Wilson Fittipaldi Jr Willys Monoposto/Renault. No Brasil Willys Gavea.
Começo de 1966, Luiz Antonio Greco e Wilson Fittipaldi partem para Argentina para correr a Temporada de Formula 3 que ia ser realizada naquele país em quatro etapas. Foram com apoio da Willys do Brasil e Renault, o carro foi denominado Monoposto Willys/Renault e acredito ser um chassi igual aos Alpine A210/Renault R8 que corriam na categoria. Foi a arrancada da família Fittipaldi rumo ao automobilismo mundial. Wilsinho não foi bem nas quatro etapas, terminando na corrida de Rosario em sua melhor posição um 9º lugar. Mas estava lançado o embrião do que seria depois a Formula Ford Brasileira e apenas seis anos depois Emerson seria Campeão do Mundo de Formula I. E apesar da participação apenas modesta de Wilsinho logo depois os Brasileiros invadiriam a Formula 3 internacional trazendo para nós inúmeras glorias e vitórias em todos campeonatos em que participaram.
Carlo Facetti Brabham BT10/Ford
Gran Premio Internacional Ciudad de Buenos Aires 1966
XV Temporada Argentina, 1ª corrida.
Autódrom Municipal Alte. Brown, Buenos Aires, Argentina
Janeiro 23 2 x 20 voltas x 3921 m = 78.42 km + Final 35 voltas = 137.235 km Pole Position; Heat 1: Jonathan Williams, 1'41.0"
Pole Position; Chris Irwin, 1'41.2" volta mais rápida: Chris Irwin, 1'40.8"
FINAL
1 30 Chris Irwin, GB The Chequered Flag Brabham BT16 - Ford/Cosworth 59'57.6"
2 20 Charles Crichton-Stuart, GB Stirling Moss Auto Racing Team Brabham BT10 - Ford/Cosworth 1:00'29.1"
3 6 Nasif Estefano, RA Escuderia Argentina Automondo Brabham - Ford 1:00'35.4"
4 18 Jonathan Williams, GB Charles Lucas (Engineering) Brabham BT10 - Ford 1:00'45.5"
5 26 Eric Offenstadt, F Stephen Conlan Motor Racing Lola T60 - Ford/Cosworth 1:01'32.2"
6 2 Jorge Cupeiro, RA Escuderia Argentina Automondo Brabham BT15 - Ford 1:01'35.7"
Wilsinho terminou em 15º .
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Gran Premio Internacional Ciudad de Rosario ACINDAR S.A. 1966
XV Temporada Argentina, 2ª corrida.
Parque Independencia, Rosario, Argentina
Janeiro 30. 3 x 10 voltas x 2779 m = 27.8 kms + Final 30 voltas = 83.37 kms.
Pole Position; volta mais rápida: Silvio Moser, 1'27.7"
FINAL
1 36 Silvio Moser, CH Martinelli + Sonvico Racing Team Brabham BT16 - Ford/Cosworth 48'35.4"
2 6 Nasif Estefano, RA Escuderia Argentina Automondo Brabham - Ford 48'53.4"
3 48 Mauro Bianchi, B Société des Automobiles Alpine Alpine A270 - Renault R8/Mignotet 49'15.0"
4 24 Picko Troberg, S Picko Troberg Brabham BT15 - Ford/Cosworth 49'30.0
5 22 John Cardwell, GB Goodwin Racing Brabham BT15 - Ford/Cosworth 49'49.3"
6 8 Juan Manuel Bordeu, RA Escuderia Argentina Automondo Brabham - Ford 49'50.0"
Wilsinho terminou em 9º.
