Mercedes 300SLR , Stirling Moss e Denis Jenkinson .
Mille Miglia talvez junto com a Targa Flório a corrida que mais incendiou meu imáginario , saia de Brescia descendo até Roma dai voltando a Brescia , eram 1.600 KM de pura velocidade pelas estradas Italianas . Fellini em seu clássico Amarcord mostrou todo encanto e magia desta corrida ao passar se não me engano por Rimini . Na edição de 1955 a corrida que era disputada desde 1927 , foi marcada pela grande vitória de um jovem piloto , Stirling Moss levando como co-piloto o jornalista Ingles Danis Jankinson , a bordo de sua Mercedes Bens 300 SLR .
Moss e Jenkins , o rosto negro , o braço erguido , a Vitória .
Pela primeira vez em uma corrida um co-piloto usou um dispositivo em que marcava em um rolo de papel de seis metros , todas caracteristicas do circuito , curvas rápidas , lentas , retas longas , curtas , freadas fortes etc . Era uma caixa de metal impermeável , com o rolo de papel que trazia as anotações , girando-o Jenkins ia lendo as anotações feitas previamente . Hoje usa-se um GPS , e intercomunicador , na 300 SLR Jenkins ia fazendo sinais manuais a Moss. Imagino como foi estar ao lado do rapidíssimo Moss por 10h 7min 48s , tempo que eles levaram para vencer as Mil Milhas . Algumas vezes Jenkins passou mal , tendo Moss dito a ele para colocar os bofes para fora em plena corrida . Era só virar a cabeça para o lado .
Juan Manuel Fangio com uma 300SLR monoposto , terminou a corrida em segundo lugar , com uma série de problemas . Abaixo o apertadissimo cockpit de seu carro .
Uma Maserati à frente da Ferrari de Piero Taruffi .
O Triumph de Brooke .
O povo se aglomerava a beira das estradas Italianas para ver seus idolos .
Uma Issetta , completou a corrida em mais de vinte horas o dobro do vencedor .
Mais de setecentos carros largaram em varias categorias , tendo os últimos a chegar completado o percurso em um tempo maior que o dobro dos primeiros colocados .
Muito bom, ótimas fotos e boas lembranças...
ResponderExcluirObrigado Francisco.
ResponderExcluirUm abraço
Grande Rui,o que me deixa emocionado ao ver estas imagens e ler os teus relatos é que se não me engano Sir Stirling Moss está vivo e bem lúcido e isso é legal uma verdadeira "LENDA VIVA"!!!
ResponderExcluirFabiani, ele está vivíssimo com 80 anos, levou um tombo algum tempo atrás, mas já está recuperado.
ResponderExcluirForam vinte vitórias na F I, quando era difícil vencer e cinco vice campeonatos.
Um abraço
Esse era um pilotaço!!!
ResponderExcluir