Tarde de domingo ensolarado, início de verão. Dia de ver Euclides Pinheiro, o Campeão das Duas Rodas. Eu o vi em ação pela primeira vez lá por 1974 e não era na TV não. Era real e ali estava aquele piloto corajoso, audacioso, equilibrando um Chevette azul e branco, como se fosse a coisa mais fácil do mundo. Quem era ele? Mais tarde vinha a saber que já fora um piloto de aviões e competira na primeira prova de Kart disputada no Brasil, no Jardim Marajoara, em agosto de 1960. Com os automóveis, disputara pelo menos dois 500 Km de Interlagos, chegando sempre entre os ponteiros. Mas na época isso não importava.
Fascinava era vê-lo dirigir e fazer com o carro o que queria. O show era composto de uma primeira parte com derrapagens controladas, propiciando um incrível “duelo sobre rodas” entre o Chevette e um Opala, o outro carro da equipe. Como podiam passar tão perto um do outro sem danos? Para Euclides era moleza. Ele era o discípulo direito do francês Jean Sunny, que para cá veio nos anos sessenta, promover o lançamento do Simca no país.
http://www.sallorenzo.com.br/
Recebi do fotografo Paulo Sallorenzo estas fotos do Euclides feitas no Rio na década de setenta. Junto um comentário dizendo que como na época tinha conseguido ficar tão perto dos carros andando em duas rodas e fazendo todas acrobacias, ele credita isso ao fato de na época ter uns vinte anos e toda empolgação da mocidade, já eu credito ao grande fotografo que ele já era.
Obrigado Paulo pelas fotos e ao Caranguejo pelo texto.
Quando Sunny retornou à França, Euclides Pinheiro assumiu o comando do “Simca Show”, viajando por capitais e pelo interior do país, com suas incríveis manobras e de vez em quando, fazendo aparições na televisão ou levando sua perícia a lugares distantes. Depois, nos anos setenta, a equipe teve prosseguimento com o apoio da Chevrolet. Retornando no tempo àquele distante domingo, a segunda parte era a mais emocionante, com os carros percorrendo o trajeto improvisado em duas rodas. Euclides promovia uma interação entre homem e carro, com paradas de mão na frente do veículo ou plantar bananeira na lateral do Chevette inclinado. Resumindo, um pioneiro, o mentor de tantos outros pilotos-acrobatas que surgiram depois. Uma lenda, cuja mão senti-me orgulhoso em apertar.
Caranguejo
http://www.sallorenzo.com.br/
Recebi do fotografo Paulo Sallorenzo estas fotos do Euclides feitas no Rio na década de setenta. Junto um comentário dizendo que como na época tinha conseguido ficar tão perto dos carros andando em duas rodas e fazendo todas acrobacias, ele credita isso ao fato de na época ter uns vinte anos e toda empolgação da mocidade, já eu credito ao grande fotografo que ele já era.
Obrigado Paulo pelas fotos e ao Caranguejo pelo texto.
A primeira vez que assisti um show em duas rodas, foi com o Jean Sunny em Interlagos com carros da SIMCA (se eu não me engano ele veio para o lançamento da linha Tufão). Depois o Euclides aprimorou a técnica e o show e chegou até a bater o recorde mundial em duas rodas. Grande Euclides Pinheiro, assisti muito as suas proezas nos Mecanicas Continental e Simcas nos tempos em que o automobilismo era de verdade.
ResponderExcluirAbs,
Fernando
Eu tambem vi pela primeira vez um show de acrobacias e pilotagem em duas rodas, quando o Jean Sunny esteve aqui para o lançamento do Simca Tufão em 1964.
ResponderExcluirInclusive provocou um enorme congestionameto de transito na saida de Interlagos nos tempos em que não existia ainda a Marginal Pinheiros até o Autódromo.
O Euclides Pinheiro montou uma equipe semelhante a do frances e fazia shows pelo Brasil, primeiro com Simca, depois para outras montadoras entre as quais a GM.
Se não me engano Euclides bateu o recorde de distancia de pilotagem em duas rodas com uma Kombi, tambem.
Romeu.
Puts !!!
ResponderExcluireu era criança e já gostava de ver esses caras , lembro até que eles trocavam o pneu traseiro com o carro inclinado e andando
era show
abs