quinta-feira, 22 de julho de 2010

A história das berlinetas Interlagos


As berlinetas Interlagos marcaram época no automobilismo de competição brasileiro, no período de 1962 a 1967, enquanto foram fabricadas e durante o tempo em que existiu o departamento de competições da Willys Overland do Brasil, que reuniu equipe de pilotos de ponta formada por Wilson e Emerson Fittipaldi, Luiz Pereira Bueno, Bird Clemente, Luiz Carlos Pace, Francisco Lameirão e Carol Figueiredo, sob o comando de Luiz Grecco. Fabricadas com base no automóvel francês Alpine, as berlinetas eram leves, ágeis e velozes, além de bonitas e muito caras para o bolso do cidadão comum brasileiro.

Apesar de que o motor que as equipava não era de grande potência, quando preparadas para competição, na própria fábrica, tornavam-se quase imbatíveis sobretudo em circuitos fechados.

Foram inúmeras as vitórias obtidas por aquela equipe, no Brasil e no exterior, em provas de curta e de longa duração, inclusive quando ainda competiam as últimas carreteiras com motores infinitamente superiores em potência.


Após a extinção da equipe, os carros de competição da Willys Overland, entre eles 4 Interlagos, 2 Gordini 1.000cc e 2 Gordini 1.093cc, foram transferidos à Transparaná, empresa revendedora da marca com sede em Londrina/PR e por aqui correram por algum tempo ainda.

Tanto é assim que, a prova de inauguração da Rodovia do Café - Curitiba/Londrina - 802 quilômetros, foi vencida por uma berlineta pilotada por Ettore Onesti Beppe, que fez média horária de 151 km, chegando em segundo Ângelo Cunha (Laranjeiras do Sul) com carreteira Ford V8 (estava em primeiro, na volta, derrapou e saiu da estrada).

Uma das berlinetas da equipe, totalmente restaurada, repousa hoje na sala de visitas da casa do empresário curitibano Glaucio Geara.

Em outras duas oportunidades escrevemos aqui sobre o estilista espanhol Jesus Ibarzo Martinez, um dos responsáveis pelo projeto do protótipo Interlagos 1966, com muitos itens diferentes do carro brasileiro original no tocante à altura de para-brisas e vidros, painel, volante, bancos, espaço interno, para-choques, lanternas, faróis, capô traseiro e parte frontal e que seria apresentado no Salão do Automóvel/SP naquele ano.

Aos 83 anos de idade, o senhor Jesus reside na cidade de Itajaí-SC e forneceu-nos valiosas informações sobre sua vida profissional desde a Espanha e sobre as atividades do departamento de competições da Willys Overland do Brasil, incluindo foto do citado protótipo que mostramos hoje aos aficionados da berlineta Interlagos, além da foto da berlineta de competição (47) daquele empresário.

Agradeço ao amigo jornalista curitibano Ari Moro a parceria neste artigo, que foi publicado no jornal O Estado do Paraná no caderno especial Jornal do Automóvel de Curitiba

7 comentários:

  1. Valeu Graziela e transmita meu forte abraço ao grande Ari Moro.

    Abs

    Rui

    ResponderExcluir
  2. As Berlinetas marcaram época mesmo e tiveram muitas vitórias pelos autódromos brasileiros.
    A série de vitórias do carrinho obrigou a concorrencia apelar para as importações de carros de competição, que começou com a Simca que trouxe os Abarths para o Brasil e interrompeu a sequencia vitoriosa da Equipe Willys.
    Sobre os carros vendidos a Trasparaná, apenas um adendo.
    O modelo Renault 1093 se referia ao numero do projeto da Willys e ao contrario do que muita gente pensava (e pensa até hoje) não se referia a cilindrada do motor que era de 850cc, a mesma do Gordini.
    Romeu.

    ResponderExcluir
  3. "Aos 83 anos de idade, o senhor Jesus reside na cidade de Itajaí-SC" ...nossa, um dos caras é vizinho do meu pai. Se ele descobre, o espanhol vai receber visita...

    Grande abraço Rui!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Romeu
    obrigada pelo adendo referente as cilindradas do Interlagos.
    É muito bom aprender!

    - - - - - -

    Olá, Rafinha com certeza sr. Martinez vai gostar muito da visita!

    Abraços,
    Graziela

    ResponderExcluir
  5. Olá Graziela, preciso falar com Sr. Jesus Ibarzo Martinez sobre os Willys Interlagos e sua fabricação. Poderia entrar em contato comigo? Obrigado, Wilson Garcia

    ResponderExcluir
  6. Olá, Wilson
    com certeza lhe passo contato do sr. Jesus Ybarzo Martinez...
    envie-me e-mail para grazi1602@hotmail.com
    Agradeço visita e interesse.
    Um abraço,
    Graziela

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr