domingo, 29 de agosto de 2010

Spa ontem e hoje.

Hamilton larga para vitória, a seguir Kubica, Webber e Vettel e Button.
Hamilton, Kubica, Vettel e Button.


Gostei da corrida, parece que sequei o Webber e Barichello o australiano ainda se recuperou e ficou em um belo segundo lugar, parece que ele largou com uma de minhas Caixa3. Não vi grande culpa de Vettel no incidente com o Button, as condições da pista estavam péssimas e ele acabou escorregando de traseira na freada. Bela corrida de Kubica que também escorregou no asfalto molhado do Box e perdeu o segundo lugar para Webber. Massa fez outra corrida apenas razoável e conseguiu um bom 4º lugar.
Boas as corridas de Sutil e Rosberg, Nico após tomar uma ultrapassagem de Schummi onde achei que o alemão jogou se carro contra o dele, devolveu a ultrapassagem de uma forma incontestável mostrando que hoje é mais rápido que ele. Gostei também de Kobayashi e Petrov ele já vem mostrando a algum tempo que pode incomodar muita gente, o duro é ter um Kubica na equipe.
E por fim uma grande vitória de Hamilton vencendo e assumindo a ponta do campeonato.

RESULTADO

1. Lewis Hamilton (GBR/McLaren Mercedes): 44 voltas
2. Mark Webber (AUS/Red Bull Renault): +1s5
3. Robert Kubica (POL/Renault): +3s4
4. Felipe Massa (BRA/Ferrari): +8s2
5. Adrian Sutil (ALE/Force India Mercedes): +9s0
6. Nico Rosberg (ALE/Mercedes GP): +12s3
7. Michael Schumacher (ALE/Mercedes GP): +15s5
8. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber Ferrari): +16s6
9. Vitaly Petrov (RUS/Renault): +23s8
10. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso Ferrari): +29s4
11. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India Mercedes): +34s8
12. Pedro de la Rosa (ES/Sauber Ferrari): +36s0
13. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso Ferrari): +39s8
14. Nico Hulkenberg (ALE/Williams Cosworth): +1 volta
15. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull Renault): +1 volta
16. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus Cosworth): +1 volta
17. Lucas di Grassi (BRA/Virgin Cosworth): +1 volta
18. Timo Glock (ALE/Virgin Cosworth): +1 volta
19. Jarno Trulli (ITA/Lotus Cosworth): +1 volta
20. Sakon Yamamoto (JAP/Hispania Cosworth): +2 voltas
 
Campeonato
 
  1º - Lewis Hamilton McLaren - 182 pontos
  2º - Mark Webber Red Bull -    179
  3º - Sebastian Vettel Red Bull -  151
  4º - Jenson Button McLaren - 147
  5º - Fernando Alonso Ferrari - 141
  6º - Felipe Massa Ferrari - 109
  7º - Robert Kubica Renault - 104
  8º - Nico Rosberg Mercedes - 102
  9º - Adrian Sutil Force India - 45
10º -  Michael Schumacher Mercedes - 44
11º - Rubens Barrichello Williams - 30
12º -  Kamui Kobayashi Sauber - 21
 
FOTOS : AP
 
                                                                     Bélgica 1965
 
 

Em 1965 quem venceu o GP foi Jim Clark pilotando uma Lotus 33 Clímax .
Na foto a Eau Rouge com Hill que havia largado na pole seguido de Stewart ambos de BRM, Richie Ginter de Honda, Surtees de Ferrari e Clark.



Classificação final



1º Jim Clark - Lotus

2º Jackie Stewart - BRM

3º Bruce MacLaren - Cooper

4º Jack Brabham - Brabham

5º Graham Hill - BRM

6º Richie Ginter - Honda

Jackie Stewart "o campeão temerário", Spa 1966.

2 comentários:

  1. Tambem gostei da corrida, SPA é sempre SPA.
    E tambem concordo que não houve nada de errado no episódio Vettel/Button.
    Foi uma tentativa normal de ultrapassagem, um incidente de corrida.
    Não houve uma tentativa forçada de ultrapasagem, o local era perfeitamente viavel para fazer a manobra, apenas o carro perdeu aderencia (talvez justamente pela aproximação) e só.
    Uma coisa é o piloto jogar o carro deliberadamente contra um adversario, ou fechar, obstruir passagem etc.
    Outra coisa é o piloto cometer um erro, o que é normal a todos os mortais.
    Mas hoje qualquer coisinha, é time penalty, drive thru ou sei lá mais o que.
    Alguem acha que a batida do Vettel foi proposital?
    Se não foi proposital não pode ter punição.
    Essas coisas é que deixam a F-1 atual muito chata.
    É proibido acontecer acidentes.
    Todo acidente fica sob investigação.
    Outra coisa ridícula: Após um acidente qualquer, aparece na tela da TV: Carro #5 e carro #8 sob investigação.
    Pô! O "genios" praticamente acabaram com a numeração dos carros, que é o que menos importa hoje, colocam lá um numerinho do tamanho de uma carta de baralho no aerofólio traseiro e olhe lá.
    Quem é que sabe qual é o piloto do carro 16 ou 22?
    Afinal de contas o "investigado" é o carro ou é o piloto?
    Quem vai ser punido o carro?
    O carro passa sozinho pelos boxes, para cumprir punição, ou tem que ter piloto dentro?
    Aí, o Rui coloca as fotos de SPA dos anos 60, com os carros andando embolados, com numeros enormes pra todo o mundo ver e aqueles especatadores assistindo a corrida "dentro" da Eau Rouge (Tinha mais gente ali do que na arquibancada...)
    Só posso morrer de saudades da velha Formula 1, cazzo!
    Romeu.

    ResponderExcluir
  2. Cazzo era muito melhor mesmo!!!

    Um abração Romeu.

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr