terça-feira, 1 de março de 2011

SPEED 1.600 por Pedro Garrafa


Melhor impossível! Pedro e "simplesmente" Camilo Christófaro.


Amigo Rui

Sobre a Speed 1600, tenho muita coisa boa para lhes contar:
Após o termino da categoria HOT CAR , percussora da DIVISÃO 3 ,quase que ficamos sem opção para a pratica do automobilismo esportivos pois as categorias mais especializadas como as Formulas com varias denominações e a recém criada Stock Car com os  valentes Opalas , eram  categorias  quase que inaccessíveis para aqueles que não tinham nenhum patrocinador ou pouco recurso financeiro, mas tinham muita vontade de pilotar um carro de corrida ,  dai então foi criada a categoria Speed 1600.Eram carros de uma só marca, com poucas modificações, preparação bastante limitada e fácil acessibilidade, pois era necessário apenas tirar a carteira de piloto para poder ingressar na categoria.

 O  carro era o valente fusca que já tinha demonstrado em outras épocas que era um veiculo versátil e de fácil preparação.
Não precisou muito tempo para a categoria tornar-se uma verdadeira coqueluche .
Conforme o regulamento os carros deveriam manter a aparência externa original, com a eliminação dos parachoques, e algumas pequenas modificações estéticas, por exemplo, era possível cortar parte da saia traseira, para implantação de escapamentos especiais de competição que proporcionavam uma melhor performance e um ronco tremendamente inconfundível, que parecia até um instrumento musical quando a carburação estava bem afinada, os paralamas podiam ser rebatidos internamente para não cortarem os pneus, na frente era possível instalar na caixa de estepe um sistema de radiador de óleo e bomba de circulação, enfim mais algumas pequenas modificações mecânicas na suspensão e retrabalho interno nos carburadores que também deveriam manter a aparência externa original, em suma eram pequenos detalhes de preparação, mas que faziam a diferença de um preparador para outro.
A categoria começou a firmar-se, e não demorou muito para se tornar a coqueluche do automobilismo paulista, pois a cada prova aumentava ainda mais o numero de carros no grid, e consequentemente as disputas. Foi nessa categoria que surgiram grandes nomes do automobilismo, pois ela era considerada uma categoria escola, aberta para quem quisesse praticar um automobilismo barato e competitivo, basta dizer que era a categoria que mais alinhava carros no grid a cada prova, números esses sem exagero na qual passou a reunir mais carros do que uma MIL MILHAS, pois teve provas que o grid passava de 65 carros  alinhados para a largada.
As provas eram agradáveis de serem assistidas, pois as disputas alem de acirradas eram garantidas e se desenvolviam verdadeiros pegas até pelas ultimas posições, devido ao numero crescente de concorrentes e também a capacidade pessoal de cada piloto.A platéia tinha possibilidade de ver de tudo desde derrapagens sensacionais, até capotamentos homéricos, pois o espetáculo era garantido, enfim não havia tédio nas provas nem desfile de carros na corrida, e sim disputas acirradas onde vencia aquele que não apenas tinha o melhor carro, mas aquele que tinha braço.





 ¨12 Horas de Tarumã¨e ¨500 Milhas de Londrina¨


Um bela largada em Londrina.

Tamanho o sucesso que a categoria alcançou, que começaram logo a surgir em outros estados campeonatos regionais baseados na categoria paulista , e que obedeciam o mesmo regulamento. O sucesso foi tão grande que os Speeds 1600 , chegaram a ter provas  interestaduais entre os estados do Rio Grande do Sul , Paraná e São Paulo.
Mas o sucesso da categoria também deu-se em virtude da versatilidade do Fusca, que era um carro ultrapassado, fora de linha, sem aerodinâmica, mas que tinha um histórico muito grande de versatilidade no passado, e que tinha se transformado num verdadeiro carro de corrida devido ao trabalho incessante e incansável de alguns preparadores e pilotos amantes do fusquinha.
A categoria cresceu tanto que o Speed 1600, passou a participar até de provas multimarcas e de longa duração, inclusive varias vezes as MIL MILHAS, e até os dias de hoje ainda se vê nas pistas não só do Paraná como também do Rio Grande do Sul os Speeds participando de provas como ¨12 Horas de Tarumã¨e ¨500 Milhas de Londrina¨.

Até tu Pedro Garrafa! Uma rodada na saída da curva Caixa D`Agua em Londrina.



Convém lembrar que até os dias de hoje ainda existe um Campeonato Regional em Londrina de Speed 1600 , ainda com motor a ar, no Rio Grande do Sul eles também tem o Campeonato de Fuscas , mas com outra configuração de motor, assunto esse que trataremos em outra oportunidade, e também em São Paulo ainda poderemos ver alguns Speeds na Categoria dos Clássicos de Competição.
Os Speeds ainda  resistem bravamente, e eventualmente  podemos vi em qualquer pista do Brasil nas mãos daqueles saudosistas, seja em treinos esporádicos ou até mesmo em provas, pois o fusca tem um DNA de competição que jamais será eliminado.
Com certeza ainda veremos esse bravo carrinho ressurgindo nas pistas brasileiras, nas mãos daqueles que realmente amam fazer automobilismo.
Ainda teremos muitas coisas e historias para contar.....

Pedro Garrafa

FUSCA   AME-O OU AME-O

Pedro ao centro ladeado por seu filho Diego e Jefferlim Puppo, lá atrás de óculos escuros e cabelos brancos Carlos Jaqueire seu eterno parceiro e ainda na equipe de mecânicos Fábio Jaqueire. 

6 comentários:

  1. Muito bom!Em São Paulo porque não temos um campeonato assim nos mesmos moldes ?

    Alô Rui- Me envie o nº de seu telefone (de novo) preciso falar com você.

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  2. Otima postagem, mt bem escrita, agora conta do regulamento, suspenção e motor o que pode ser feito...

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  3. Fabiani C Gargioni #261 de março de 2011 às 21:50

    Grande Rui,sempre fui um fã da speed e como disse o Pedro,essa categoria seria a verdadeira escola!!!

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  4. Pelo texto e pelas fotos, ganhei o dia hoje!
    Parabéns Pedro! Parabéns Rui!
    Abraços empoeirados

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  5. Conheci o Pedro quando trabalhei na Kadron. A loja dele era em Guarulhos.

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  6. Que saudades desse tempo. Agora vou poder matar um pouco essa saudade pois meu pai está restaurando o speed que foi de seu irmão e ficou parado por mais de 28 anos.o carro está quase pronto.

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Rui Amaral Jr