Seu nome é Flávio ele e sua mulher Mari são meus amigos a mais de trinta anos , preparou o primeiro motor para mim em 1977, o Manduca nos apresentou, já fazia naquela época motores fortíssimos , se juntos não ganhamos nenhuma corrida , podem ter certeza que a culpa não foi dele.
Em 1982 resolvi fazer uma temporada na Turismo Especial Paulista que nada mais era que a D3 , amortecedores nacionais , cambio de 4 marchas , pneus slic da Pneubras , e outras modificações para baixar o custo da categoria.
Tínhamos feito já duas corridas da temporada , o Carlão tinha feito para mim um ótimo acerto de chassi , na corrida inicial quebrei quando disputava a segunda colocação , na segunda corrida fui terceiro, atrás do Mogames e do Laercio, só que tínhamos feito a melhor volta da corrida .
O Carlão em Portugal com a Stock Car onde foi com o Jr Lara, marcamos um treino o Chapa e eu para o meio da semana , íamos testar três motores , com diferentes configurações que ele havia preparado.
Os motores tínhamos ido buscar no dia anterior , o Chapa os tinha montado na SALECAR de nossos amigos Marcos , Arno e Fabinho Levorin .
Cedo naquele dia fui busca-lo na Freguesia do Ó onde ainda hoje é sua oficina , eu morava na V Olímpia e íamos para Interlagos , pensem só na volta que dei. Carro na carreta , dois motores para testar , um jogo de pneus , um monte de tralha mais dois ajudantes e fomos embora para a pista.
Já na marginal , ele guiando a Caravan branca , puxando a carreta com o Fusca , me falava a cada cinco minutos " tem um fusca vermelho nos seguindo" , eu todo feliz pensava ,"que bom três motores , dois jogos de pneus , um monte de tralhas , o autodromo quase que só para nós , vai dar para andar o dia inteiro".
Arrumado o box, a esta altura ele já tinha queimado meu anorak vermelho , preto e branco no escapamento do carro, logo ele que é corintiano . "Vai se trocar" obedeci ,coloquei macacão , entrei no carro, um ajudante afivelou meu cinto , e ele ordenou "ignição" , colocando o capacete outra ordem , "liga o motor" liguei o motor que já havia sido esquentado e lá vem outra ordem "sai".
Ai começou toda confusão , engatei a primeira , fui tirando o pé da embreagem bem de vagar , por causa da caixa 3 , e nada do carro sair ,coloquei segunda e nada , ele lá fora gesticulava ,e falava alguma coisa , mais não dava para ouvir por causa do barulho do motor . Gesticulei que as marchas não estavam entrando , ele uma fera colocou meio corpo para dentro do carro engatava as marchas , e me mandava tirar o pé da embreagem . Desliguei o motor , e num lampejo lhe disse , "está sem o disco de fricção" pra que? Ele ficou uma fera ,falou um monte de bobagem , até que eu disse "olha nos outros motores". Nenhum deles tinha o tal disco de fricção , colocaram o platô e num descuido esqueceram os discos .
Desci do carro e eu que não sou de maltratar os carros , eles nos dão as vitórias , as derrotas na maioria das vezes é nossa culpa , bati a porta que era bem leve com força , ele me olhou e disse "vou arranjar um disco" , mais aquela altura o treino já estava arruinado.
Voltando para oficina pela marginal , eu já fulo da vida desci do carro e fui para casa de táxi , não sem antes falar uns impropérios a ele . Esta é a parte da história que ele conta até hoje , só os meus impropérios e ainda reclama , por eu ter descido do carro na marginal .
Este é o Chapa , amigão querido, de tanto tempo .
Legal a homenagem !
ResponderExcluirVontade de recriar o cereja hein!
abs
Sei não Joel, vontade de acelerar sempre vamos ter.
ResponderExcluirUm abração
Rui
Rui, marca com o Chapa p irmos lá bater um papo com ele,relembar um poucomais da historia, é aqui perto.
ResponderExcluire vontade de acelerar realmente não falta , só falta money...
abraço
Oi Rui, o vermelhinho bebe óleo, deve ter deixado muitas saudades apesar de alguns contratempos.
ResponderExcluirVontade de acelerar a gente que já andou por lá sempre tem e terá, o que não devemos deixar morrer, é a esperança de um dia lá retornar.
Abs,
Fernando
É verdade Fernando.
ResponderExcluirUm dia votaremos!
Um abração
Rui
Calma Rui!!! hahahaha
ResponderExcluirBacana sua história, aliás, deve ser só mais uma perdida em seu acervo dentro da "cachola". Uma dessas que vez em quando achamos nas "gavetas" de quem viveu o automobilismo na extenssão da palavra.
ResponderExcluirObrigado Fernando.
ResponderExcluirUm abraço
Rui