No final de 91 estava com um abacaxi nas mãos. O Passat já estava ultrapassado, enquanto os Voyages, Gols e Escorts dominavam as duas categorias do Paulista de Marcas, tanto Grupo "A" como Grupo "N". Eu e meu pai vimos o anúncio de um Gol no jornal e fomos na oficina que ele estava. Pertencia ao Adalberto Aires Jr., o saudoso "Chupeta" e fechamos negócio entregando o Passat como entrada. O Gol havia corrido em 91 com o Tino Vianna e estava parado havia seis meses. Após a pintura e alguns detalhes o carro ficou pronto para o Grupo "A" na época com motores 1.8, pneus slick, diferencial auto blocante, cash tank, feito para virar em torno de 2'02'' por volta. Antes da estréia o regulamento mudou, seriam duas baterias e o mesmo piloto não poderia correr sozinho, ou seja tive que correr atrás de um parceiro. Para minimizar a dívida no tramite entre o Passat e o Gol, decidimos convidar o próprio "Chupeta" para fazer a 2ª bateria das provas, em troca ele dividiria parte das despesas das provas. A histórias das provas eram repetitivas, eu largava na 1ª bateria entregava o carro a ele que normalmente quebrava na 2ª bateria. Apesar disso aprendi bastante com ele pois guiava forte e tinha muita experiência para me passar. Nas 8 provas disputadas conseguimos um 6º, um 7º e um 9º lugares, porém o melhor desempenho veio numa prova extra em Dezembro, as 3 horas noturnas de Interlagos. Foi minha primeira e única prova noturna, mas deu para sentir uma emoção diferente, me sentia como se estivesse guiando em uma Mil Milhas e o resultado foi muito bom, ficamos em 4º na geral (largaram 25 carros) e 2º na categoria para carros de Turismo até 1.8. O "Chupeta" era um grande cara, diversão garantida por onde passava, encontrei-o no Parque do Ibirapuera em 2002 com seu casal de filhos e fiquei sabendo que nos deixou em 2007 vítima de AVC. É mais um para alegrar o grid lá de cima...
Abraço,
Fabiano.
È Fabiano, quem conheceu o Chupeta já mais o vái esquecer, realmente era um cara divertido, eu convivi os ultimos dias posso dizer com ele, estivi na casa dele, me pediu para levar umas coisas pra ele, ai ficavamos na conversa ele mostrando as coisas e contando as histórias, falava de mais ...valeu cara..abs.
ResponderExcluirNossa que saudad desse ano eu disputava a speed 1600 junto com meu primo J.B. Meirelles num fuca branco numero 76.
ResponderExcluirParticipamos das 3 horas noturnas e foi o maximo.
Infelizmente em janeiro de 93 eu tive a senhora panca na entrada do box e dei adeus as corridas por um longo tempo.
Grande Chupeta! Ele era impagável, muita história, bons momentos.
ResponderExcluirAliás, ele era o Chupetinha.
Chupeta era o pai dele, Adalberto Aires, um tremendo motociclista e muito bom piloto tambem.
Infelizmente os dois foram pro autódromo lá de cima.
Fabio, este ano foi realmente muito bom. Dá uma olhada na foto do "S" do Senna a quantidade de público no alambrado. E era apenas um campeonato paulista...
ResponderExcluirO que o Fabiano não contou da prova noturna: no warm-up o alternador pifou e "emprestamos" um de uma Parati de um dos mecânicos. Eu estava cronometrando e mostrando placa, "iluminada" por uma dessas lanternas grandes, de camping.
ResponderExcluirLá elas tantas, lá vem o golzinho, só com os milhas acesos! E tome placa de "box", por umas 3/4 voltas e nada da fera entrar! Até que mandei alguém mostrar a placa na tangência do "S" do Senna, com a ordem de jogar a placa na cabeça do piloto se ele não a visse (brincadeirinha...).
No final deu tudo certo e comemoramos muito o resultado!
abraços,
Guima
E vc puxou as orelhas dele???
ResponderExcluirParabens Luiz por participar da vida do Fabiano tão atentamente.
Abs
Rui
E vc puxou as orelhas dele???
ResponderExcluirParabens Luiz por participar da vida do Fabiano tão atentamente.
Abs
Rui
E vc puxou as orelhas dele???
ResponderExcluirParabens Luiz por participar da vida do Fabiano tão atentamente.
Abs
Rui
Parabens Fabiano pela temporada e ainda pela elegância de não ficar bravo com as quebras do segundo piloto. O principal é o valor humano da pessoa.
ResponderExcluirAo Luiz "grande e dedicado paitrocinador" um grande abraço e minha admiração pela sua postura de pai.
Abs,
Fernando
Muito legal a história... e o carro tambem muito bonito... depois dessa temporada aposentou ele?
ResponderExcluirDevo ter algumas fotos de Marcas antigas aqui... se encontrar mando pro Rui!
Carlos Eduardo Szépkúthy
Carlos, a história da aposentadoria do carro será contada no próximo capítulo.
ResponderExcluirAbraço,
Fabiano.