Hill, Clark e Rindt em Goodwood 1966 Formula 3.
Foi uma grande década para o automobilismo mundial, Black Jack começou como Campeão do Mundo de Formula I pilotando uma Cooper-Climax, aliás Bi já que venceu também em 1959. Foi o começo da F I de 1.500cc, regulamento que valeu até 65, quando começou a F I de 3.000cc.
Seguiram a ele Phil Hill de Ferrari 1961, Grahan Hill de BRM em 62 que repetiria o feito em 68 de Lotus-Cosworth, 63 consagrou meu maior ídolo Jim que outra vez foi Campeão em 65 com Lótus, em 64 vindo das motos onde venceu de tudo Big John levou a Ferrari a seu quarto titulo Mundial. 66 e 67 Black Jack resolve construir seu próprio carro de Formula I o Brabham, usava um motor Australiano o Repco desenvolvido a partir de um bloco de série e em 66 se torna Tri Campeão Mundial de F I fazendo Hulme Campeão no ano seguinte. 68 vê a chegada do provavelmente melhor motor de F I de todos os tempos, o Cosworth, dois gênios Ingleses foram os responsáveis, o projetista Keith Duckworth e Mike Costin, este ultimo vindo da Lótus, logo a Ford viu no Cosworth DFV V8 um vencedor e encampou todo projeto vindo o motor a ser Ford-Cosworth. Também foi o ano em que os aerofólios começaram a ser usados. Em 69 o Campeão foi o piloto que mais batalhou pela segurança nas pistas Jackie Stewart correndo com um Matra-Cosworth chefiado por Ken Tyrrel. Ah... 1969 foi também o ano que mostrou Emerson Fittipaldi ao mundo.
Jack Brabhan e Denny Hulme Formula 2 em Goodwood 1966.
As histórias desses campeonatos vou com o tempo, mostrar todas, hoje quero mostrar que esses super pilotos nessa época corriam em varias categorias, às vezes no mesmo dia. Eles não levavam para as pistas massagistas, psicólogos, assessores de imprensa, simplesmente sentavam em carros de Turismo, Formula 3 e 2, Protótipos e sentavam a bota, algumas vezes brigando com pilotos mais novos se lançando ao mundo e com muita vontade de vencê-los.
Clark como já mostrei corria de Turismo com o Ford-Cortina-Lotus de protótipos com um maravilhoso Lótus e de Formula 3. Hill, Brabham, Stewart, Hulme enfim todos, para inclusive completar seus orçamentos corriam nas categorias menores e nelas desempenhavam e lutavam com bravura, talvez até esquecendo que já tinham chegado ao topo.
Mike Spence de Parnell seguido de Mike Beckwith de Willment 1966.
Logo após a largada na F2 o grande pega entre Clark e Jack Brabham. Golden Coup 1962 Outon Park
A todos eles meu respeito e admiração.
Rui Amaral Jr
Ótimo post, Rui.
ResponderExcluirOs deliciosos anos 60 que não voltam mais.
No esporte, na musica, no cinema, na moda, nas pessoas, no mundo...
E a F-1 dessa época não foi diferente.
Os carros, as equipes, os pilotos, os motores, os pneus, as cores.
Menos profissional, mas com mais arrojo, mais garra, mais valentia, mais braço.
Bem menos sizudo.
E repito, os pilotos se divertiam muito mais.
E nós tambem.
Eramos felizes e sabíamos.
Tinha um preço: Morria-se mais.
Romeu
Obrigado Romeu. Com o tenpo vou mostrar muito mais dessa época maravilhosa, não tive vontade de escrever sb as mortes, só da garra e vontade deles como vc bem disse.
ResponderExcluirO Bird na FEI abordou esse tema, mas sabemos que é um esporte perigoso apesar de todo avanço, veja a morte do filho de Big John o ano passado. Como toda morte do automobilismo trágica e e inesperada.
Abs
Rui
Boa noite Rui,
ResponderExcluirMuito bom.
Otimas fotos, que fazem a gente retornar no tempo.
Gosto não se discute, mas para mim esta formulas e carros esporte dão de 10 X 0 em muito carro atual.
Abs,
Fernando
- As melhores épocas.
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