quarta-feira, 22 de setembro de 2010

125 GPC A PRIMEIRA FERRARI MONOPOSTO.

Nino Farina no GP da Itália em Turim 1948.

A 125 F1 foi primeiro monoposto com a marca Ferrari. Na época ainda não existia a categoria Formula Um e ela corria na categoria GP. Estreou no Grande Prêmio da Itália, GP  de Torino em 5 de Setembro de 1948 pilotada pelo grande campeão Giuseppe Farina, este carro usava um compressor Rooths simples em seu motor V12, mas no ano seguinte foram feitas mudanças radicais nos cabeçotes, adotando cabeçotes com comando de válvulas duplos e a adoção do compressor Rooths de duplo estágio.
A suspensão dianteira manteve-se praticamente similar aos modelos esportivos com rodas independentes , enquanto a traseiro foi originalmente formada por eixos oscilantes e depois  De Dion. 
Em 1949 vieram as primeiras vitórias com Giuseppe Farina, então piloto da Alfa  Romeo emprestado à Ferrari, vencendo o GP de Rosário na Temporada Argentina e depois com  Ascari vencendo o Grande Prêmio da Suíça, GP da Bélgica , GP da Holanda, e o  Grand Prix da Itália. 
Para o ano seguinte a Ferrari abandonou a configuração de motor 1.500cc com compressor, mas aí já é o começo da Formula Um e fica para outro post. 



Motor: Dianteiro, longitudinal, 12V 60° 
            Diâmetro x curso       55 x 52,5 mm 
            Cilindrada unitária    124,73 cm3 
            Cilindrada total         1496.77 cm3 
            Taxa de compressão  6.5 : 1 
            Potencia máxima       230 CV a 7000 giros/min 
            Potencia especifica    154 CV/litro 

            Distribuição
            Um comando por cabeçote, 2 válvulas por cilindro 
            Alimentação 
            Um compressor volumétrico e um carburador Weber 40 DO 3C 

            Lubrificação cárter seco
            Fricção monodisco
    
Chassi: Tubular em aço 

Suspensão dianteira: Independente com triângulo e mola          transversal inferior. Amortecedores hidráulicos Houdaille. 

Suspensão traseira: Independente, semi eixo oscilante, barra de torção.Amortecedores hidráulicos  Houdaille.

Freios a tambor
             
Cambio 5 marchas mais ré.

Reservatório de combustível capacidade 120 l 

Pneus: Dianteiro  5.50 x 15 
            Traseiro     7.00 x 15 

Peso 710 kg com água e óleo. 

Velocidade máxima 260 km/h.






5 comentários:

  1. 5 de Setembro de 1948, nascia um mito.
    Hoje, mais de 60 anos depois, o nome FERRARI continua na boca dos apaixonados por corridas.
    E no coração dos tifosi!!
    Um carro como esse Ferrari 125 GPC, com 700 quilos, um motor V12 com compressor, empurrando a mais de 250 Km/h, calçado com esses pneuzinhos.
    Era preciso ser muito macho, para sentar numa barata dessas.
    Forza Ferrari!
    Romeu.

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  2. É Romeu, macho e maluco! Agora que os caras eram bons isso eram!

    Abs

    Rui

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  3. Naquele tempo não tinha piloto que achava "ridiculous" o companheiro de equipe andar na frente.
    Ia pra cima e dividia curvas e freiadas...
    Hoje, piloto é cheio de nhem nhem nhem...

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Rui Amaral Jr