Tite Catapani Porsche 908/2 e Ronnie Peterson Ferrari 312 P2
Meus Caros Amigos.
Historinha ? Em 1972 a Equipe Hollywood enviou o Porsche 908 a Sttugart para trocar o motor e aproveitamos para participar dos 1.000 Km. da Áustria ? ?Mundial de Marcas?. Tite Catapani e Eu fomos então para Zeltweg. Só chovia, direto e forte (verão europeu). Com o motor novo, comecei a andar, suave, para assentamento do motor nos treinos de quinta feira. Na sexta, continuava a chover e dividi com Tite a tarefa de ?andar manso?, que nos foi útil para nos adaptarmos a pista. Circuito de alta, sinuoso, como havia na época, média de 200 Km/h. Média que tínhamos em Interlagos em provas pelo anel externo.
No sábado, ainda com chuva já liberados do amaciamento, começamos a andar mais rápido, ou seja, a andar como sabíamos… Pudemos então observar melhor nossos adversários! Equipe Ferrari com 4 carros, Equipe Matra , a Porsche com seus 911 e 910, vários 908, os Ford Mirage da Gulf e ainda outros que não me lembro, uns 45 carros. Depois da classificação, onde ficamos em sétimo, Anísio Campos (chefe de equipe) perguntou-me, ?Que tal a barra ai ?? respondi, ?Olha Anísio, fizemos o sétimo tempo mas com a turminha da força livre? nem pensar, pois esses caras andam pendurados no motor, freio e pneus. Agora, tem um piloto na 2 litros que realmente anda forte. É com ele que vamos nos confrontar. Fiquei 5 voltas atrás dele e quando passei, ele foi ficando pouco a pouco por cerca de umas 12 voltas, o cara é tinhoso…?
Mais à noitinha, Anísio, já íntimo do Diretor de Competições da Bosch veio me contar: O piloto do protótipo 2 litros Chevron BMW de fábrica, nada mais é que Rolf Stommelen, campeão da 2 litros e que também ficou curioso em saber quem era afinal o piloto do Porsche Hollywood do Brasil.
Disse Rolf à ?Heu Bosch? : ?Eu não me lembro de ter visto um piloto tão impecável como esse brasileiro.? ?Será o meu adversário de amanhã (domingo) dia da prova.?
Foi à primeira prova em que uma equipe brasileira participou no Campeonato Mundial de Marcas e Pilotos em solo Europeu.
Moral da História: Boi preto cheira boi preto!
Um Abraço
Luizinho Pereira Bueno.
http://www.luizpereirabueno.com.br/blog/category/1-000-km-austria-1972-por-luizinho/
Esta é uma bela foto panorâmica da largada dos 1000 km da Áustria de 1972. Esta corrida contou com a participação do Porsche 908/2 da Equipe Hollywood, que pode ser visto à esquerda. O bólido acabava de sair da fábrica da Porsche, onde passou por uma revisão, antes de ser despachado para o Brasil, onde participaria dos 500 km de Interlagos.
O carro, pilotado por Luis Pereira Bueno e Tite Catapani largou em sétimo, e abandonou a prova.
Esta corrida também foi notável por ser a primeira participação de José Carlos Pace na Ferrari. O brasileiro correu em dupla com o austríaco Helmut Marko e chegou em segundo lugar. Impressionou bastante e foi contratado pela SEFAC para 1973. Curioso que embora a Ferrari tenha obtido um 1-2-3-4 na corrida, nos treinos foi superada pelo Gulf Mirage de Derek Bell e pela Lola Bonnier de Reine Wissel. Os dois carros com motor Ford largaram mal, e foram superados pelas Ferrari e na foto o Porsche brasileiro aparece em quarto ou quinto lugar - não é possível dizer se está à frente ou atrás do Gulf Mirage.
http://brazilexporters.com/blog/index.php?blog=5&p=1597&more=1&c=1&tb=1&pb=1
Agradecendo aos amigos; Primeiro a Elisa Asinelli do Nascimento o envio da foto do Tite e Ronnie. Ao Dú Cardin o texto magífíco do Luizinho. Ao Carlos de Paula historiador e fanático por automobilismo. Por fim ao Luizinho por ter nos proporcionado tão belos momentos.
Um forte abraço. Rui
Magnifica história, parabens pelo texto.
ResponderExcluirhttp://917burger.blogspot.com
Obrigado são dois textos de dois amigos queridos.E a foto de uma querida amiga.
ResponderExcluirMuito bom relembrar essas histórias.
ResponderExcluirOs mais jovens não viram e hoje podem tomar conhecimento dos carros e pilotos que tivemos.
Os mais velhos, que não se lembravam mais do acontecimento, relembram com saudade, principalmente porque na época a divulgação desses eventos era bem precaria, não tinham a versatilidade e imediatismo que temos hoje com a internet.
E duas coisas foram muito importantes e marcaram o nosso automobilismo: A Equipe Hollywood e o grande Luiz Pereira Bueno, uma dupla infernal.
Parabens pelo ótimo post, texto e fotos.
Romeu
Somente uma correcao ao texto do Luizinho. A Matra nao participou dos 1000 km de 1972, de fato so participou das 24 Horas de Le Mans. Abracos a todos
ResponderExcluirgrande Luizinho pereira Bueno um dos meus ídolos no automobilismo. Guiava o fino, veloz, preciso sem forçar o carro.Um mestre. Em 1967-68-69 era um dos melhores do Brasil ao lado de Emerson, José Carlos Pace e Wilsinho. Só não fez mais sucesso na Europa,e ficou por lá como os outros tres por causa da idade e falta de dinheiro. EMILION KOHN NETO fã do Luizinho no cianycastro@g
ResponderExcluirMestre Luiz (assim que Chico Lameirão nos referimos ao saudoso9 amigo...) foi grande, um ser impar.
ExcluirObrigado Emilion, abraco.
Luizinho era um bota fora de serie.Me lembro dele de formula ford ganhando do Emerson, no Rio, depois de um grande duelo. E grandes vitorias nas Mil Milhas pela Willis com o Mark 1. Eas vitorias com o Bino e com Porsche 908. Respeitado por pilotos como Emerson,Peterson, Pace, Stomolen, Stirling Moss. Grande piloto. Um dos maiores do Brasil. Um idolo pra mim e muita gente.
ResponderExcluirÍdolo até nosso que convivíamos com ele, inesquecível!
ExcluirObrigado
Rui