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Gran Premio Internacional Yacimentos Petroliferos Fiscales 1966
XV Temporada Argentina, 3ª corrida;
Autodromo General San Martin, Circuito No. 2, Mendoza, Argentina
Fevereiro 6. 2 x 25 voltas x 2645 m = 66.125 km + Final 50 voltas = 132.25 kms Pole Position; Jonathan Williams, 1'08.7"
Volta mais rápida: Chris Irwin, 1'08.5"
Final
1 20 Charles Crichton-Stuart, GB Stirling Moss Auto Racing Team Brabham BT10 - Ford/Cosworth 58'13.6"
2 30 Chris Irwin, GB The Chequered Flag Brabham BT16 - Ford/Cosworth 58'15.1"
3 6 Nasif Estefano, RA Escuderia Argentina Automondo Brabham - Ford 58'54.9"
4 26 Eric Offenstadt, F Stephen Conlan Motor Racing Lola T60 - Ford/Cosworth 58'58.9"
5 22 John Cardwell, GB Goodwin Racing Brabham BT15 - Ford/Cosworth 59'01.1"
6 42 Carlo Facetti, I Scuderia Sant'Ambroeus Brabham BT10 - Ford 59'13.5"
Wilsinho terminou em 20º , Clay Regazzoni em 22º e Piers Courage em 25º.
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Gran Premio Internacional Yacimentos Petroliferos Fiscales 1966
XV Temporada Argentina, 4ª corrida.
Autodromo General San Martin, Circuito No. 2, Mendoza, Argentina
Fevereiro 6. 2 x 25 voltas x 2645 m = 66.125 km + Final 50 voltas = 132.25 kms Pole Position; Jonathan Williams, 1'08.7"
Volta mais rápida: Chris Irwin, 1'08.5"
Final
1 20 Charles Crichton-Stuart, GB Stirling Moss Auto Racing Team Brabham BT10 - Ford/Cosworth 58'13.6"
2 30 Chris Irwin, GB The Chequered Flag Brabham BT16 - Ford/Cosworth 58'15.1"
3 6 Nasif Estefano, RA Escuderia Argentina Automondo Brabham - Ford 58'54.9"
4 26 Eric Offenstadt, F Stephen Conlan Motor Racing Lola T60 - Ford/Cosworth 58'58.9"
5 22 John Cardwell, GB Goodwin Racing Brabham BT15 - Ford/Cosworth 59'01.1"
6 42 Carlo Facetti, I Scuderia Sant'Ambroeus Brabham BT10 - Ford 59'13.5"
Wilsinho terminou em 20º e Clay em 16º.
As fotos dessa postagem são de um album de recortes meu de 1966, da revista AUTOESPORTE, Nº 17 .
Agradeço ao Romeu e Orlando.
Lembrando que esse nosso Fomula 3, que foi pilotado pelo Wilson na Argentina, tambem tinha o nome de Willys Gavea.
ResponderExcluirRui , é isso mesmo ,essa materia é da Revista AUTO ESPORTE numero 17
ResponderExcluirde Março de 1966, tenho essa revista inteira ..
otima materia
abraço
Bem lembrado Romeu. E Orlando,não tenho mais a revista, nessa época eu era assinante e guardava as fotos de corridas em um album. Não consegui descobrir quem foi o campeão da temporada,se tiver me envia.
ResponderExcluirAbs
Este Formula 3 foi lançado com o nome de Willys Gavea no ano de 1965 estreando com vitoria nos 500 Km de Interlagos. Segundo os cronistas especializados da época, foi o primeiro carro de corrida totalmente projetado e construido no Brasil com o patrocinio da Willys e as mãos do T.Bianco (para mim continua sendo o Formula Jr.da Tubularte, de 1961 com motor PORSCHE 1500 do Landi e Gimenez). Este carro tinha tudo para deslanchar na Europa nas mãos do W. Fittipaldi, mas também segundo "fontes" (eu ainda não era estagiário lá ) o esquema foi melado por um tal de Jean Redelé da Renault Francesa que era quem fornecia a mecanica.
ResponderExcluirO Redèlé foi tambem um dos responsaveis pelo acordo Renault/Willys para o lançamento do Alpine A 108 por aqui, que foi batizado de Willys Interlagos, pelo grande Mauro Salles.
ResponderExcluirRomeu