Escrevendo sobre o GP da Suíça encontrei a foto de uma figura seria a bordo de um DERBY-Maserati antes da largada, algumas mulheres correram aquelas provas. Até o advento da FORMULA UM em 1950 os GP eram disputados com carros da categoria FORMULA DOIS ou VOITURETTE e era nessa categoria que Gwenda então Stewart competiu aquele GP.
Pesquisando encontrei uma mulher incrível, filha do Major-General Sir Frederic Manley Glubb nasceu no ano de 1894. Irmã de Glubb Pasha chefe da Legião Árabe de 1930/56 sua família era de grandes aventureiros. Durante a Primeira Guerra Mundial 1914/18 Gwenda dirigiu ambulâncias na frente Russa, e na Segunda Guerra voltou a dirigi-las em Londres quando a cidade foi duramente atacada pelas V-2 Alemãs.
Mas sua paixão maior era mesmo a velocidade, e sua especialidade os recordes, e ela estabeleceu muitos. Casou-se três vezes, competiu com o nome de seu primeiro marido como Gwenda Janson. Com seu segundo marido o Major Stewart competindo como Gwenda Stewart estabeleceu vários recordes mundiais, em motocicletas, triciclos e automóveis. Ao final da década de 20 casa-se pela terceira vez, então com o Major Douglas Hawkes outro grande parceiro de sua carreira.
Com essa Triumph-Jap na pista de Brooklands rodou 24 horas em dois períodos de 12horas e estabeleceu o Recorde de 44.65 MP/h. Isso nos anos vinte do século passado, ao termino o povo que aquela altura já era numeroso carregou-a em delírio.
Com esse Derby-Miller estabeleceu no ano de 1930 um Recorde para as 10 milhas, 137 MP/h.
O Derby com tração nas quatro rodas projetado e construído por seu marido Douglas Hawkes.
Com seu marido Douglas Hawkes, foi viver na França perto do circuito de Montheri, tinham uma indústria de componentes automobilísticos e naquela pista ela se dedicou a bater vários recordes, que ficaram em suas mãos por décadas. Faleceu no ano de 1990 aos 95 anos de idade.
Uma personagem tão fascinante quanto Helle Nice. O maior adversário dessas pioneiras era sem dúvida o preconceito. Agora já é mais comum uma mulher pilotando. Mas o grande barato é que elas nunca deixaram de participar e contribuir de alguma forma.
ResponderExcluirCaranguejo
Sabe Caranguejo algumas mulheres corriam na época, Gwenda preferia os recordes e foi detentora de muitos, em motos,triciclos e carros.Mas para promover os carros que fazia, junto aos maridos encarou muitas corridas. Pretendo com o correr do tempo escrever sb todas.
ResponderExcluirAbs
Grande iniciativa Rui.
ResponderExcluirA propósito, eu, aqui no Rio Grande, e fazendo mágicas pra saber quem corria naquela tua época com os Pinicos, fico na dúvida.
Alguma mulher estava em ação naqueles dias? Alguma encarava um VW?
Abç
Caranguejo
Não que me lembre Caranguejo, o Fabiano nos Passat correu com uma que fazia dupla com o marido.
ResponderExcluirA proposito da Helle no BandeiraQuadriculada tem a história do 1º GP São Paulo muito bem escrita pelo Paulo onde ela correu.
Ela ao contrário da Gwenda foi bailarina e parece que começou a correr incentivada por Hans Stuck.
Abs
Me deixa seu e-mail em um comentário, não publico.
Hoje dia 27/07/2011 li este post, porque o Rui me mandou o link.
ResponderExcluirMe desculpe amigo Rui, como pude deixar de ver? Que mulher espetacular, aliás mais uma GRANDE MULHER!Magnífico post, como sempre.
Grande abraço!