponderExcluirLuiz,
ResponderExcluirÉ verdade, troquei as bolas, o 2º lugar do Emerson com o Copersucar foi em 1978. O último pódio do Emerson na F1 foi em 1980, na Inglaterra, na primeira vitória do Piquet.
Abraço,
Danilo Kravchychyn
Ponta Grossa - PR
Essa vitória do Moco foi inesquecível.
ResponderExcluirNunca mais vou esquecer a vibração do publico naquele dia.
E foi a primeira dobradinha brasileira na Formula 1.
O Moco pilotou algumas "cadeiras elétricas", antes da Brabhan, que tambem foi se acertando com o passar dos anos e prometia muito para 77, quando houve o acidente aereo que nos levou tambem o Marivaldo.
Uma ds "tranqueiras" que ele pilotou, (se não me engano uma AGS)fez com que ele terminasse uma corrida com bolhas nas duas mãos, de tão "leve" era a direção do carro.
Saudades da pista de Interlagos com 7.960 mts.
Saudades do Pace.
Romeu.
Aí Rui:
ResponderExcluirSó lembrando, Luigi Musso, Ludovico Scarfiotti, François Cevert e Gunnar Nilsson também só venceram uma vez, bem como Kubica e Kovalainen em tempos atuais.
Ireland venceu o GP de Watkins Glen de 61. Na Grã-Bretanha quem ganhou foi Von Trips.
Curiosidade: a exemplo de Musso, Fagioli só venceu o GP de Reims/51, porque "emprestou" a Alfetta ao Fangio. Musso, o rei do carteado, fez o mesmo na Argentina/56.
De novo, o Chueco.
Caranguejo
Danilo, desculpe, mas há nova incorreção no seu comentário.
ResponderExcluirO último pódio do Rato foi realmente em 1980, na primeira vitória do Piquet, mas no GP do Oeste dos EUA, em Long Beach e não na Inglaterra.
O pódio foi formado pelo Nelson (Brabham)em 1º, Patrese (Arrows) em 2º e Emerson (Fittipaldi-Skol) em 3º.
Detalhe interessante da prova: Emerson largou em...24º lugar!
Abração,
Guima